O que é o CAIXA Tem?
O CAIXA Tem é um aplicativo da CAIXA criado para facilitar o acesso a serviços e transações bancárias da sua conta digital.
Com o CAIXA Tem, além de receber o pagamento de benefícios sociais, é possível fazer compras nas maquininhas ou na internet, fazer empréstimo, contratar cartão de crédito, consultar saldos e extratos, pagar contas e boletos, fazer transferências ou Pix, entre outros serviços.
Como baixar o CAIXA Tem?
Baixar o CAIXA Tem é muito fácil e qualquer pessoa pode fazer. Basta acessar a Google Play Store ou a Apple Store diretamente do seu celular e fazer o download. O aplicativo é gratuito e você não paga nada por ele. É necessário ter Smartphone com Android versão 5 ou superior ou iPhone com IOS versão 11 ou superior. Isso garante mais recursos e segurança para você.
Quem pode ter uma conta digital CAIXA Tem?
Qualquer cidadão pode ter conta no CAIXA Tem. Se você tem direito a um benefício social, a Conta Poupança Social Digital será aberta automaticamente. Se você não tem direito a um benefício social neste momento, pode abrir a Conta Poupança CAIXA Tem de forma totalmente digital e gratuita, pelo aplicativo CAIXA Tem, sem precisar ir a uma agência.
Como abrir uma conta no CAIXA Tem?
Você precisa estar com um documento pessoal de identificação (RG ou CNH) e saber seu e-mail e como acessá-lo, além do endereço com CEP e o número do telefone celular.
Após baixar e abrir o aplicativo CAIXA Tem, selecione a opção "Cadastre-se e abra sua conta". Preencha os campos solicitados e crie uma senha de 6 números. Depois, envie uma foto do seu RG ou CNH e também sua "selfie", uma foto sua segurando o seu documento de identificação.
Não reconheço os dados de acesso ao CAIXA Tem. Como resolver?
Se você não reconhece os dados ou perdeu o acesso ao CAIXA Tem, você pode recuperá-lo no próprio aplicativo. Abra seu CAIXA Tem e, na tela de login, digite seu CPF e toque em "Próximo". Na próxima tela, escolha a opção “Recuperar Senha”. Na sequência, coloque novamente seu CPF e clique "Continuar". Na tela seguinte escolha "Não reconheço esses dados". Siga o passo a passo para recuperar seu acesso. Você receberá e-mail e SMS, e também deverá enviar uma foto do seu documento (RG ou CNH) original e uma foto sua segurando o documento. Depois é só aguardar a análise dos documentos, que pode demorar até 1 dia útil. Ao final da análise, você receberá um novo e-mail com link para confirmar seu acesso e trocar sua senha. Pronto! Você poderá acessar novamente o CAIXA Tem.
Clique aqui e saiba mais.
Perdi o acesso ao CAIXA Tem. Como faço para recuperar?
Se você perdeu o acesso ao CAIXA Tem, você pode recuperá-lo no próprio aplicativo. Abra seu CAIXA Tem e, na tela de login, digite seu CPF e toque em "Próximo". Na próxima tela, escolha a opção “Recuperar Senha”. Na sequência, coloque novamente seu CPF e clique "Continuar". Na tela seguinte escolha "Não reconheço esses dados". Siga o passo a passo para recuperar seu acesso. Você receberá e-mail e SMS, e também deverá enviar uma foto do seu documento (RG ou CNH) original e uma foto sua segurando o documento. Depois é só aguardar a análise dos documentos, que pode demorar até 1 dia útil. Ao final da análise, você receberá um novo e-mail com link para confirmar seu acesso e trocar sua senha. Pronto! Você poderá acessar novamente o CAIXA Tem.
O que faço se esqueci minha senha?
