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Medidas de Segurança CAIXA

​Confira as medidas de segurança que a CAIXA usa nos sistemas, na agência e em outros meios

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boletos Boletos
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Boletos

A CAIXA só envia boletos criptografados, seja a fatura de seu cartão ou a renegociação de uma dívida; para acessá-los, basta digitar o seu CPF.

Os boletos CAIXA têm características específicas que evitam adulterações e permitem a você diferenciar o original e escapar de possíveis golpes.

Para saber se o boleto é mesmo da CAIXA, confira a marca do banco no documento, o código do banco (104-0) e a representação numérica do boleto (que sempre começará com 104).

Antes de pagar, verifique também se a dívida é devida e, antes de confirmar o pagamento do boleto, confira os dados do beneficiário (nome ou razão social e CPF/CNPJ), valor e data de vencimento.


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cheque Cheque
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A segurança nos cheques da CAIXA

Assim como os boletos, os cheques CAIXA também possuem itens de segurança exclusivos que dificultam reproduções não autorizadas. Atente-se às cores, tipo de papel, marca-d’água. O padrão é o seguinte:

  • A frente e o verso das folhas de cheque possuem cores diferentes que evidenciam qualquer traço de apagamento por lavagens químicas ou rasura;
  • As folhas de cheque são feitas em papel moeda (o mesmo das cédulas do real);
  • No interior da folha de cheque, o padrão da filigrana contém a marca-d’água, constituída por figuras da logomarca “CAIXA”, e as três linhas, denominadas “linhas loucas”, apresentando cruzamento entre si, que podem ser visualizadas quando exposta à claridade;
  • Na frente da folha de cheque, o padrão tem duas “linhas loucas” impressas, localizadas no lado direito do formulário, contínuas, variáveis e sinuosas, que nunca se cruzam.

Dicas para aumentar a segurança no uso de cheques

Há cuidados básicos para prevenir fraudes. Veja a seguir algumas dicas para ter segurança ao usar cheque:

  • Confira se a numeração dos cheques está completa e se não estão faltando folhas quando retirar folhas ou receber o talonário.
  • Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão.
  • Emita sempre cheques nominais e cruzados.
  • Ao preencher cheques, inutilize vazios, não deixe grande espaçamento entre letras ou números e evite rasuras.
  • No preenchimento de cheques, atente para os números fáceis de serem alterados: o 3, que pode ser alterado para 8; o 1, que pode ser alterado para 4; o 7, que pode ser alterado para 9.
  • Utilize sua própria caneta para o preenchimento de todo o cheque, não use caneta de terceiros. Esta atitude evita o uso de canetas do tipo eraser pen (que pode apagar o que foi escrito antes) por pessoas de má-fé que normalmente mudam o valor preenchido no cheque por outro maior, por exemplo.
  • Ao assinar o verso do cheque (endosso), não deixe campo para anotações anterior a sua assinatura. Se possível, declare a que destina o pagamento do cheque e assine imediatamente após a declaração, sem espaços.
  • Não desconte cheques com estranhos e use apenas os bancos ou postos autorizados.
  • Não empreste cheques para outra pessoa.
  • Guarde seus talonários em local seguro, onde outras pessoas não possam saber ou acessar.
  • Faça o controle das folhas que já foram usadas, para que acompanhamento financeiro e também para casos de furto, roubo ou perda/extravio ser mais fácil a identificar os cheques.
  • Só ande com o talão de cheque quando realmente for necessário.

O que fazer em caso de perda, extravio, furto ou roubo de cheques?

1. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.) em órgão policial imediatamente após o ocorrido.

2. Procure o banco, o mais rápido possível, de posse de documentos de identificação e do B.O. para comunicar o fato e cancelar a folha de cheque ou talonário.

3. Para acatar este tipo de B.O., é necessário que conste expressamente que é um comunicado de ocorrência de furto, roubo, perda ou extravio, os fatos detalhados que motivaram o registro da ocorrência, o nome do banco, agência e número da conta corrente, informar se o cheque estava em branco ou preenchido e o número da folha de cheque que será contraordenada.

