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Somos a CAIXA

Desde 1861 presente na vida de milhões de brasileiros, sempre ao lado de nossos clientes, oferecendo os melhores serviços e opções de crédito. Com produtos para Pessoas Físicas, Pessoas Jurídicas e linhas de crédito para o agronegócio, oferecemos aos nossos clientes os melhores serviços e opções de crédito, ajudando-os a concretizar seus sonhos, acumulando com eles conquistas e sucessos.

Mas nosso trabalho vai muito além dos serviços bancários. Atuamos como agente operador responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Seguro-Desemprego, benefícios tão presentes e conhecidos pelo trabalhador formal. Também contribuímos com diversos auxílios sociais do governo, como o Bolsa Família, FIES e Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), entre tantos outros.

  • Mais de 100 milhões de clientes
  • 56,1 mil postos de atendimento em todo o país
  • 84.066 empregados com vínculo
  • R$ 21,1 bilhões de lucro líquido, +103,3% em relação a 2018
Para saber mais sobre os destaques de 2019, acesse aqui a versão completa de nosso relatório.
Imagem de bailarina dançando em frente agência da Caixa

Governança, ética e INTEGRIDADE

Nossa governança tem como objetivo dirigir, monitorar e incentivar a otimização do desempenho e proteção dos direitos de todas as partes interessadas, pautadas nos princípios de transparência, equidade, responsabilidade corporativa e prestação de contas, alinhadas aos objetivos empresariais, com vistas a maximizar nossos resultados econômicos-sociais.

Para alcançar nosso objetivo, atuamos com foco na liderança, estratégia, sustentabilidade negocial, cliente, gestão de riscos, controle e integridade, que são postos em prática por meio de instrumentos de governança.

Gestão de Integridade

Em 2019 criamos a Unidade de Gestão de Integridade (UGI), um ecossistema que atua forma autônoma por meios de processos, atividades e entregas relacionadas ao tema. Seu objetivo é coordenar e apoiar os processos, procedimentos e protocolos necessários para incentivar comportamentos éticos, gerir os riscos à integridade, corrigir eventuais danos e zelar pela transparência e efetividade das ações.

Gestão de Riscos

Nossas ações para a gestão de risco tem caráter estratégico e tomam como base as melhores práticas de governança do mercado. Possuímos uma avaliação específica com foco na Continuidade dos Negócios, que busca garantir a continuidade das atividades críticas da empresa e baseado em um modelo de “linhas de defesa”, que define papéis e responsabilidade de atuação dentro da estrutura da empresa.

Para saber mais sobre os destaques de 2019, acesse aqui a versão completa de nosso relatório.
Imagem de prédio da Caixa Econômica Federal

Nossas PESSOAS

Somos mais de 139 mil pessoas – entre empregados com ou sem vínculo, prestadores de serviços, aprendizes e estagiários – que fazem parte da vida de milhares de brasileiros em todo o território nacional. Trabalhamos para manter a excelência de um serviço prestado há mais de 150 anos, sempre valorizando a empatia, a integridade e a transparência de nossas ações.

  • Total de empregados ativos 84.066, sendo 44,5% de mulheres
  • Homens
    46.693
  • Mulheres
    37.373
  • Abaixo de 30 anos: 3.710
     
  • De 30 a 50 anos: 59.331
     
  • Acima de 50 anos: 21.025
     
  • Total de prestadores de serviço
    45.465
  • Homens
    20.366
  • Mulheres
    25.099
Imagem de mulher cadeirante

Respeito e Inclusão

Fomentar uma cultura de respeito e valorização da diversidade dos empregados, a igualdade de oportunidades, a inclusão e a mitigação de todas as formas de preconceito e discriminação é um valor para a CAIXA. Assim, colocamos como um dos nossos eixos de gestão a meritocracia e também trabalhamos por meio de nosso Programa de Diversidade que, em 2019, focou no desenvolvimento de dois novos projetos: a Liderança Feminina e o Banco da Inclusão.

Equidade

44,5% de mulheres em nosso quadro de funcionários

Banco da Inclusão

Quadro de empregados com deficiência passou de 1,61% para 4,12%

Conheça mais sobre as ações CAIXA Mais Mulheres

Infográfico sobre Caixa Mais Mulheres

Gestão e Desempenho

Nos preocupamos em fomentar uma cultura meritocrática na qual as pessoas são reconhecidas e desenvolvidas de acordo com sua atuação. Nesse contexto, a Gestão do Desempenho de Pessoas (GDP) é uma ferramenta fundamental para avaliação justa e com base nos resultados alcançados por meio da avaliação de acordos de desempenho, que representam objetivos qualificados relacionados aos processos de atuação e atribuições do empregado, e do resultado da unidade.

