Para conseguir se organizar financeiramente, é preciso se conhecer e saber exatamente qual é o tamanho do seu orçamento, quanto você tem de dinheiro. Criar o hábito de manter um levantamento detalhado de suas finanças ajuda a identificar gastos desnecessários, enxugar despesas, encontrar possíveis alternativas de renda ou mudanças no estilo de vida que ajudem a deixar suas finanças em ordem. Então, comece assim:
Anote tudo o que
ganha
Comece anotando os ganhos com os quais pode contar (salários, benefícios, auxílios, vendas, serviços prestados, comissões), considerando qualquer tipo de remuneração que receba com alguma regularidade.
Anote tudo o que
gasta
Divida em duas categorias:
-
Despesas fixas - são aquelas pagas todos os meses com valores iguais ou parecidos (aluguel, prestações, mensalidade da faculdade).
-
Despesas variáveis - são aquelas cujos valores sofrem alterações por diferentes motivos (compras no mercado, conta do telefone, conta de energia, gastos com transporte).
Há também as chamadas despesas eventuais, que ocorrem de vez em quando e sem regularidade (conserto da casa, compra de roupa, remédio, dentista), além das despesas anuais como impostos, matrícula na escola, viagens.
Depois de fazer os dois levantamentos, é preciso fazer uma conta: tudo que ganha menos tudo que gasta para saber em que situação você se encontra atualmente.
Qual foi seu resultado?
Poupando: Seus ganhos são maiores que seus gastos e isso é muito bom. Você já está conseguindo reservar esse valor para um objetivo? Já está poupando? Anote seus planos (pequenos, médios e grandes planos) e planeje quanto você precisa poupar e por quanto tempo para atingir cada um de seus objetivos.
Equilibrando: Seu orçamento está equilibrado, não sobra dinheiro, mas também não falta. Que tal rever seus gastos para identificar possíveis gastos supérfluos? Assim, você poderá encontrar maneiras de começar a poupar para emergências ou para realizar um sonho, definindo um valor mensal e se mantendo firme nesse propósito.
Devendo: Você identificou que está gastando mais do que ganha, certo? O primeiro passo para mudar esta situação é revisar seu orçamento para identificar se há algum gasto supérfluo, algo que possa ser cortado do orçamento.
Se estiver com dívida em atraso, aqui vão algumas dicas:
- Escreva o nome de quem você deve e o valor da dívida.
- Inclua dívidas do cheque especial, prestações, faturas do cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.
- Após anotar tudo, é hora de escolher as dívidas para quitar primeiro, priorizando as contas de serviços essenciais, como água, luz, aluguel e aquelas com os juros mais altos.
- Você pode também tentar reduzir os gastos supérfluos e eliminar desperdícios, além de buscar gerar renda extra.
Próxima aulaAcesse outras aulas