WP_T015

Perguntas Frequentes sobre Fundos de Investimento

​                               

Logo Imagem ilustrativa de um Símbolo de balões de conversa
o-que-e-fundo-de-investimento O que é um Fundo de Investimento e qual diferença de outras aplicações?

O que é um Fundo de Investimento e qual diferença de outras aplicações?

Um Fundo de Investimento pode ser definido como um condomínio de investidores, onde os recursos investidos por eles são geridos de forma centralizada por um gestor profissional. A atuação deste profissional na gestão do Fundo de Investimento é norteada pela política de investimento expressa em seu Regulamento, documento que o investidor deve ler atentamente quando de sua adesão ao Fundo. Isso significa que, ao aplicar, o cliente adquire cotas do Fundo de Investimento e os recursos financeiros alocados neste Fundo são investidos pelo gestor profissional em uma carteira diversificada de títulos e valores mobiliários existentes no mercado. Dessa forma o investidor conta com a expertise do gestor na gestão de seus recursos financeiros, fazendo jus à rentabilidade auferida pelo fundo, na proporção de suas cotas.


WP_T034 ‭[15]‬

vantagens_de_fundos Vantagens de Fundos

Quais são as vantagens de Fundos de Investimento?

Tratamento igualitário entre os cotistas: Independente do valor aplicado, todos os cotistas recebem o mesmo tratamento, a mesma rentabilidade, as mesmas informações e a mesma assessoria. Independentemente da quantidade de cotas detidas, todos os investidores têm os mesmos direitos e obrigações também.

Acesso a vários mercados e papéis: A aplicação em Fundos de Investimento permite aos cotistas acesso a aplicações que não seriam possíveis caso aplicassem individualmente.

Expertise: Ao investir em Fundos de Investimento, o investidor contrata profissionais especializados para administrar seus recursos, os quais, seguindo a política de investimento, buscam os melhores retornos e oportunidades de mercado.

Diversificação: Pelas diferentes composições de carteiras, os Fundos de Investimento oferecem variedade de alternativas de investimento às quais os cotistas, individualmente, provavelmente não teriam acesso. Além disso, existem produtos direcionados ao perfil de cada cliente, que reagem de modo variado aos diferentes comportamentos do mercado.

Custos rateados: Pelo fato de as aplicações serem feitas por um grupo de investidores, os custos fixos referentes à administração acabam sendo menores do que seriam se o investidor tivesse que aplicar seu  dinheiro individualmente.

Rentabilidade diária: A maioria dos Fundos de Investimento tem rentabilidade diária, com exceção de Fundos que podem adotar prazos de carência e períodos cíclicos para fazer jus à remuneração.

Personalidade Jurídica e contabilidade própria: O cotista não se preocupa com a contabilização dos ativos e nem com a tributação, que é recolhida na fonte pelo Administrador do Fundo.

o-que-sao-cotas-de-fundo-de-investimento O que são cotas de um Fundo de Investimento?

O que são cotas de um Fundo de Investimento?

Ao aplicar em um Fundo de Investimento, o cliente recebe uma quantidade de cotas, proporcional ao recurso financeiro investido. As cotas correspondem a frações ideais do patrimônio do Fundo e conferem a todos os cotistas direitos e obrigações iguais. Logo, a cota é a fração de um fundo de investimento e o valor da cota é resultado da divisão do patrimônio líquido do Fundo pelo número de cotas existentes.


WP_T034 ‭[14]‬

cota_de_abertura_fechamento Cota de Abertura e Cota de Fechamento

Qual a diferença por cota de abertura e cota de fechamento?

Cota de fechamento é aquela que é apurada e conhecida apenas no fechamento do dia, ou seja, após o encerramento dos mercados. Já a Cota de abertura é aquela que é apurada e conhecida no início do dia.

fundo-de-investimento-indicado Qual Fundo de Investimento é mais indicado pra mim?

Qual Fundo de Investimento é mais indicado para mim?

O Fundo de Investimento deve ser escolhido levando em conta seu perfil de investidor, objetivos, prazo do investimento e experiência no mercado financeiro. De modo geral, os investidores podem ser classificados em quatro categorias: conservador, moderado, arrojado e agressivo. O investidor conservador prioriza a preservação de seus recursos e evita, ao máximo, correr riscos que possam comprometer, ainda que momentaneamente, o seu patrimônio. O moderado já aceita correr pouco risco em busca de melhor rentabilidade, e faz isso direcionando a maior parcela de seus recursos para aplicações mais seguras. Já o arrojado possui conhecimento do mercado e aceita exposição a riscos em busca de ganhos adicionais a médio e longo prazo, e consegue isso direcionando seus recursos para investimentos de maior volatilidade. O agressivo, por sua vez, é inclinado a correr riscos visando à máxima rentabilidade para seus investimentos, não se preocupando com flutuações momentâneas do mercado, pois visualiza compensações a longo prazo. Para saber o seu perfil responda o questionário de Adequação de Investimentos ao Perfil do Investidor (API) no Internet Banking Caixa ou em sua agência de relacionamento


calculo-taxa-de-administracao Como é calculada a taxa de administração de um Fundo de Investimento?