Durante o ciclo de 2019, 81.544 empregados passaram pelo processo de gestão de desempenho, representando 98% do público-alvo.

Treinamento: investimos R$ 29 milhões no desenvolvimento e capacitação de empregados.

Inovação nos modelos de Trabalho

Em linha com as melhores práticas e tendências de mercado, implantamos o Programa de Novos Modelos de Trabalho para fomentar a transformação do atual modelo adotado e possibilitar novos benefícios para os nossos empregados. O trabalho remoto é um exemplo de nova modalidade.

Em 2019, foram contemplados 608 empregados dentro das modalidades previstas no programa.

Saúde CAIXA

Possuímos um dos maiores planos de assistência à saúde do país. Em 2019, a gestão do Saúde CAIXA ampliou o acesso aos canais de atendimento e demandou contratações de auditorias médicas em novo formato, com foco na adoção das melhores práticas de regulação financeira e assistencial, garantindo assim o acesso aos serviços de saúde nos prazos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Atendemos mais de 283 mil beneficiários dentre empregados, cônjuges, filhos, aposentados e pensionistas.

Voluntariado

Desde 2016 possuímos uma plataforma de voluntariado que, até o final de 2019, contava com mais de 12.800 usuários e com mais de 2.000 ações abertas, impactando cerca de 2.714.829 pessoas. Clique aqui para saber mais.

Para saber mais sobre os destaques de 2019, acesse aqui a versão completa de nosso relatório.

Nossos Clientes

+ de 100 milhões de clientes em todo o país

A construção de uma reputação sólida com os clientes e com a sociedade é um diferencial competitivo. Por isso, buscamos sempre adotar práticas que assegurem transparência, confiança, agilidade e conveniência a todos que usam os nossos serviços.

E, para garantir cada vez mais um atendimento rápido, estamos melhorando a experiência dos clientes em nossos canais digitais.

  • 60% das transações efetivadas pela internet, +76% em relação a 2018
  • +440% de visualizações nas páginas relacionadas ao FGTS no segundo semestre de 2019 e 165 milhões de visualizações ao longo do ano
  • 50,4 milhões de atendimentos no pós-vendas da habitação CAIXA em 2019
  • +26 milhões de downloads no aplicativo FGTS em 2019
Imagem de pessoas em frente ao caixa eletrônico

Ouvidoria

Nossa Ouvidoria atua como canal de atendimento de última instância às demandas dos clientes e usuários de produtos ou serviços. Seu papel como canal de comunicação entre a instituição e os clientes é exercido com independência e imparcialidade. Encerramos 2019 na 3ª posição entre os bancos que oferecem o melhor atendimento de Ouvidoria, segundo o ranking positivo do Banco Central.

Em 2019, foram registradas 80.782 reclamações, representando uma redução de 10,17% comparado ao ano anterior.

Banco da Inclusão

Reforçando nossa estratégia de ser o banco da inclusão, viabilizamos emissão e impressão de contratos e demais documentos habitacionais necessários em Braille, antecipando-nos à Lei Brasileira de Inclusão da Pesoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que tornou obrigatória a utilização do Código de Contrações e Abreviaturas Braille nos documentos essenciais à relação de consumo entre pessoas com deficiência visual e as instituições financeiras.

Conheça mais sobre nossas ações como Banco da Inclusão:
Infográfico sobre Banco da Inclusão

Educação Financeira

Incentivamos a Educação Financeira para promover o desenvolvimento sustentável do Brasil, gerando valor aos clientes e à sociedade. Em 2019, trabalhamos com o tema “Quem Sonha Poupa”, escolhido durante a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira: 204 empregados voluntários realizaram 135 ações em todas as regiões do país e atingiram 2.877 beneficiários.

Também fomos destaques na Semana da Negociação Financeira. A ação foi coordenada pela FEBRABAN e o Banco Central, oferecendo aos clientes acesso à informação sobre educação financeira e possibilitando a negociação das dívidas:

4.103 agências e postos de atendimento CAIXA atuaram na ação, além de quatro caminhões da adimplência, sendo que 27 agências efetuaram atendimento em horário estendido, das 16 às 20 horas durante esse período.
Registramos um volume de 103 mil contratos pertencentes a mais de 85 mil clientes negociados, correspondendo ao montante R$ 2,7 bilhões de dívidas renegociadas.

