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Cadastro Único

Um instrumento de mapeamento e identificação das famílias de baixa renda para retratar a situação socioeconômica da população brasileira.

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O que é

É um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda e permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. 

É coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal.

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Quem pode ser inscrito no Cadastro Único

Todas as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, que possuam:

  • renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou
  • renda mensal total de até três salários mínimos.

​​​​Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.

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Como funciona

Estão envolvidos no Cadastro Único o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, os Estados, os municípios e a CAIXA.

O Ministério é responsável pela Coordenação Nacional do Cadastro e ao governo estadual cabe motivar e capacitar os gestores municipais, incentivar e acompanhar o processo de cadastramento, além de estimular a utilização do Cadastro para os programas das secretarias estaduais e municipais.

À Prefeitura cabe o importante papel de executar o processo de coleta, inclusão, exclusão e atualização sistemática de dados do Cadastro Único.

A CAIXA fornece os aplicativos de entrada e transmissão de dados, presta apoio operacional às três esferas do governo, treina e capacita os agentes de cadastramento, identifica as pessoas cadastradas, atribuindo o Número de Identificação Social (NIS) e distribui os formulários de cadastramento.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, gestor dos programas federais de transferência de renda, é responsável pela articulação com os municípios das ações integradas para a coleta dos dados das famílias de baixa renda, em formulário específico para esse fim. Os formulários do Cadastro Único são utilizados para registrar e/ou atualizar as informações referentes ao domicílio, pessoas, renda e despesas das famílias beneficiadas com o programa.

Os modelos de formulários utilizados para inclusão são:
• Formulário Principal (Caderno Verde): utilizado para registrar as informações de identificação e características do domicílio e das pessoas ali residentes.

• Formulário Suplementar 1: Vinculação a programas e serviços.

Os modelos de formulários utilizados para atualização são:
• Formulário Avulso 1: Identificação do Domicílio e da Família: esse formulário é utilizado para registrar as atualizações de informações de identificação e características do domicílio, bem como para listar as pessoas ali residentes.
• Formulário Avulso 2: Identificação de Pessoa: aqui são coletadas as informações para atualização cadastral dos membros da família.
• Formulário Suplementar 2: Pessoa em situação de rua.

Os formulários do Cadastro Único podem ser solicitados por meio do Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários do Cadastro Único (SASF). O SASF permite que o município, além de solicitar o tipo e a quantidade de formulários necessários, também acompanhe o atendimento à sua solicitação e informe se recebeu ou não os formulários. Caso o município não tenha como acessar a internet para utilizar o SASF, pode solicitar os formulários por meio de ofício, que deve ser formulado em papel timbrado da prefeitura, com identificação e assinatura da autoridade responsável, especificando:
• Quantidade e tipos de formulários necessários.
• Endereço para entrega com CEP.
• Nome do responsável pelo recebimento do material.
• Telefone de contato.

O ofício deve ser encaminhado pelos Correios para o endereço:

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - Departamento de Cadastro Único
SMAS – Trecho 3 – Quadra 2 – Lote 1 – Ed. The Union – Brasília/DF – CEP 70610-051

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