Como é calculada a taxa de administração de um Fundo de Investimento?

A taxa de administração de Fundos de Investimento, que é expressa em percentual anual, é calculada e provisionada a cada dia útil, à razão de 1/252 avos, com base no patrimônio líquido do Fundo no dia útil imediatamente anterior.​


WP_T034 ‭[13]‬

rentabilidade_de_fundos Rentabilidade de Fundos

Como funciona a rentabilidade de Fundos de Investimento?

Para calcular a rentabilidade de um Fundo, é necessário dividir o valor da cota do último dia útil do período desejado pelo valor da cota do dia útil anterior ao início do período.

Exemplo: Para calcular a rentabilidade do mês de março, divide-se a cota do último dia útil do mês de março pela cota do último dia útil de mês de fevereiro.

O valor da cota dos Fundos de Investimento é calculado diariamente, de acordo com os preços do ativo que compõe a carteira do Fundo, conforme o processo de Marcação a Mercado (MaM).

Da rentabilidade já estão deduzidos a taxa de administração e demais custos do fundo, exceto impostos.

A Caixa divulga diariamente a rentabilidade, valor de cota e patrimônio líquido de seus Fundos em www.fundos.caixa.gov.br. A rentabilidade ainda pode ser consulta no Boletim Comercial do Fundo, disponível na página de cada produto, aqui mesmo no site da CAIXA. Basta acessar a opção “Poupança e Investimentos” “Fundos de Investimento” Escolha o fundo pretendido “Lâmina e Documentos” “Boletim Comercial”.


WP_T034 ‭[12]‬

marcacao-a-mercado Marcação a Mercado

O que é Marcação a Mercado?

A Marcação a Mercado – MaM consiste em registrar todos os ativos, para efeitos de valorização e cálculo das cotas dos fundos de investimento, pelos preços negociados no mercado em casos de ativos líquidos ou, quando este preço não é observável, por uma estimativa adequada de preço que o ativo teria em um eventual negociação feita no mercado.

Para consultar o Manual Marcação a Mercado da Caixa acesse o quadro “Indispensável” na página exclusiva de Fundos de Investimento.

como-e-cobrado Como é cobrado o Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos Fundos de Investimento?

Como é cobrado o Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos Fundos de Investimento?


Fundos de Investimento são classificados em três categorias para efeitos de Imposto de Renda e a incidência do imposto dependerá do período em que cada aplicação permanecer no Fundo, ou seja, quanto mais tempo o dinheiro permanecer investido, menor será a tributação. Veja as alíquotas abaixo:

Fundos de Investimento de Longo Prazo: Cuja carteira de títulos tenha prazo médio de vencimento superior a 365 dias. Os rendimentos auferidos sujeitam-se à incidência de imposto de renda na fonte, por ocasião do resgate, às seguintes alíquotas:

  • 22,5% em aplicações com prazo de até 180 dias;
  • 20% em aplicações com prazo de 181 até 360 dias;
  • 17,5% em aplicações com prazo de 361 até 720 dias; e
  • 15% em aplicações com prazo acima de 720 dias.

Fundos de Investimento de Curto Prazo: Cuja carteira de títulos tenha prazo médio igual ou inferior a 365 dias. Os rendimentos auferidos sujeitam-se à incidência de imposto de renda na fonte, por ocasião do resgate, às seguintes alíquotas:

  • 22,5% em aplicações com prazo de até 180 dias; e
  • 20% em aplicações com prazo acima de 180 dias.

Fundos de Renda Variável: Os rendimentos são tributados exclusivamente no resgate de cotas, à alíquota de 15%, independentemente da permanência.


​​

WP_T034 ‭[11]‬

extrato_do_fundo Extrato do Fundo

Como ter acesso ao extrato do Fundo de Investimento do qual sou cotista?

Para acessar o extrato de sua aplicação, basta ingressar em sua conta corrente no Internet Banking Caixa

WP_T034 ‭[10]‬

regulamento_do_fundo Regulamento do Fundo

Onde e como posso ter acesso ao Regulamento do Fundo?

O Regulamento e os demais documentos legais do Fundo podem ser acessados na página de cada produto, aqui mesmo no site da CAIXA. Basta acessar a opção “Poupança e Investimentos” “Fundos de Investimento” Escolha o fundo pretendido “Lâmina e Documentos” “Regulamento”.