Segurança e proteção de dados pessoais

Sempre seguindo as boas práticas adotadas pelo mercado financeiro, buscamos melhorar as estratégias de prevenção às fraudes em transações eletrônicas. Monitoramos as transações eletrônicas com foco na redução de eventuais perdas e disponibilizamos diversos canais de atendimento telefônico e o aplicativo de cartões para que o cliente possa informar a perda/furto/roubo de seu cartão e solicitar seu bloqueio ou cancelamento.

Para saber mais sobre os destaques de 2019, acesse aqui a versão completa de nosso relatório.

Resultados Econômicos e Financeiros

Apesar de marcado pela desaceleração do ritmo de crescimento da economia mundial, nos últimos meses de 2019 os indicadores de atividade econômica sinalizaram uma relativa manutenção do crescimento mundial. Com isso, conseguimos manter a estabilidade de nossos negócios, com um crescimento significativo em relação aos anos anteriores.

  • » R$ 21,1 bilhões de lucro líquido, +103,3% em relação a 2018.
  • » R$ 14,7 bilhões de lucro líquido recorrente, +20,6% sobre o resultado de 2018
  • » R$ 22,4 bilhões de resultado operacional, +34,3% sobre 2018
  • » R$ 27,0 bilhões de receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias
  • » R$ 693,7 bilhões em saldo na carteira de crédito ampla, + 1,5% no trimestre e uma participação de mercado de 19,74%
  • » R$ 1,0 trilhão em captações totais
  • » R$ 10,1 bilhões em contribuições para a melhoria da distribuição de renda da população brasileira
  • » 4 reduções de taxa de juros em 2019
  • » R$ 26,6 bilhões em crédito imobiliário, +100% em relação a 2018
  • » 70% de participação de mercado de crédito imobiliário
Imagem de homem e mulher analisando documentos
Para saber mais sobre os destaques de 2019, acesse aqui a versão completa de nosso relatório.

O banco de todos os Brasileiros

Somos a cara do Brasil e atuamos como o principal parceiro do Governo Federal na implantação de políticas públicas de desenvolvimento social e urbano. Hoje, gerenciamos mais de 36 mil operações que chegam a R$ 73 bilhões em transferências de recursos da união para os estados, municípios e entes públicos, com recursos sendo aplicados em obras e serviços executados em todo território nacional.

Minha Casa, Minha Vida (MCMV)

Em 10 anos, mais de 16,5 milhões de pessoas beneficiadas e 4.142.601 moradias entregues em todo o país.

Somente em 2019, R$ 34,6 bilhões contratados e 370.080 unidades habitacionais.

Programa Nacional de Habitação Rural

12 mil unidades habitacionais entregues em 2019, beneficiando cerca de 48 mil pessoas.

Imagem de vitral refletido sobre a água.

Programas de Transferência de Renda

  • 165 milhões de benefícios sociais pagos referente a programas de transferência de renda.
  • R$ 31 bilhões em recursos aplicados para a erradicação da pobreza e a melhoria da distribuição de renda entre a população brasileira.
  • Crescimento de 9,06% na base do Cadastro Único, que consolida dados de 53,2 milhões de famílias e 175,6 milhões de pessoas.
  • 6 milhões de transações mensais realizadas no Cadastro Único pelos entes públicos, relativas a inclusões e alterações cadastrais.

Bolsa Família

+13,7 milhões de famílias atendidas pelo Bolsa Família mensalmente em 2019.
Pagamento de 160 milhões de parcelas, representando R$ 30 bilhões em benefícios pagos.
51% do total das famílias beneficiadas é da região Nordeste
8 milhões de downloads do aplicativo Bolsa Família

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

Arrecadação bruta de R$ 128 bilhões com o FGTS em 2019, aumento de 6,7% em relação a 2018. Os saques somaram R$ 125,2 bilhões, resultando em arrecadação líquida de R$ 3,4 bilhões (desconsiderando o Saque Imediato).
Com a Medida Provisória nº 889, 56 milhões de trabalhadores efetuaram o Saque Imediato do FGTS, totalizando o valor de R$ 26,2 bilhões.

Patrocínio Cultural e Esportivo

Em 2019 foram investidos R$ 28,3 milhões em patrocínios do segmento Cultural. Deste total, R$ 19,2 milhões foram referentes a patrocínios a 168 projetos selecionados em Chamamento Público.

