1 Não dá pra falar de grana sem falar em como a gente consome, né? Ter um consumo consciente significa pensar bem antes, durante e depois de comprar. Assim, a gente cuida tanto do bolso quanto do planeta!
2 Para guiar decisões de consumo, que tal refletir com algumas perguntas-chave?
Por que comprar? Preciso mesmo desse item ou estou sendo levado por um impulso? Antes de adquirir, vale também considerar outras opções, como trocar ou pegar emprestado.
3 O que comprar? Para definir isso, analise o que as opções disponíveis oferecem, se atendem às suas necessidades do momento, se o produto é bom, seguro e se terá boa durabilidade.
4 Como comprar? Vai pagar à vista ou parcelado? Se for a prazo, terá condições de quitar as parcelas, considerando suas outras despesas? Já avaliou se tem o mesmo produto em seu bairro pra evitar o frete? Como vai levar as compras, em sacolas plásticas ou ecológicas?
5 De quem comprar? O fabricante se preocupa com o meio ambiente? Cuida dos recursos naturais, contribui pro desenvolvimento e o bem-estar da comunidade local? Trata adequadamente os seus colaboradores?
6 Como usar? Decidiu pela compra do produto, agora é atentar pra usufruir esse item, usá-lo até o final de sua vida útil. Caso quebre, tente consertá-lo em vez de trocar por um novo produto.
7 Como descartar? Se não vai mais usar um produto, há condições de repassá-lo pra outra pessoa? Dá pra reformá-lo pra uso diferente? Se ele já cumpriu mesmo o seu papel, descarte os resíduos de forma correta, pensando na reciclagem.
8O consumo consciente é uma ação individual que movimenta positivamente o coletivo.