Se você esqueceu sua senha, vá até a tela inicial do CAIXA Tem, onde você faz o login, e toque em "Esqueci minha senha". Informe seu CPF, toque em "Não sou robô" e depois em "Continuar". Você receberá instruções no seu e-mail cadastrado. Basta clicar no link recebido no e-mail e pronto, crie sua senha de 6 números. IMPORTANTE: Caso não receba o e-mail, dê uma olhada em sua caixa de spam antes de realizar uma nova tentativa.
Quero alterar minha senha do CAIXA Tem. Como faço?
Olá! Você pode alterar sua senha no próprio aplicativo. É só digitar seu CPF na tela de login, apertar "Próximo" e depois escolher a opção "Recuperar Senha". Na sequência, coloque novamente seu CPF e clique "Continuar". Siga os passos. Você receberá um e-mail com link ou SMS com código para digitar no aplicativo e alterar a senha. Após a alteração, você deverá aguardar alguns minutos antes de acessar novamente o seu CAIXA Tem.
Troquei de número de celular ou de e-mail. Como faço para alterar meu telefone ou e-mail de acesso ao CAIXA Tem?
Para alterar o telefone ou e-mail de acesso ao CAIXA Tem, abra seu aplicativo e, na tela de login, digite seu CPF e toque em "Próximo". Na próxima tela, escolha a opção “Recuperar Senha”. Na sequência, coloque novamente seu CPF e clique "Continuar". Na tela seguinte escolha "Não reconheço esses dados". Siga o passo a passo para recuperar seu acesso. Informe seus dados, conforme solicitados. Você receberá e-mail e SMS, e também deverá enviar uma foto do seu documento (RG ou CNH) original e uma foto sua segurando o documento. Depois é só aguardar a análise dos documentos, que pode demorar até 1 dia útil. Ao final da análise, você receberá um novo e-mail com link para confirmar seu acesso e trocar sua senha. Pronto! Você poderá acessar novamente o CAIXA Tem.
Minha conta foi bloqueada porque atingi o limite de movimentação. Como resolver?
Isso acontece quando você movimenta mais de R$ 5.000,00 por mês na conta Poupança Social Digital. Você pode fazer a Atualização Cadastral no CAIXA Tem para remover os limites de movimentação da conta. Basta selecionar a conversa “Atualize seu Cadastro”, informar seus dados e enviar uma foto do seu documento e uma foto sua (selfie).
Por que o aplicativo CAIXA Tem exibe mensagem para procurar a agência?
Isso acontece quando há algum problema com seu cadastro ou com o registro do seu celular. Para resolver, vá até a agência da CAIXA mais próxima, levando seus documentos pessoais e seu aparelho celular.
Como proteger minha conta no CAIXA Tem?
Preste atenção para não clicar em links ou acessar sites suspeitos. Os links podem direcionar você para cobranças falsas ou fazer com que você compartilhe informações pessoais e bancárias com um fraudador. Uma dica importante é usar apenas o site e os canais oficiais da CAIXA. Acesse sua conta somente pelo aplicativo oficial do CAIXA Tem. Evite deixar seus dados e senhas salvos no celular para acesso automático, pois eles podem ser usados por criminosos caso você tenha algum problema com o seu aparelho. Nunca dê sua senha para outra pessoa, nem mesmo para um atendente da CAIXA! Também não tire fotos de cartões, documentos ou envie senhas por aplicativos de mensagens ou e-mails. Ah! Não use a mesma senha do CAIXA Tem em outros aplicativos ou sistemas. Tudo isso ajuda a proteger sua conta e evita que criminosos e golpistas tenham acesso a seus dados.
Clique aqui para saber mais dicas de segurança da CAIXA.
Se eu usar mais do que os serviços a que tenho direito, quanto vou pagar?
Se você usar mais do que os serviços básicos gratuitos disponíveis para a sua conta CAIXA Tem, serão cobradas as tarifas de cada tipo de serviço.
Para saber os valores, acesse a Tabela de Tarifas vigente.
