Objetivo é o que você quer alcançar quando você faz seu planejamento financeiro. Ele reflete os seus desejos e necessidades.
Para tanto, os objetivos devem ser claros e desafiadores, porém possíveis de serem atingidos.
Os objetivos podem ser de curto, médio e longo prazos. Veja alguns exemplos:
Curto prazo – são objetivos pensados para um futuro próximo, no máximo dois anos, como realizar uma viagem ou mesmo quitar a dívida com o cartão de crédito.
Médio prazo – são objetivos a serem atingidos entre dois e cinco anos, como aprender um novo idioma, mudar para uma casa maior, trocar o carro por um mais novo.
Longo prazo – são objetivos pensados lá na frente, basicamente os objetivos de vida com mais de cinco anos, como a aposentadoria.
E como começar?
Comece sempre pelo seu objetivo de vida, que seria de longo prazo. Ele será o seu norte. Reflita sobre sua vida, como e onde gostaria de estar daqui a alguns anos.
Faça uma lista com seus objetivos de longo prazo e a avalie de tempos em tempos. E tudo bem se essa lista mudar. Os objetivos podem ser flexíveis, só não vale mudar a todo momento.
Com base nos objetivos de longo prazo, comece a pensar nas coisas que você gostaria de atingir num futuro mais próximo e liste os objetivos de médio e curto prazo.
Importante: os objetivos, para serem realmente cumpridos, devem ser datados e quantificados.