Assim como os boletos, os cheques CAIXA também possuem itens de segurança exclusivos que dificultam reproduções não autorizadas. Atente-se às cores, tipo de papel, marca-d’água. O padrão é o seguinte:
- A frente e o verso das folhas de cheque possuem cores diferentes que evidenciam qualquer traço de apagamento por lavagens químicas ou rasura;
- As folhas de cheque são feitas em papel moeda (o mesmo das cédulas do real);
- No interior da folha de cheque, o padrão da filigrana contém a marca-d’água, constituída por figuras da logomarca “CAIXA”, e as três linhas, denominadas “linhas loucas”, apresentando cruzamento entre si, que podem ser visualizadas quando exposta à claridade;
- Na frente da folha de cheque, o padrão tem duas “linhas loucas” impressas, localizadas no lado direito do formulário, contínuas, variáveis e sinuosas, que nunca se cruzam.
Dicas para aumentar a segurança no uso de cheques
Há cuidados básicos para prevenir fraudes. Veja a seguir algumas dicas para ter segurança ao usar cheque:
- Confira se a numeração dos cheques está completa e se não estão faltando folhas quando retirar folhas ou receber o talonário.
- Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão.
- Emita sempre cheques nominais e cruzados.
- Ao preencher cheques, inutilize vazios, não deixe grande espaçamento entre letras ou números e evite rasuras.
- No preenchimento de cheques, atente para os números fáceis de serem alterados: o 3, que pode ser alterado para 8; o 1, que pode ser alterado para 4; o 7, que pode ser alterado para 9.
- Utilize sua própria caneta para o preenchimento de todo o cheque, não use caneta de terceiros. Esta atitude evita o uso de canetas do tipo eraser pen (que pode apagar o que foi escrito antes) por pessoas de má-fé que normalmente mudam o valor preenchido no cheque por outro maior, por exemplo.
- Ao assinar o verso do cheque (endosso), não deixe campo para anotações anterior a sua assinatura. Se possível, declare a que destina o pagamento do cheque e assine imediatamente após a declaração, sem espaços.
- Não desconte cheques com estranhos e use apenas os bancos ou postos autorizados.
- Não empreste cheques para outra pessoa.
- Guarde seus talonários em local seguro, onde outras pessoas não possam saber ou acessar.
- Faça o controle das folhas que já foram usadas, para que acompanhamento financeiro e também para casos de furto, roubo ou perda/extravio ser mais fácil a identificar os cheques.
- Só ande com o talão de cheque quando realmente for necessário.
O que fazer em caso de perda, extravio, furto ou roubo de cheques?
1. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.) em órgão policial imediatamente após o ocorrido.
2. Procure o banco, o mais rápido possível, de posse de documentos de identificação e do B.O. para comunicar o fato e cancelar a folha de cheque ou talonário.
3. Para acatar este tipo de B.O., é necessário que conste expressamente que é um comunicado de ocorrência de furto, roubo, perda ou extravio, os fatos detalhados que motivaram o registro da ocorrência, o nome do banco, agência e número da conta corrente, informar se o cheque estava em branco ou preenchido e o número da folha de cheque que será contraordenada.
4. E se o furto, roubo, extravio ou perda ocorrer no final de semana ou fora do horário de expediente bancário, como proceder? Pode ser feita uma solicitação de revogação/sustação provisória preventivamente em nossos canais de atendimento (telefone, Internet Banking e terminal de autoatendimento/caixa eletrônico).
Para a contraordem provisória ser confirmada, o cliente deve buscar o banco até dois dias úteis depois do registro da solicitação com B.O. e documentos de identificação.
Se o cliente não confirmar neste período, a solicitação será automaticamente cancelada.
Conheça o Cheque Azul CAIXA