Um olhar de cuidado da CAIXA para as mulheres
A CAIXA sabe que um olhar de cuidado pode fazer toda a diferença, principalmente quando o assunto é o apoio e a parceria com a luta das mulheres quando elas mais precisam.
O projeto Abrigo Amigo não é a primeira e nem será a última ação da CAIXA em prol das mulheres. Esta é apenas mais uma iniciativa do banco, que desde o começo, construiu uma história de parceria e apoio a elas.
Por meio do mapeamento dos pontos de ônibus situados em locais de maior vulnerabilidade, a CAIXA substituiu os antigos MUBs (Mobiliários Urbanos Brasileiros) por MUBs inteligentes, equipados com câmera noturna, microfone, sensor de segurança, conexão com a internet e um botão virtual. Assim, entre 20h e 5h, caso o sensor detecte a presença de uma pessoa no ponto, o anúncio do MUB dá lugar a uma tela com um botão que conecta a pessoa a uma atendente por meio de chamada de vídeo. Uma companhia para que a mulher se sinta mais segura durante o tempo de espera e, também, amparada em alguma possível emergência.
O impacto da ação é relevante, já que a mídia exterior é o segundo meio mais consumido pela população em geral e pelas mulheres. Ao todo, são 10 abrigos de ônibus, sendo 7 em São Paulo, 2 em Campinas e 1 no Rio de Janeiro, em pontos considerados vulneráveis pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado, considerando os ambientes que se tornam mais inóspitos em períodos noturnos e, também, estatísticas de assalto ou outros riscos.