Investir é o melhor caminho para os empreendedores aumentarem as suas chances de serem bem-sucedidos em suas atividades econômicas. Por meio dos investimentos, você pode aumentar as oportunidades do seu negócio prosperar, ampliando a infraestrutura ou comprando novas máquinas, equipamentos e tecnologias.
Além disso, investimentos em propaganda e na capacitação de seus profissionais melhoram a imagem da sua empresa, a produtividade dos seus funcionários, a qualidade de seus produtos/serviços e, consequentemente, a sua empresa lucra muito mais.
Quando se trata de investimentos financeiros, existem dúvidas sobre como e onde aplicar o capital de giro e as reservas da empresa. Um erro muito comum é deixar esses valores parados em conta corrente. Isso faz com que a empresa não apenas deixe de ganhar com investimento, mas que perca dinheiro por conta da inflação. É preciso fazer com que o dinheiro trabalhe em favor do negócio, o que significa que a sobra de recursos nunca deve ficar parada.
O que deve ser considerado na hora de investir?
Quando se fala em investimentos, apesar de não existir uma regra geral que seja aplicada a todos, vale destacar três pontos importantes que devem ser considerados:
Liquidez: Trata-se do tempo necessário para a sua aplicação se reverter em dinheiro na conta corrente. Para as empresas, a liquidez é essencial, pois podem precisar de aportes imprevisíveis, por exemplo, aproveitar uma boa oportunidade de comprar estoque ou para resolver um reparo emergencial em um equipamento.
Tributação: Nesse ponto, vale ressaltar que existem benefícios para pessoas físicas que não são estendidos às pessoas jurídicas. É o caso da isenção de IR nos lucros obtidos em LCI, LCA e CRI, por exemplo.
Perfil do Investidor: É classificado da mesma forma para pessoas físicas e jurídicas, de acordo com o risco e a liquidez desejados. É obrigatório o preenchimento antes da aplicação.
Nas próximas aulas, você vai conhecer os diferentes tipos de investimento. Entenda o funcionamento de cada um deles e, depois, procure o gerente do seu banco para descobrir qual é a aplicação que mais combina com o plano de negócios que você desenvolveu para a sua empresa.