Sabe-se que grande parte dos empreendedores, em algum momento da sua jornada, se depara com a necessidade de crédito de terceiros para financiamento das suas operações, consolidação ou desenvolvimento da sua empresa.
As causas são várias, por exemplo, o aumento não planejado de vendas, o mau gerenciamento do caixa, a inadimplência elevada e a necessidade de aquisição de novos equipamentos ou de expansão do espaço físico.
Ao buscar crédito, é importante que o empreendedor saiba com clareza o motivo que o levou a isso. Mais uma vez, se ressalta a necessidade de controlar as finanças da empresa e manter relatórios e demonstrativos atualizados para auxiliá-lo nessa decisão.
Conheça abaixo os principais produtos bancários de crédito que podem auxiliar o seu negócio:
Crédito rotativo
É um tipo de crédito que funciona semelhante a um “empréstimo de emergência”.
As formas mais comuns de crédito rotativo são o cartão de crédito e o cheque especial. Após avaliação de crédito, abre-se uma linha de crédito para a empresa com limite pré-estabelecido e que pode ser utilizado de forma automática pelo tomador, de acordo com suas necessidades.
A quantidade de crédito disponível aumenta e diminui na medida em que o dinheiro é utilizado ou pago. O cliente paga encargos somente pelos recursos usados e pelo tempo que os utilizou.
Esse tipo de crédito proporciona facilidades, mas deve ser utilizado com muita cautela, pois é a modalidade de crédito com a maior taxa de juros do mercado. Indicado para emergências e curto prazo.
Capital de giro
O capital de giro é um tipo de financiamento de curto a médio prazo e geralmente é utilizado para suprir carências de caixa e reorganizar o fluxo financeiro da empresa. Busca atender as obrigações financeiras cotidianas, como pagamento de salários, aluguel, comprar insumos, etc.
Principais vantagens desse tipo de crédito:
- Não é necessário comprovar a destinação dos recursos;
- A contratação do empréstimo é totalmente descomplicada.
O valor do financiamento é definido de acordo com a capacidade de pagamento da empresa.
Financiamentos
O financiamento é uma operação de crédito em que o recurso do credor (quem empresta - normalmente uma instituição financeira) tem uma finalidade específica. Ou seja, o tomador do recurso (quem recebe o dinheiro) só pode aplicá-lo em investimento específico previamente acordado e estipulado em contrato.