Poupança Social Digital e Poupança CAIXA Tem

​Poupança simplificada para beneficiários de programas governamentais.

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O que é

A Poupança Social Digital é modalidade simplificada de poupança, aberta de forma automática pela CAIXA, para beneficiários de programas sociais do governo, com limite mensal de créditos de R$ 5.000,00. A movimentação da Poupança Social Digital é feita, principalmente, pelo aplicativo CAIXA Tem.

A Poupança CAIXA Tem é modalidade de poupança digital aberta por solicitação do proponente via aplicativo CAIXA Tem, para o cliente que não possua outra poupança digital e não possui limite de entrada de recursos.

Para isso, basta acessar a Google Play Store ou a Apple Store diretamente no seu celular, baixar o aplicativo CAIXA Tem e solicitar a abertura da sua poupança.

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Perguntas frequentes

 

A Poupança Social Digital é aberta automaticamente pela CAIXA para repasse de benefícios sociais pagos pelo governo, conforme autoriza a Lei 14.075/2020.

A senha da Poupança Social Digital é cadastrada no primeiro acesso no aplicativo CAIXA Tem. Pode ser recuperada no próprio aplicativo clicando em "Esqueceu sua senha? Recuperar senha.

A área gestora do benefício analisa cada situação e verifica a possibilidade de o crédito ser realizado em outra modalidade de poupança. Não sendo possível, a Poupança Social Digital será aberta e o crédito do benefício, realizado nela.

Indicando o seu CPF no aplicativo CAIXA Tem, você consegue saber se a Poupança Social Digital foi aberta para você em atendimento à Lei 14.075/2020 ou no Portal do Cidadão no endereço: https://cidadao.caixa.gov.br/#/home

Sim. A Poupança Social Digital é uma conta bancária comum, você pode fazer ou receber depósitos nela normalmente.

Não há tarifa de manutenção das poupanças e os serviços básicos gratuitos são garantidos nas duas modalidades.

A Poupança Social Digital oferece os seguintes serviços básicos gratuitos:

  • Transferências ilimitadas para contas da CAIXA;
  • Transferências e recebimentos ilimitados via Pix;
  • 02 (dois) saques por mês em terminal de autoatendimento, Unidade Lotérica e/ou Correspondente;
  • 03 (três) transferências por mês para conta de outros bancos;
  • 02 (dois) extratos por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias.

Serão cobradas as tarifas de cada tipo de serviço.

Para saber os valores, acesse a Tabela de Tarifas vigente

Não. A Poupança Social Digital é aberta de forma automática para crédito de benefícios sociais e a Poupança CAIXA Tem aberta pelo cliente, porém, com movimentação realizada, principalmente, pelo aplicativo CAIXA Tem.

A movimentação das Poupanças Social e CAIXA Tem pode ser realizada pelos canais:

  • Aplicativo CAIXA Tem (pagar contas; transferir dinheiro; fazer compras com cartão de débito virtual; fazer saque sem cartão);
  • Terminais de Autoatendimento;
  • Casas Lotéricas;
  • Cartão Social Físico;
  • Cartão de Débito Físico;
  • Agências CAIXA.

Sim, os limites diários para transações no aplicativo são:

  • Compra no cartão de débito virtual R$ 1.000,00 por dia;
  • Transações PIX até R$ 1.200,00/dia para diferente titularidade;
  • Transações PIX até R$ 5.000,00/dia para mesma titularidade;
  • Pagamentos de água, luz, telefone e gás até R$ 600,00 por transação ou até R$ 1.200,00 por dia;
  • Pagamento de boletos até R$ 1.200,00 por transação/dia;
  • Transferência de até R$ 600,00 por transação ou até R$ 1.200,00 por dia;
  • Saque R$ 1.200,00 por dia;
  • Recarga de telefone até R$ 100,00 por dia.

Se o valor de créditos (depósito, Pix, transferências recebidas, créditos de salário ou benefícios) ultrapassar R$ 5.000,00 no mês e a conta esteja com os dados cadastrais desatualizados, será necessário fazer atualização do seu cadastro.

Para aquisição de cartão de débito físico, é necessário realizar a solicitação em uma agência CAIXA.

O Cartão virtual de débito permite compras eletrônicas pela internet ou em aplicativos que aceitem pagamentos com cartão de débito da bandeira Elo. Ele permite compras à vista, desde que haja saldo disponível na sua Poupança.

O Cartão virtual de débito possuiu os mesmos dados de um cartão físico, com a diferença de que o Código de Segurança (3 números) é trocado a cada compra ou consulta, tornando o seu uso ainda mais seguro. Assim, o cliente deve consultar o Código de Segurança antes de cada transação.

Sim, a remuneração é a mesma aplicada para todas as modalidades de Poupança Pessoa Física.

A regra da poupança determina que a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas:

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e

II - a remuneração adicional, correspondente a:
0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou
70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.

Os rendimentos da Poupança Social Digital são creditados na data base, ou seja, a cada 30 dias após o depósito. Então, uma conta geralmente possui diversas datas base para recebimento dos juros e correção monetária. Por exemplo: se você fez um depósito dia 03, a data base é todo dia 03, então a remuneração entra na sua conta sempre nesse dia.

Para os depósitos efetuados nos dias 29, 30 e 31, a data base é a partir do dia 1º do mês subsequente ao depósito.

Quando a data base coincidir com sábado, domingo ou feriado bancário, os rendimentos são disponibilizados no primeiro dia útil subsequente.

Basta realizar a atualização cadastral no aplicativo CAIXA Tem ou em qualquer agência CAIXA.

Se a sua conta só aceita o ingresso de recursos de benefícios sociais, isso significa que você precisa atualizar suas informações de cadastro na CAIXA.

 

Encerramento da Poupança Social Digital e CAIXA Tem

 

Não. Mesmo após terminar o pagamento dos benefícios você pode continuar usando a sua poupança social digital normalmente.

Por determinação do Banco Central, sempre que a CAIXA verifica irregularidade na conta, deve promover o seu encerramento.

O encerramento pode ser solicitado pelo titular da poupança no Aplicativo CAIXA Tem, no menu Ajustes (iOS) – Minha Conta – Encerrar minha conta ou Configurações (Android) > Minha Conta - Encerrar minha conta.

Caso não possua o aplicativo CAIXA Tem, poderá efetivar a solicitação em qualquer agência CAIXA ou pela ferramenta Fale Conosco, em que o cliente deve informar seus dados pessoais e no campo mensagem registrar sua solicitação de encerramento.

Caso você encerre sua conta e tenha direito a um benefício social que seja pago por meio da conta Poupança Social Digital, uma nova conta será aberta automaticamente para o recebimento, conforme autoriza a Lei 14.075/2020.

A Política de Privacidade explica como e quando seus dados são usados pela CAIXA e quais as finalidades de uso. Ela é importante porque garante seus direitos e preserva sua privacidade, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Não. O serviço de atualização cadastral é totalmente gratuito.

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