Nessa fase, o mais importante é não contar com a sorte. Invista seu tempo para pesquisar, estudar, elaborar seu plano de negócios e, principalmente, seja realista: você vai precisar colocar na ponta do lápis o valor exato que pode investir e quanto dinheiro ainda terá de gastar no futuro.
O investimento inicial reúne os gastos com a montagem da empresa, como instalações, estoques, reformas, móveis, veículos e qualquer outro item necessário para colocar seu negócio para funcionar.
Estabeleça um período de tempo para recuperar o investimento inicial, pois é depois desse prazo que você realmente terá lucro. Como isso pode levar algum tempo, você deve saber exatamente quanto vai gastar com os custos e as despesas do produto ou serviço que pretende oferecer.
Com o seu plano de negócios em mãos, você pode procurar sócios ou investidores para conseguir esse investimento inicial. Exemplo: se a sua empresa vale no plano de negócios R$ 100 mil, você vai precisar negociar com seus investidores pelo menos 20% desse valor, ou seja, R$ 20 mil. É sempre importante ter esse valor de referência para começar a negociação.