WP_T015-409

Na internet

Confira algumas dicas para tornar os seus acessos online mais seguros, seja no Internet Banking ou nas redes sociais.

WP_T016

WP_T017-4885

ibc App CAIXA e Internet Banking
Topo

APP CAIXA e Internet Banking CAIXA

Para a CAIXA, segurança é prioridade também nos aplicativos e Internet Banking CAIXA. O acesso é protegido por códigos de segurança e são utilizadas duas senhas exclusivas (Senha de Acesso e Senha de Transação). Isso garante a você maior tranquilidade nas operações realizadas pela web.


Lembre-se de que a CAIXA não solicita sua Senha de Acesso e Senha de Transação numa mesma tela, e-mail ou contato telefônico.


Veja algumas dicas importantes de como se proteger ao utilizar os aplicativos CAIXA e Internet Banking CAIXA

  • Não forneça ou compartilhe sua Senha de Acesso e Senha de Transação e não as compartilhe com ninguém, nem mesmo com empregados da CAIXA ou pessoas que digam ser representantes da instituição;
  • A Senha de Acesso permite consultar a conta. A Senha de Transação, à movimentação de valores de sua conta por meio de pagamentos e transferências. Por isso, evite utilizar senhas iguais;
  • Memorize suas senhas. Nunca as anote em papel ou em qualquer outro lugar;
  • Reforce a sua proteção trocando suas senhas periodicamente;
  • Não reutilize senhas antigas;
  • Ao definir suas senhas, não use algarismos sequenciais (exemplo: 123456, 112233) ou repetidos (exemplos: 111111 ou 232323). Lembre-se: senhas difíceis de decorar também são difíceis de serem descobertas;
  • Resista à tentação de utilizar dados pessoais como senhas, evite números de telefone ou nome de parentes. Não se esqueça: quanto mais difícil for a senha, mais seguro você fica;
  • Lembre-se de que senhas difíceis de decorar também são difíceis de serem descobertas;
  • Não digite sua senha em celular/telefone de outras pessoas, pois os números poderão ser facilmente recuperados na memória do aparelho;
  • Não forneça seu Usuário ou Senha de Acesso para sites e aplicativos que não sejam desenvolvidos pela CAIXA. Não temos acordo de confiabilidade com nenhum deles. Todos os aplicativos da CAIXA disponíveis nas lojas do sistema Android, iOS e Windows Phone possuem como desenvolvedor a Caixa Econômica Federal;
  • Não acesse o Internet Banking CAIXA em computadores de desconhecidos ou públicos, especialmente em lan houses ou cyber cafés;
  • Sempre atualze seu antivírus;
  • Mantenha os navegadores de internet atualizados;
  • Ao acessar o Internet Banking CAIXA, verifique se o endereço começa com "https". Isso significa que está protegido com um certificado de segurança. 

Usuário e Senha de Acesso

Para acessar a sua conta pelos aplicativos CAIXA e Internet Banking CAIXA será necessário criar um Usuário e Senha de Acesso.

Usuário é o nome de identificação utilizado para acessar a sua conta, que é escolhido por você e deve possuir letras e números (alfanumérico).

A Senha de Acesso é utilizada junto com o Usuário e deve possuir de 6 a 8 letras e números (alfanumérico).

Clique aqui para saber como criar seu Usuário e Senha de Acesso.


Senha de Transação

Senha de Transação é utilizada para confirmar as operações, realizadas nos aplicativos CAIXA e Internet Banking CAIXA, como pagamentos, Pix, transferências e empréstimos.

Procure criar uma Senha que não lembre os seus dados pessoais.

Além disso, é recomendável trocá-la periodicamente e Senha de Transação nunca é solicitada por e-mail.

Lembre-se que a CAIXA nunca solicita sua Senha por e-mail, contato telefônico ou aplicativo de mensagens.

Senha de Transação Múltipla

Frequentemente, as empresas necessitam que dois ou mais sócios autorizem as transações bancárias, situação que também ocorre com pessoas que possuem contas conjuntas não solidárias. Por isso, foi criada a Senha de Transação Múltipla, que possibilita a criação de mais de uma Senha por conta-corrente e permite a utilização total dos serviços dos aplicativos CAIXA e Internet Banking CAIXA.

A Senha de Transação Múltipla nunca é solicitada por e-mail, ligação telefônica ou aplicativo de mensagens.

Para sua segurança a Senha de Transação:

  • Não deverá possuir caracteres especiais (*, #, ?...), como por exemplo: abril?51, banco#24;
  • Não deverá possuir espaços em branco, como por exemplo: brasil 4, micro 10;
  • Não deverá possuir sequência simples, como por exemplo: a12345, abcde1, caixa012;
  • Não deverá possuir sequência alternada, como por exemplo: a1d2h3, a1b8c4;
  • Não deverá possuir mais de duas letras ou números repetidos, como por exemplo: 1ABACAXI (três repetições da letra A), a1d1f1 (três repetições do número 1).

Clique aqui para saber como gerar sua Senha de Transação.


Cadastramento de Dispositivo

Cadastramento de dispositivo (celular, computador ou notebook) é o processo de segurança obrigatório para que apenas o(s) equipamento(s) cadastrado(s) tenha(m) acesso e realize(m) transações na sua conta pela internet.

Empregados CAIXA jamais entrarão em contato com você solicitando o cadastro de um novo dispositivo. 

Clique aqui para conhecer o passo a passo de como cadastrar seu dispositivo.


Teclado virtual

A Senha de Acesso e Senha de Transação são fornecidas pelo cliente no Internet Banking CAIXA (computador/notebook) por meio do teclado virtual.

