Economizar nem sempre significa cortar gastos. Existem várias estratégias que nos ajudam a gastar melhor nosso dinheiro e isso pode fazer uma grande diferença no orçamento pessoal ou familiar.
Quando você compra por impulso, sem precisar do produto naquele momento, perde a oportunidade de usar esse dinheiro para algo que você realmente queira ou precise. Então, veja algumas dicas de como usar melhor seus recursos:
-
Peça desconto: não é motivo de vergonha pedir desconto. As lojas já trabalham com uma margem de negociação e não farão a venda com prejuízo. Se for pagar à vista, sempre negocie.
-
Pesquise: busque na internet o preço dos produtos que você quer antes de ir às lojas. Isso ajuda na negociação.
-
Compre à vista: tente sempre fazer a compra à vista, além do desconto que você pode ganhar, não compromete seu orçamento a longo prazo.
-
Planeje: alguns gastos podem ser planejados, como presentes que você gostaria de dar ou despesas anuais como IPVA, IPTU. Assim, fica mais fácil criar uma pequena reserva para esses itens.
Algumas ações simples que fazem diferença:
No supermercado:
- Faça a compra com uma lista e evite incluir novos itens por impulso;
- Alimente-se antes de ir, pois
temos a tendência de comprar mais quando estamos com fome;
- Combine com as crianças o que poderá ser comprado e peça que ajudem na elaboração da lista de compras;
- Compre apenas os alimentos que irá consumir no período que você costuma fazer as compras. Por exemplo, se faz compra mensalmente, não há necessidade de estocar alimentos para além desse período. Evite o desperdício;
- Prefira frutas e verduras da estação, que costumam ser mais baratas e saborosas. Informe-se sobre os produtos de época e inove o cardápio.
Em casa, evite o desperdício de energia elétrica:
- Troque as lâmpadas por modelos fluorescentes ou lâmpadas de LED;
- Aproveite a iluminação natural;
- Acumule peças de roupa para lavar de uma vez;
- Evite banhos demorados.
Cultive o controle, a disciplina e crie hábitos saudáveis à sua vida financeira.