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Pix na CAIXA

Por aqui, você encontra tudo o que precisa para usar o Pix. Tire todas as suas dúvidas e peça ajuda, se precisar.

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Principais dúvidas

 

Pix é um novo meio de pagamentos do Banco Central que permite a realização de transferências e pagamentos de valores financeiros em tempo real, 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Com o Pix, o dinheiro cai na hora! Pix também é o nome da própria transação.

Não, você não precisa se cadastrar. Para enviar ou receber um Pix você precisa ter uma conta bancária. Porém, para deixar tudo mais fácil, você pode cadastrar uma chave Pix, que é um código que você utilizará durante as suas transações.
A chave Pix é um código que torna o processo de enviar e receber dinheiro muito mais fácil. Para enviar ou receber dinheiro, não será mais necessário informar todos os dados da conta. Basta informar a chave Pix cadastrada! A chave Pix pode ser seu CPF, telefone celular, e-mail, chave aleatória ou um QR Code (parecido com um código de barras). A chave aleatória é gerada automaticamente pela CAIXA, seguindo as regras do Banco Central.
Importante: a chave aleatória é única e determinada exclusivamente pelo Banco Central, composta por 32 caracteres com letras e símbolos, não sendo possível realizar qualquer tipo de alteração.
Você pode cadastrar uma chave Pix nos aplicativos CAIXA e CAIXA Tem, no Internet Banking ou Gerenciador CAIXA, no caixa eletrônico ou na Central de Atendimento pelos números 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-104-0104 (demais regiões). A chave Pix também pode ser cadastrada em qualquer agência.
Não. A chave Pix não é obrigatória. Porém, para receber um Pix de forma simplificada sem utilizar todos os seus dados bancários, você precisa ter a chave Pix cadastrada. A chave Pix pode ser seu CPF, telefone celular, e-mail, chave aleatória ou um QR Code (parecido com um código de barras).
O Pix está disponível para todos! Você pode realizar transferências e pagamentos para pessoas físicas, empresas e entes governamentais, assim como receber transações. É fácil e rápido!
Sim, fique tranquilo! O Pix é tão seguro como fazer um TED ou DOC. As transações Pix são criptografas e possuem camada de segurança nos dados de autenticação. Além disso, as informações pessoais dos clientes também estão protegidas pela Lei do Sigilo Bancário e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sim. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix, desde que iniciada por quem recebeu o dinheiro, dentro do período de 90 dias.
Sim. Acesse a área do Pix nos aplicativos CAIXA e CAIXA Tem ou Internet Banking e selecione a opção “Receber”. Na próxima tela, escolha o tipo de chave e digite um nome identificador para a transação. Você pode digitar um valor ou pode gerar um código de recebimento sem valor específico. Após gerar o QR Code, basta compartilhar a imagem ou o código gerado para receber um Pix.
Não. O Pix é um novo meio de pagamento criado pelo Banco Central e está disponível no Internet Banking e nos aplicativos CAIXA e CAIXA Tem.
Você pode consultar as transações Pix por meio do Extrato Pix detalhado ou pelo seu extrato da conta. Caso tenha dúvidas sobre uma transação, verifique o extrato da conta para saber se ela foi concluída.
Caso você desconheça uma transação Pix, basta dirigir-se a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação na sua conta.
A portabilidade é a transferência das suas chaves Pix que tenha cadastrado em outro banco para sua conta na CAIXA e vice-versa. A portabilidade deve ser solicitada na instituição onde você deseja fazer o registro e depois deve ser confirmada na instituição que irá enviar as chaves de origem. Você tem até 7 dias para confirmar a portabilidade, quando solicitada.
Caso você tente registrar uma chave que já esteja registrada por outra pessoa, você pode reivindicar a posse da chave Pix . Neste caso, a pessoa que detém a chave será notificada e tem até 14 dias para confirmar ou cancelar a transferência da posse. Após esse prazo, a transferência da chave é confirmada automaticamente.
Você pode realizar quantas transações Pix quiser, respeitando os limites de valores estabelecidos para cada situação e para sua conta.
Confira abaixo os limites diários de transferências com o Pix por faixas de horário e canais de atendimento:

Faixas de horário Internet Banking e App CAIXA App CAIXA - smartphone validado pelo Mobile Forte App CAIXA Tem
06h01 às 22h R$5.000
R$30.000²
R$60.000³
R$1.2004
R$6005
22h01 às 00h R$3.500
R$3.500
R$1.2004
R$6005
00h01 às 06h R$1.500 R$1.500
R$1.2004
R$6005

1- Refere-se à solução Mobile Forte. | 2- Limite disponibilizado para Pessoa Física. | 3- Limite disponibilizado para Pessoa Jurídica. | 4- Limite diário de movimentação da conta. | 5- Limite por transação pelo app CAIXA Tem.