Já os patrocínios do segmento esportivo tiveram investimento de R$ 55,9 milhões. Na preparação para as Paralimpíadas de Tóquio (adiadas para 2021 devido à pandemia da Covid-19), os atletas receberam investimento de R$ 25 milhões em 2019.

Loterias CAIXA

As Loterias CAIXA registraram em 2019 números recordes. O resultado é o melhor já registrado em toda a história e representa um crescimento de 20% em relação às vendas de 2018.

  • » R$ 16,7 bilhões em apostas: arrecadação recorde
  • » R$ 5,8 bilhões em prêmios
  • » 326,7 milhões de apostas premiadas
  • » R$ 7,9 bilhões repassados para Esporte, Educação, Cultura e Segurança.

Conheça as ações do Programa CAIXA Mais Brasil

Infográfico sobre Caixa Mais Brasil

Para saber mais sobre nossos resultados, acesse a página de Relacionamento com Investidores

Para saber mais sobre os destaques de 2019, acesse aqui a versão completa de nosso relatório.

Sustentabilidade e RSA

Levar em conta os aspectos econômicos e socioambientais nas decisões é essencial para a perenidade dos negócios. É sob essa perspectiva que nosso Planejamento Estratégico e a Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) orientam todas as decisões, atividades e relacionamentos sob os princípios da sustentabilidade.

Também faz parte de nossa estrutura de governança o Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. Em 2019, as nossas práticas de governança passaram por aprimoramentos, sendo uma delas a revisão do modelo de colegiado. A ser implantado em 2020, o Comitê de RSA será alterado para agregar outros assuntos, passando a ser denominado Comitê de Compras e contratações, marketing e RSA.

Fundo Socioambiental CAIXA

Criado para receber e aplicar recursos em projetos socioambientais, em parceria com órgãos públicos e entidades privadas, o Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA) atua no desenvolvimento integrado e sustentável com foco na população de baixa renda.

» De 2010 a 2019, o FSA CAIXA investiu R$ 120.512.622,34 em projetos de Cidades Sustentáveis, Sustentabilidade Hídrica, Promoção Socioeconômica, Energias limpas e renováveis e Sustentabilidade Agroflorestal.

Em 2019, o FSA CAIXA apoiou o projeto “Energia Solar e Empoderamento Comunitário”, que tem como objetivo instalar 532 módulos fotovoltaicos em 15 cidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Por meio do FSA serão investidos R$ 987,5 mil.

» Atualmente o Fundo monitora a execução de 55 acordos de cooperação financeira.

Imagem de pessoa olhando para um folheto

Risco Socioambiental

Dentro da nossa estrutura, a definição de diretrizes para avaliação de riscos socioambientais é realizada com o objetivo de identificar, classificar, avaliar, monitorar, mitigar e controlar sua ocorrência em nossas atividades e operações. Em atendimento a nossa Política de Investimento, a área de Gestão de Fundos Estruturados inclui cláusulas associadas a requisitos socioambientais nos instrumentos das suas operações e realiza visitas periódicas aos ativos para verificação da conformidade perante a legislação.

Gestão Ambiental

O consumo consciente de insumo é um tem cada vez mais urgente e estratégico para as companhias. Por isso, o desenvolvimento e a implantações de ações para contribuir com uma economia de baixo carbono, além de reduzir e usar de forma mais inteligente e sustentável a água e a energia são fundamentais.

» R$ 26 milhões investidos em energia fotovoltaica.

» Usina Fotovoltaica em Solo (Fazenda Jardim em Uberlândia), composta por 7.952 painéis e potência instalada de 2.124 kWp (investimento de R$ 16 milhões).

» Redução de 4,1% no consumo de água, equivalente a aproximadamente 62,6 mil m³ de água.

» Considerando a publicação dos inventários de 2013 a 2018, alcançamos o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG-Protocol.

Cadeia de fornecedores

Como forma de gerenciar os impactos dos nossos negócios, estendemos nossa atenção aos aspectos socioambientais de toda nossa cadeia de fornecimento. Além de questões econômico-financeiras, os contratos que estabelecemos com nossos fornecedores incluem cláusulas relacionadas à ética, responsabilidade socioambiental e aos direitos humanos, como o repúdio ao emprego de trabalho infantil ou em condições degradantes ou análogas à escravidão e à utilização de práticas discriminatórias em razão de crença religiosa, raça, cor, sexo, orientação sexual, partido político, classe social ou nacionalidade.

Conheça mais sobre as nossas ações de Responsabilidade Socioambiental

Para saber mais sobre os destaques de 2019, acesse aqui a versão completa de nosso relatório.