O estilo de vida de uma pessoa pode ser entendido como o conjunto de comportamentos, hábitos e atitudes que ela tem ou gostaria de ter para viver bem. Envolve tudo aquilo que está relacionado com as nossas vidas, por exemplo, o local onde moramos, a comida e a bebida que preferimos ou como nos relacionamos em nossa vida pessoal e profissional.
O ser humano tende a se ajustar aos ambientes sociais em que convive. Isso pode fazer com que, em certos casos, as pessoas queiram ter um estilo de vida mais caro do que conseguem dar conta, contribuindo para o crescimento das despesas e, consequentemente, aumentando o risco de endividamento.
Equilibrar o estilo de vida ao orçamento depende de nossas atitudes e da forma como lidamos com o planejamento financeiro e nossas dívidas. Daí a importância de se planejar bem o orçamento pessoal e familiar e evitar o endividamento desnecessário.
Quando o assunto é Educação Financeira, o autoconhecimento é tão importante quanto o controle financeiro e a manutenção das contas em dia. Pensar sobre nossos desejos e necessidades e refletir antes de realizar uma compra nos ajuda a ter coerência entre nosso estilo de vida e nossa situação financeira, minimizando os riscos de um endividamento por impulso.
Precisamos estar atentos às propagandas que a todo momento nos convidam a consumir produtos e serviços para sermos aceitos socialmente. Não caia nessas armadilhas e mantenha um estilo de vida saudável.
Próxima aula
Acesse outras aulas