Toda a comunicação entre o teclado virtual e o seu computador/notebook utiliza uma tecnologia que oferece segurança máxima na transmissão de dados via internet, conhecida como SSL (Secure Sockets Layer) que usa chaves criptográficas de 128 bits.

Os dados são transmitidos criptografados, não possibilitando a sua captura ou leitura. Essa tecnologia é reconhecida em nível mundial e adotada em praticamente todos os sites que efetuam transações comerciais no mundo.


Saiba mais

WP_T017-5620

seguranca-aplicativo Segurança nos Aplicativos da CAIXA
Topo

Segurança nos Aplicativos da CAIXA


Para proteger sua conta, os aplicativos da CAIXA usam várias medidas de segurança. Se você tentou acessar um aplicativo da CAIXA e recebeu uma mensagem de "violação de segurança" ou "dispositivo inseguro", significa que nosso sistema identificou algo na configuração do seu celular que pode representar um risco. Mas não se preocupe! Temos algumas dicas para te ajudar a resolver isso:

1. Desativar modo debug/desenvolvedor

O modo desenvolvedor ou debug é uma funcionalidade presente nos dispositivos que permite alterar o código do sistema ou do aplicativo. Enquanto este modo estiver ativo o acesso aos aplicativos CAIXA ficam bloqueados. Portanto, essa pode ser, a principal causa desse tipo de problema, então comece por aqui:

  • Acesse as "Configurações" do seu celular.
  • Procure por "Opções do desenvolvedor" ou algo parecido (o nome pode variar dependendo da marca do seu celular).
  • Se essa opção estiver ativada, desative-a.

Não encontrou as "Opções do desenvolvedor"?

  • Consulte o manual do seu celular ou procure informações no site do fabricante.
  • Se ainda tiver dificuldades, procure uma assistência técnica de confiança.

2. Desativar VPN ou aplicativos que alteram a localização

Verifique se você está usando algum aplicativo de VPN (Rede Virtual Privada) ou um aplicativo que modifique a sua localização.

Para verificar se há uma VPN ativa, siga esses passos:

  • Acesse as "Configurações" do seu celular.
  • Procure por "Redes” ou “Conexões" e na sequência acesse a opção “VPN” e confira se há alguma conexão ativa.
  • Se essa opção estiver ativada, desative-a e tente acessar o app da CAIXA novamente.

Não encontrou o menu "VPN”?

  • Consulte o manual do seu celular ou procure informações no site do fabricante.
  • Se ainda tiver dificuldades, procure uma assistência técnica de confiança.

3. Remover riscos de segurança decorrentes de versões modificadas do Android ou iOS (remover Root/Jailbreak)

  • Root (em Android) e Jailbreak (em iPhone) são processos que removem as restrições do sistema operacional do celular, dando acesso a configurações avançadas. No entanto, eles também abrem brechas de segurança, expondo seu aparelho a riscos.
  • Remover o Root/Jailbreak pode ser um pouco complicado. Se você não se sentir seguro para fazer isso sozinho, procure uma assistência técnica de confiança.

4. Restaurar o celular para as configurações de fábrica

Importante: Restaurar o celular para as configurações de fábrica apaga todos os seus dados. Por isso, faça um backup de tudo o que for importante antes de prosseguir.

  • Essa opção pode resolver o problema em alguns casos mais complexos.
  • Acesse as "Configurações" do seu celular e procure por "Restaurar" ou "Redefinir".

5. Evite baixar aplicativos fora da loja oficial do seu aparelho

  • Muitas vezes esses aplicativos alteram as configurações de segurança do seu aparelho, colocando os seus dados pessoais e bancários em risco.
  • NÃO baixe aplicativos que prometam solucionar os bloqueios de segurança dos aplicativos CAIXA.

Se você seguiu as dicas acima e ainda não conseguiu acessar o aplicativo da CAIXA, ou se não se sente confortável em realizar algum desses procedimentos, procure uma assistência técnica de confiança. Eles poderão te dar o suporte necessário.

Estamos sempre trabalhando para garantir a sua segurança e a melhor experiência com nossos aplicativos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Alô CAIXA:

  • 4004 0 104 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  • 0800 104 0104 (Demais Regiões)

Opção: Suporte aos aplicativos, sites, caixa eletrônico ou SMS => Aplicativo CAIXA Tem ou Outros Aplicativos.

WP_T017-4883

redes Redes Sociais
Topo

Redes Sociais

​As redes sociais são plataformas de interação que todo mundo gosta de usar, mas é bom ficar atento com as suas interações. Desconfie de recados que tragam links suspeitos, ou vídeos/fotos que parecem não estarem funcionando, pois eles podem direcioná-lo para sites falsos e até instalar programas maliciosos no seu computador.

Na dúvida, entre em contato direto com quem lhe enviou para saber se o recado é legitimo. Evite também incluir pessoas desconhecidas nas suas redes e tenha o hábito de mudar suas senhas para evitar clonagens ou invasão de perfis.

Fique atento: todas as redes sociais da CAIXA possuem símbolo de perfil verificado ao lado do nome e em nenhum atendimento será solicitada sua senha ou login de acesso.

WP_T017-4884

email E-mail
Topo

E-mail

Ao utilizar o seu e-mail sempre verifique o remetente antes de abrir a mensagem, verifique com antivírus os anexos e nunca clique em links suspeitos.

Muitos golpes chegam através de e-mail fraudulentos que se passam por instituições sérias. Eles usam o phishing (termo que faz alusão à isca) para atrair a atenção e fazer com que uma pessoa realize uma ação especifica, como acessar links maliciosos, habilitar novos dispositivos, fazer transferências e até mesmo obter seus dados e suas senhas.

Lembre-se a CAIXA não envia links sem sua solicitação e jamais pede suas senhas por e-mail.

WP_T014

WP_T051

Outros produtos CAIXA

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›