Para que o seu empreendimento funcione 100%, você vai precisar pagar diversas despesas mensais, chamadas de custos fixos, como contas de água, luz, telefone, aluguel, salários, estoque e manutenção de equipamentos.
O importante é lembrar que você deverá pagar todas essas despesas mesmo que a sua empresa não fature nada ou não fature o suficiente naquele mês. Por isso, é necessário ter sempre um capital de giro.
Mas o que significa capital de giro?
Capital de giro é uma reserva de recursos financeiros que a empresa tem para assumir todos os custos operacionais e manter a empresa em pleno funcionamento. Uma expectativa razoável é manter reserva de capital de giro para os próximos seis meses (é só somar os custos e despesas fixos de um mês e multiplicar por seis).
O capital de giro está no seu estoque, no que o seu cliente comprou a prazo, no caixa ou na sua conta bancária. Um exemplo: quanto mais a sua empresa comprar estoque ou vender a prazo, mais capital de giro precisará ter para pagar as contas.
Quando sobra capital, você pode ficar tranquilo. Mas, se você precisar gastar mais do que tem, a sua empresa terá que pedir empréstimos, o que pode gerar dívidas e diminuir sua margem de lucro.