Eu preciso ter uma Chave Pix?
O cadastramento da Chave Pix não é obrigatório. Entretanto, ter uma Chave Pix facilita a realização de operações, pois com a chave Pix cadastrada não há a necessidade de digitar todos os dados bancários do recebedor.
Com a chegada do Pix, as transferências por TED e DOC continuam funcionando?
Sim. O Pix será mais uma opção de pagamento dentre todas que já existem.
Qual a diferença entre Pix e TED/DOC?
Nas transferências TED/DOC, é preciso conhecer e digitar os dados do recebedor, como seu banco, CPF/CNPJ, número da agência e tipo de conta. Além disso, o serviço só está disponível em dias úteis e em determinados horários e o valor só fica disponível horas depois ou no dia útil seguinte.
Já com o Pix, só é preciso informar a Chave Pix cadastrada ou ler o QR Code. Em questão de segundos o valor está em conta e é possível fazer ou receber um Pix em qualquer dia, qualquer horário e em todos os dias do ano.
Como faço para habilitar o meu estabelecimento comercial para receber pagamentos por meio do Pix?
Além do cadastramento de chaves Pix, os estabelecimentos comerciais devem, obrigatoriamente, sinalizar que aceitam receber via Pix, conforme orientações do Banco Central.
Onde encontro informações que orientem os estabelecimentos comerciais?
A sinalização obrigatória BACEN e a da CAIXA estão disponíveis no site https://www.caixa.gov.br/pix/para-sua-empresa/Paginas/default.aspx
O site dispõe também informações sobre o Manual de Uso da Marca e Resolução BCB n° 1 de 12/8/2020 – Capítulo VI.