Como a CAIXA, em seu papel de Agente Operador do FGTS, trabalha com dados pessoais para desenvolver as suas atividades?
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais– LGPD (Lei nº 13.709, de 14 AGO 2018) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais pelos cidadãos e organizações públicas ou privadas com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.
A CAIXA Econômica Federal, no âmbito das suas competências como Agente Operador do FGTS, trabalha com dados pessoais para desenvolver as suas atividades.
Do que trata essa Lei?
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais define regras para tratamento de dados pessoais por pessoas físicas, instituições públicas e empresas privadas.
O objetivo da LGPD é proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.
Com essa lei, você terá mais segurança de que seus dados pessoais serão usados de forma legítima, com a finalidade que foi informada a você, com o mínimo de tratamento necessário para as atividades a que são destinados, entre outros aspectos.
O que são dados pessoais?
São informações de pessoas físicas identificadas ou que possam ser identificadas de alguma maneira.
O que é tratamento de dados pessoais?
É uma operação realizada com os dados pessoais, desde a sua originação até o descarte, por pessoas físicas ou jurídicas (empresas ou órgãos e entidades públicos).
Pode ser: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, transmissão, armazenamento, eliminação, avaliação ou transferência dos dados.
A CAIXA, no âmbito das suas competências como Agente Operador do FGTS, realiza o tratamento de dados pessoais?
Sim. O tratamento de dados pessoais é uma atividade essencial para que a CAIXA consiga exercer seu papel de Agente Operador do FGTS com qualidade e segurança.
Para que o Agente Operador do FGTS utiliza seus dados pessoais?
- Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias;
- Aumentar a segurança e prevenção à fraude;
- Operar políticas públicas;
- Responder a suas dúvidas, solicitações, reclamações ou elogios;
- Verificar sua identidade, visando evitar fraudes, atividades ilegais ou não autorizadas;
- Comunicar, administrar e oferecer conteúdo e benefícios direcionados e específicos ao seu perfil e que podem ser de seu interesse;
- Enviar informações de saldos e movimentações em sua conta vinculada do FGTS por meio de mensagens;
- Contato por telefone, e-mail e envio de informações via SMS e/ou push;
- Monitorar, analisar as tendências, corrigir problemas e evoluir o uso do site e APP FGTS.
Como o Agente Operador do FGTS coleta seus dados pessoais?
Seus dados pessoais podem ser coletados por meio de uma ou mais opções apresentadas abaixo:
- Dados pessoais informados por você no uso dos nossos produtos e serviços;
- Dados pessoais informados pelo seu empregador ou contador responsável;
- Dados pessoais informados pelas Instituições Financeiras, no caso de pessoas físicas que realizaram financiamentos de imóveis utilizando recursos do FGTS;
- Dados pessoais que coletamos de parceiros de governo;
- Dados de navegação e do dispositivo.
Quais são os seus dados pessoais tratados pelo Agente Operador do FGTS?
Os dados pessoais tratados pelo Agente Operador do FGTS podem ser:
- Dados cadastrais: nome, documentos de identificação, CPF, nacionalidade, endereço, data de nascimento, filiação, gênero, entre outros;
- Dados de contato: endereço, telefone(s) e e-mail;
- Dados do vínculo empregatício: nome e inscrição do estabelecimento, data de admissão, categoria, matrícula, profissão (Código Brasileiro de Ocupação), remuneração sobre a qual incide o percentual de recolhimento do FGTS, dados dos depósitos do FGTS, data de desligamento da empresa, data da sua aposentadoria;
- Dados da sua conta bancária;
- Dados biométricos: fotografia de seu documento de identificação;
- Dados de contratação de nossos produtos e serviços: autorização para acesso, pelas instituições financeiras, a sua conta vinculada para uso em moradia própria, alienação e cessão fiduciária e outras autorizações;
- Endereço IP do dispositivo móvel utilizado para acessar nossos serviços.