ORIENTAÇÕES GERAIS
1. Antes do envio do formulário é necessária abertura de protocolo pelo Alô Caixa, App Cartões CAIXA ou em qualquer agência da CAIXA, conforme orientações dispostas acima nas perguntas “Como contestar pelo Alô CAIXA” ou “Como contestar pelo App Cartões CAIXA”.
2. O Formulário de Contestação deve ser baixado e preenchido a mão (legível) ou digitado, sendo necessária assinatura do cliente em campo designado na página 2.
3. É necessário o preenchimento de um formulário para cada transação contestada, individualmente.
4. Este formulário deve ser enviado pelo e-mail pessoal do portador do cartão para o endereço cartaocredito.doc@caixa.gov.br em até 48h, a contar da abertura do protocolo.
5. Lembrando que os documentos anexados no e-mail não podem conter mais de 10MB.
6. Caso o formulário não seja encaminhado no prazo indicado acima, será necessário abertura de um novo protocolo, por meio dos canais disponíveis (Alô Caixa, App Cartões CAIXA ou em qualquer Agência da CAIXA).
7. Somente um dos anexos deve ser preenchido, de acordo com o tipo de contestação, quais sejam:
• Descumprimento da oferta ou contrato: quando o serviço não foi prestado ou a mercadoria não foi recebida.
• Vício: quando a mercadoria ou serviço apresentam defeito ou estão em desacordo com o contratado.
• Direito de arrependimento: quando o cliente se arrepende da compra dentro do prazo estabelecido por lei.
8. Após envio do formulário, o cliente deverá acompanhar sua caixa postal, inclusive a caixa spam, pois poderá ser solicitada informações complementares pelo e-mail cartaocredito.doc@caixa.gov.br.
Além das orientações acima, apresentaremos a seguir orientações quanto ao preenchimento do formulário para cada tipo de contestação:
• Todos os campos das páginas 1, 2 e 3 são de preenchimento obrigatório.
• Página 2: nome do estabelecimento deve ser igual que consta em fatura, valor da transação deve ser o valor total e o contestado deve ser igual ou inferior ao da transação.
• Páginas 2 e 3: é necessário datar e preencher os dados do contato com o estabelecimento, ou as tentativas, informando, data, canal de atendimento (Número de telefone, endereço de e-mail, whatsapp, etc.), entre outras informações pertinente ao contato.
Descumprimento de Oferta ou Contrato
• Página 3: selecionar a opção “Descumprimento da Oferta ou Contrato (Inclui o serviço não prestado ou mercadoria não recebida)”.
• Neste caso, deverá ser preenchido o Anexo I conforme orientação abaixo:
ANEXO I – Motivo do questionamento – Descumprimento da Oferta ou Contrato: informar se o estabelecimento não quer ou não pode fornecer a mercadoria, a data prevista para entrega do serviço/mercadoria pelo estabelecimento comercial. Descrever o produto/serviço e a reclamação com detalhes suficientes para permitir que todas as partes entendam o motivo da contestação.
Vício
• Página 3: selecionar a opção de “Vício (mercadoria/serviço com defeito ou em desacordo)”.
• Neste caso, deverá ser preenchido o Anexo II conforme orientação abaixo:
ANEXO II – Motivo do questionamento – Vício: informar a data em que a mercadoria foi devolvida ao estabelecimento comercial ou cancelou o serviço. Descrever o produto/serviço e a reclamação com detalhes suficientes para permitir que todas as partes entendam o motivo da contestação.
Direito de Arrependimento
• Página 3: selecionar a opção de “Direito de Arrependimento”.
• Neste caso, deverá ser preenchido o Anexo III conforme orientação abaixo:
ANEXO III – Direito de arrependimento: informar a data de assinatura do contrato, informar a data que devolveu ou cancelou o serviço (se possuir, enviar comprovante de cancelamento ou estorno). Descrever o produto/serviço e a reclamação com detalhes suficientes para permitir que todas as partes entendam o motivo da contestação.