4. E se o furto, roubo, extravio ou perda ocorrer no final de semana ou fora do horário de expediente bancário, como proceder? Pode ser feita uma solicitação de revogação/sustação provisória preventivamente em nossos canais de atendimento (telefone, Internet Banking e terminal de autoatendimento/caixa eletrônico).

Para a contraordem provisória ser confirmada, o cliente deve buscar o banco até dois dias úteis depois do registro da solicitação com B.O. e documentos de identificação.

Se o cliente não confirmar neste período, a solicitação será automaticamente cancelada.


Conheça o Cheque Azul CAIXA

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sms SMS
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O que a CAIXA faz pela sua segurança por mensagens via celular

A CAIXA está sempre inovando e buscando a excelência quando o assunto é segurança. Para isso, a CAIXA criou o serviço Mensagem via Celular que prioriza a sua segurança, uma vez que, ao se cadastrar, você passa a receber mensagens avisando sobre transações de débitos aprovadas, canceladas e negadas, realizadas em conta-corrente e conta poupança. Além disso, também serão comunicadas as compras efetuadas com cartão de débito (Maestro e VisaEletron), realizadas em estabelecimentos comerciais.

Dicas:

1 - É importante que você evite acumular em seu celular mensagens com informações sobre as transações realizadas em sua conta.

2 - Caso o celular seja roubado ou extraviado, cancele o serviço imediatamente no Internet Banking CAIXA ou em uma agência da CAIXA.

3 - Caso opte pela adesão pelo Internet Banking CAIXA, verifique se está em uma página de segurança antes de fornecer seus dados.

4 - A CAIXA não envia mensagem SMS solicitando atualização cadastral e não envia link em mensagens SMS.


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smslink SMS com link
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A CAIXA não manda SMS com link

Se você receber uma mensagem SMS com link, informando sobre uma transação que você desconhece ou solicitando que você atualize o seu aplicativo ou chave Pix, não clique. A CAIXA não envia SMS com link

A CAIXA só envia links por e-mail, aplicativos ou WhatsApp se você autorizar ou solicitar.

Fique atento também aos links recebidos através das redes sociais. Sempre confirme se o perfil é mesmo o da CAIXA. Todas as páginas da CAIXA são verificadas, sempre procure pelo selo de verificação ao lado do nome do perfil.

Clicou em um link duvidoso?

- Faça uma varredura com antívirus no celular, computador ou tablet, utilizado para clicar no link suspeito

- Encaminhe o e-mail ou o print da mensagem recebida, com o número de telefone de onde veio o link, para abuse@caixa.gov.br

Sua segurança é fundamental para a CAIXA! Se precisar entrar em contato, utilize os canais oficiais da CAIXA.

Confira outras dicas de segurança na Cartilha de Segurança CAIXA

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Como cancelar ou alterar o serviço

Cartão de crédito - Para cadastrar ou alterar o telefone celular utilize o aplicativo Cartões ou procure uma Agência. Após o cadastro do celular, a adesão ao serviço de SMS pode ser realizada pelo aplicativo, Agências ou na Central de atendimento (telefone impresso no verso do cartão).

Na Central de atendimento a adesão só é realizada se o celular do cadastro for o mesmo que o cliente deseja receber/aderir ao serviço de SMS, caso contrário, o cliente precisa atualizar o cadastro pelo aplicativo ou já ir na Agência.

Cartão Débito / Internet Banking - Para aderir ao serviço de recebimento de SMS de alerta financeiro, o cliente poderá utilizar:

  • Terminal de autoatendimento: escolha a opção “Outros Serviços” > “Mensagens via celular”. Cadastre seu número de celular e selecione o valor mínimo para recebimento de SMS.
  • Internet Banking: No ícone “Caixa Celular” selecione a opção “Mensagens no celular”. Selecione a conta para qual quer aderir ao serviço e clique no botão “Aderir”. Após concordar com as condições de uso do serviço, informe seu número de celular e selecione o valor mínimo para recebimento de SMS.
  • Os valores mínimos para recebimento de SMS são:

  • Saques, Transferências, Pagamentos, Agendamentos: R$ 100,00; R$ 200,00; R$ 300,00; R$ 500,00 ou R$ 700,00;
  • Compras com Cartão de Débito: R$ 50,00; R$ 100,00; R$ 150,00; R$ 200,00 ou R$ 300,00.

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