Se eu encerrar minha conta, ainda vou poder receber os benefícios sociais a que tenho direito?
Caso você encerre sua conta e tenha direito a um benefício social que seja pago por meio da conta Poupança Social Digital, uma nova conta será aberta automaticamente para o recebimento, conforme autoriza a Lei 14.075/2020. Lembre-se: se você não receber mais nenhum benefício social, não precisa encerrar sua conta. Você pode continuar usando-a normalmente.
Como cadastro a senha do cartão Bolsa Família no CAIXA Tem?
Você pode cadastrar a senha do cartão Bolsa Família no próprio Aplicativo CAIXA Tem, na opção "Bolsa Família", e depois em "Criar senha do cartão". Pode também optar pelo telefone 111, opção 5 e depois opção 1. Após realizar os procedimentos solicitados por telefone, compareça a qualquer Unidade Lotérica com seu RG ou CNH para finalizar o cadastramento.
Tire outras dúvidas sobre o Bolsa Família clicando aqui!
Meu dispositivo está bloqueado. O que fazer?
Se você recebeu a mensagem informando que seu dispositivo está bloqueado, procure uma agência da CAIXA e leve seu documento (RG ou CNH) original e seu celular para fazer o desbloqueio.
Como faço para regularizar o acesso?
Se você recebeu a mensagem informando que precisa regularizar o acesso, procure uma agência da CAIXA e leve seu documento (RG ou CNH) original e seu celular para regularizar.
Como consultar saldo, extrato ou comprovante?
Saldo: Acesse sua conta e toque no ícone de olho que está na parte do superior da tela para exibir seu saldo. Se quiser, você pode consultar detalhes tocando na seta apontada para baixo que está ao lado do saldo.
Extrato: Acesse sua conta e escolha a opção “Extrato” no menu inicial. Por lá você acompanha as movimentações dos últimos 30 dias e pode consultar as movimentações de meses anteriores. Também é possível consultar transações agendadas na opção “Futuro”.
Comprovante: Acesse sua conta e escolha a opção “Consultar comprovantes” no menu inicial. Por lá você acompanha os comprovantes das transações realizadas nos últimos 30 dias e também nos meses anteriores. Escolha a opção desejada e toque sobre ela para acessar o comprovante. você recebeu a mensagem informando que precisa regularizar o acesso, procure uma agência da CAIXA e leve seu documento (RG ou CNH) original e seu celular para regularizar.
Aqui tem um vídeo com o passo a passo para consultar.
Como faço para depositar dinheiro na minha conta do CAIXA Tem?
Você pode depositar dinheiro em sua conta nas lotéricas, caixas eletrônicos ou agências da CAIXA. Para fazer um depósito, basta informar o número da sua conta, que está disponível na parte superior da tela do menu principal do CAIXA Tem, logo abaixo do seu nome. Informe o número da conta na lotérica ou anote o número da conta em um envelope para depositar no caixa eletrônico. Se outra pessoa for depositar, é só compartilhar o número da conta. No próprio aplicativo CAIXA Tem você encontra a opção de compartilhar o número da conta, usando seu aplicativo de mensagens ou e-mail, por exemplo. Uma outra forma de colocar dinheiro na sua conta é com o Pix. É rápido, fácil e gratuito. Se quiser saber como usar o Pix, aqui tem um vídeo para ajudar.
Como receber dinheiro via Pix?
Para receber dinheiro com Pix você precisa informar os dados da conta ou da Chave Pix para a pessoa que vai enviar o dinheiro. Se preferir, você também pode gerar um *QR Code* que pode deixar visível em algum local para recebimento rápido. O QR Code pode ter um valor fixo ou não. Você escolhe qual opção é melhor para você! Se ainda não tem uma Chave Pix cadastrada, acesse sua conta e escolha a opção *"Pix"* para cadastrar sua chave. Aqui tem um vídeo com passo a passo de como pagar e receber com Pix.