O Regulamento também pode ser acessado na Página da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, bastando ingressar em www.cvm.gov.br “Fundos” “Consulta a Informações de Fundos” “Fundos de Investimento Registrados” Insira parte do nome do Fundo ou seu CNPJ Selecione a opção “Regulamento”.


WP_T034 ‭[9]‬

carteira_de_fundo Carteira de Fundo

Como verificar os papéis que compõem a carteira do Fundo de Investimento do qual sou cotista?

A composição da carteira do Fundo pode ser obtida através de seu Boletim Comercial, disponível na página de cada produto, aqui mesmo no site da CAIXA. Basta acessar a opção “Poupança e Investimentos” >> “Fundos de Investimento” >> Escolha o fundo pretendido >> “Lâmina e Documentos” >> “Boletim Comercial”.

A carteira pode ser obtida, também, na Página da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, bastando ingressar em www.cvm.gov.br >> “Fundos” >> “Consulta a Informações de Fundos” >> “Fundos de Investimento Registrados” >> Insira parte do nome do Fundo ou seu CNPJ >> Selecione a opção “Composição da Carteira”.

WP_T034 ‭[8]‬

movimentacao_automatica Movimentação Automática

Como cadastrar movimentação automática para os fundos que possuem esta opção?

Após a aplicação, entre em contato com o seu gerente, em uma das agências Caixa, para ativá-la.

WP_T034 ‭[7]‬

fmp-administrados FMP Administrados

Como efetuar o resgate de Fundos Mútuos de Privatização - FMP administrados pela Caixa?

O resgate dos Fundos Mútuos de Privatização - FMP administrados pela Caixa, pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa e de acordo com as normas vigentes.

tirar-duvidas-sobre-fundos-de-investimento Como tirar dúvidas sobre Fundos de Investimento da Caixa?

Como tirar dúvidas sobre Fundos de Investimento da Caixa?

Você pode tirar dúvidas adicionais sobre os Fundos de Investimento diretamente com seu gerente em uma das agências Caixa, ou ainda pela internet ou telefones Caixa: 0800 726 0101 (atendimento ao cotista), 0800 725 7474 (ouvidoria) ou 0800 726 2492 (atendimento a pessoas com deficiência auditiva).


WP_T034 ‭[16]‬

documentos-necessarios Documentos necessários

​Quais são os documentos necessários para assinar ao aplicar em Fundos de Investimento?

Ao aplicar em Fundos de Investimento, o investidor deverá assinar o Termo de Adesão e Ciência de Risco e realizar o processo de API - Análise do Perfil do Investidor.

WP_T034 ‭[18]‬

termo-adesao-ciencia-risco Termo de Adesão e Ciência de Risco

​O que é o Termo de Adesão e Ciência de Risco de um Fundo de Investimento?

Ao acessar um Fundo de Investimento, todo cotista ao deve atestar, mediante formalização de Termo de Adesão e Ciência de Risco, que teve acesso ao inteiro teor do Regulamento; e da Lâmina, se houver. Além disso, por meio do Termo, deverá ter ciência dos fatores de risco relativos ao fundo; de que não há qualquer garantia contra eventuais perdas patrimoniais que possam ser incorridas pelo fundo; de que a concessão de registro para a venda de cotas do fundo não implica, por parte da CVM, garantia de veracidade das informações prestadas ou de adequação do regulamento do fundo à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade do fundo ou de seu administrador, gestor e demais prestadores de serviços; e, se for o caso, de que as estratégias de investimento do fundo podem resultar em perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.

WP_T034 ‭[17]‬

obrigatoriedade-termo Obrigatoriedade do Termo de Adesão

​É obrigatória a assinatura do Termo de Adesão e Ciência de Risco ao aplicar em Fundos de Investimento?

A assinatura é obrigatória apenas para as aplicações iniciais no Fundo de Investimento, contudo, caso o cotista efetue um resgate total do fundo e volte a investir no mesmo fundo em intervalo de tempo durante o qual não ocorra alteração do respectivo regulamento, é dispensada a formalização de novo termo, sendo considerado válido o termo anteriormente formalizado pelo cotista em seu último ingresso.

WP_T034 ‭[19]‬

investidor-qualificado Investidor Qualificado

​O que é Investidor Qualificado?

Pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio,  pessoas naturais que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários, em relação a seus recursos próprios; e, clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por um ou mais cotistas, que sejam investidores qualificados.

WP_T038

Topo

A CAIXA com você em qualquer hora ou lugar. Veja seu extrato, faça Pix, transferências e pagamentos de forma prática e fácil pelo seu celular.

Outros produtos CAIXA

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›