Quais são as vantagens de Fundos de Investimento?
Tratamento igualitário entre os cotistas: Independente do valor aplicado, todos os cotistas recebem o mesmo tratamento, a mesma rentabilidade, as mesmas informações e a mesma assessoria. Independentemente da quantidade de cotas detidas, todos os investidores têm os mesmos direitos e obrigações também.
Acesso a vários mercados e papéis: A aplicação em Fundos de Investimento permite aos cotistas acesso a aplicações que não seriam possíveis caso aplicassem individualmente.
Expertise: Ao investir em Fundos de Investimento, o investidor contrata profissionais especializados para administrar seus recursos, os quais, seguindo a política de investimento, buscam os melhores retornos e oportunidades de mercado.
Diversificação: Pelas diferentes composições de carteiras, os Fundos de Investimento oferecem variedade de alternativas de investimento às quais os cotistas, individualmente, provavelmente não teriam acesso. Além disso, existem produtos direcionados ao perfil de cada cliente, que reagem de modo variado aos diferentes comportamentos do mercado.
Custos rateados: Pelo fato de as aplicações serem feitas por um grupo de investidores, os custos fixos referentes à administração acabam sendo menores do que seriam se o investidor tivesse que aplicar seu dinheiro individualmente.
Rentabilidade diária: A maioria dos Fundos de Investimento tem rentabilidade diária, com exceção de Fundos que podem adotar prazos de carência e períodos cíclicos para fazer jus à remuneração.
Personalidade Jurídica e contabilidade própria: O cotista não se preocupa com a contabilização dos ativos e nem com a tributação, que é recolhida na fonte pelo Administrador do Fundo.