Validando o seu dispositivo móvel, você poderá realizar transações com limites mais altos. Para saber mais sobre a solução Mobile Forte, clique aqui.

Sim! Caso você utilize o app CAIXA para enviar Pix, você pode aumentar o limite diário aderindo à solução Mobile Forte. Basta fazer a adesão no aplicativo CAIXA pelo seu smartphone, concluindo o processo de habilitação em um caixa eletrônico ou na sua agência de relacionamento.

Fique ligado: os limites diários aumentados por meio da adesão ao Mobile Forte podem ser utilizados em transações Pix realizadas apenas pelo smartphone cadastrado.

Passo a Passo – Adesão ao Mobile Forte

  1. Efetue login no App CAIXA
  2. Acesse "senhas e configurações"
  3. Localize "alterar limites" e "gerenciar"
  4. Clique na opção “Aumentar Limites”
  5. Clique em “confirmar”
  6. Clique em “ok” e vá até o caixa eletrônico para habilitar o dispositivo.

Validação no Autoatendimento CAIXA

  1. Insira o cartão da conta
  2. Selecione “Desbloqueio de Celular/Computador”
  3. Digite no nº do dispositivo que deseja validar
  4. Selecione “Confirmar”.
Pronto! Seu dispositivo está validado.

Caso você precise de limites de valor ainda maiores do que o disponibilizado pela solução Mobile Forte ou não utilize smartphone para transações bancárias, você pode cadastrar uma conta de destino para aumento do limite em sua agência de relacionamento. Converse com seu gerente sobre essa possibilidade.

Neste momento, os clientes que utilizam o app CAIXA Tem para movimentação financeira possuem limite fixo de movimentação, não sendo permitido aumento.
Fique tranquilo, esta mensagem indica que a pessoa para quem você está enviando o valor não registrou esta chave Pix. Desta forma, entre em contato com o recebedor e solicite uma chave Pix válida ou os dados da conta para o envio do Pix.
Se a transação Pix realizada está com o status “Em processamento” mesmo após transcorrido o período de 24 horas, consulte seu extrato da conta para verificar se houve o débito. Caso tenha ocorrido o débito do valor referente ao Pix enviado, a transação Pix foi concluída normalmente. Se o valor não foi debitado, a transação não foi e não será concluída, e você poderá enviar novamente o Pix sem qualquer custo.
Em alguns casos, conforme a regulação do Banco Central, a CAIXA pode detectar situações que requeiram análise mais detalhada da transação. Nestes casos, você deverá ligar para Central de Atendimento e seguir as orientações conforme mensagem exibida no aplicativo.
Se o seu código de verificação não chegou, o passo-a-passo abaixo pode te ajudar:

  1. Confira se o número de celular que você digitou está correto.
  2. Olhe sua caixa de mensagens de SMS. Algumas vezes, o SMS chega, mas o aparelho não notifica. Se houve a configuração de “Spam/mensagens bloqueadas” é bom também dar uma olhada lá.
  3. Verifique o sinal de operadora. Em alguns momentos, o sinal do celular pode estar instável. Isso pode acontecer por um problema temporário ou mesmo pelo local, que não é coberto pela operadora.
  4. Cheque a memória interna do dispositivo. Quando o dispositivo está com a memória comprometida, pode ser que ele não consiga receber mensagens.
  5. Reinicie o celular. Após ser reiniciado, o celular pode voltar para os ajustes anteriores e solucionar o problema.
  6. Veja se o celular possui alguma atualização disponível. Existe a possibilidade de o aplicativo de mensagens estar com algum problema por conta de falhas no software.
  7. Confira o funcionamento do chip. Se ele não for reconhecido pelo celular, o telefone fica impedido de realizar chamadas ou receber SMS.

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Passo a Passo - Pix na CAIXA

Preparamos alguns vídeos tutoriais para te ajudar a usar o Pix na CAIXA. Veja como é rápido. É Pá, Pix!

Como cadastrar chaves Pix no App CAIXA

 

Como cadastrar chaves Pix no CAIXA Tem

 

Como usar o Pix no App CAIXA

 

Como usar o Pix no CAIXA Tem