Na tentativa de se livrar das dívidas, não vale fazer só oração ou simpatia. Você precisa fazer a sua parte para sair logo dessa situação e ficar despreocupado.
Você já tomou consciência de que tem dívidas para pagar, sabe o valor de cada uma delas e conseguiu priorizar quais devem ser pagas primeiro. Essas são as bases para o seu plano para pagamento.
Depois de todas as informações levantadas, é hora de colocar a mão na massa e fazer um planejamento, considerando seu orçamento familiar (receitas e despesas mensais), as dívidas existentes, quais devem ser pagas primeiro e o plano para pagamento de cada uma delas.
Um método que pode ajudar no seu planejamento é organizar as contas dentro de um orçamento de guerra, também conhecido como “Orçamento ABCD”.
Para utilizar esse método, devem ser seguidos alguns passos:
Passo 1 - Elabore uma lista completa de todos os gastos da família;
Passo 2 – classifique os gastos nas seguintes categorias:
(A) Alimentar: gastos com alimentos
(B) Básico: gastos com aluguel, água, luz, escola etc.
(C) Contornável: gastos que melhoram a qualidade de vida, mas que podem ser cortados em uma eventualidade, como TV por assinatura e academia.
(D) Desnecessário – gastos com itens não essenciais que podem ser cortados imediatamente, como ter vários cartões de crédito e a assinatura de serviços que você raramente usa.
Passo 3 – calcule o valor mínimo necessário para viver;
Passo 4 – estime o período em que precisará manter esse orçamento, seja por prevenção, seja em caso de desemprego;
Passo 5 - multiplique o valor obtido no passo 3 pelo período obtido no passo 4;
Por fim, lembre-se que esse esforço é temporário e necessário para o pagamento das suas dívidas e controle dos seus gastos.
Próxima aula
Acesse outras aulas