Para quem quer abrir um negócio
Quem não sonha em deixar de ser empregado e abrir o próprio negócio? Para evitar operações muito arriscadas e aumentar as chances do seu negócio dar certo, você vai precisar de muita criatividade, determinação e, acima de tudo, planejamento.
O primeiro passo é descobrir a sua vocação, afinal, não adianta abrir um pet shop se você não gosta de animais. Depois de decidir que tipo de negócio quer abrir, siga as dicas abaixo e monte seu planejamento financeiro, também chamado de plano de negócios:
- Busque cursos de capacitação e orientações sobre como abrir e gerenciar um negócio;
- Estude tudo a respeito do negócio que deseja abrir: pesquise os custos, as chances de sucesso, a localização mais adequada e quem será o público que vai consumir seu produto ou serviço;
- Pesquise seus fornecedores: identifique quem fornece a matéria-prima, os equipamentos, etc;
- Pesquise seus concorrentes: descubra como eles trabalham e entenda suas estratégias;
- Defina como será o trabalho: verifique se vai precisar de funcionários, embalagens e outros materiais;
- E não se esqueça da parte mais importante: defina seus objetivos! Quanto poderá investir? Em quanto tempo deseja obter algum retorno? Quais são seus objetivos a curto e longo prazo? Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio?
Para quem já é empreendedor
Você sabe qual é a condição econômica do seu negócio hoje? Fazer um planejamento financeiro vai te ajudar a saber qual a situação da sua empresa e a enxergar com clareza quanto você pode investir e quanto pretende faturar, gastar e lucrar. Assim, terá condições de definir a melhor estratégia para utilizar os seus recursos.
Separamos algumas dicas para te ajudar a fazer o planejamento financeiro da sua empresa:
- Registre e monitore todas as operações financeiras para ter controle do seu dinheiro;
- Faça uma estimativa das despesas, receitas, custos e investimentos: você pode utilizar o histórico de operações da sua empresa, mas não esqueça de considerar novos custos e despesas. O ideal é fazer anualmente;
- Elabore cenários para evitar problemas com a não realização do que foi projetado. Você pode considerar um cenário otimista, onde as receitas são maiores e/ou as despesas menores, e um cenário pessimista com números piores do que o projetado, para se preparar para um aumento da necessidade de caixa;
- Elabore estratégias: defina quais as ações necessárias para alcançar os resultados projetados.
- Crie políticas diversas: de recebimento - à vista, a prazo, no dinheiro, no boleto, no cartão de crédito, etc; de pagamento - se vai trabalhar com compras parceladas ou à vista; de distribuição de lucros - em que condições o lucro será distribuído, qual o percentual, qual a periodicidade, etc. As políticas podem mudar de acordo com o cenário projetado.
- Utilize ferramentas para controlar todas as atividades definidas nos itens anteriores. Assim, você saberá exatamente se está seguindo o que foi planejado e se os resultados estão sendo alcançados e terá condições de reajustar o planejamento, se for necessário.