WP_T026-1120

Saúde e bem-estar

​Objetivo ODS 03: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.


WP_T016

WP_T017-4661

oque O que é
Topo

Indicadores

3.1 - Até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos.

3.2 - Até 2030, acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, com todos os países objetivando reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por 1.000 nascidos vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos 25 por 1.000 nascidos vivos.

3.3 - Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis.

3.4 - Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.

3.5 - Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool.

3.6 - Até 2020, reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas.

3.7 - Até 2030, assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais.

3.8 - Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos.

3.9 - Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo.

3.a - Fortalecer a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco em todos os países, conforme apropriado.

3.b - Apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para as doenças transmissíveis e não transmissíveis, que afetam principalmente os países em desenvolvimento, proporcionar o acesso a medicamentos e vacinas essenciais a preços acessíveis, de acordo com a Declaração de Doha, que afirma o direito dos países em desenvolvimento de utilizarem plenamente as disposições do acordo TRIPS sobre flexibilidades para proteger a saúde pública e, em particular, proporcionar o acesso a medicamentos para todos.

3.c - Aumentar substancialmente o financiamento da saúde e o recrutamento, desenvolvimento e formação, e retenção do pessoal de saúde nos países em desenvolvimento, especialmente nos países menos desenvolvidos e nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

3.d - Reforçar a capacidade de todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, para o alerta precoce, redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde.

Saiba mais

WP_T031

Topo

Contribuições Positivas CAIXA

  • CAIXA Hospitais

    Linha de crédito destinada às entidades filantrópicas e filiais de entidades não filantrópicas conveniadas com o SUS que tenham recursos financeiros a receber do Ministério da Saúde (MS)/Fundo Nacional de Saúde (FNS) referentes aos serviços ambulatoriais e de internações hospitalares prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a manutenção de serviços de saúde à população.

    Saiba mais
  • Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA)

    Linha de financiamento destinada ao Setor Público (Municípios, Estados e Distrito Federal) que apoia financeiramente investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construção de escolas, creches, hospitais, entre outros.

    O FINISA contribui para a melhoria das condições de vida da população, proporcionando a geração de empregos e renda por meio do apoio financeiro aos Estado e Municípios na execução de ações orçamentárias enquadradas como Despesa de Capital.

    Saiba mais

    Cartilha FINISA 1

  • Programas Regionais de Transferência de Renda

    Programas de transferência de renda, geridos por Governos Estaduais ou Municipais e operados pela CAIXA, que tem como objetivo complementar ao Programa Auxílio Brasil, gerido pelo Governo Municipal do Rio de Janeiro e operado pela CAIXA, que tem como objetivo tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza.

    Atualmente, a CAIXA realiza o pagamento dos seguintes programas regionais:

    Cartão Família Carioca - Governo Municipal do Rio de Janeiro;

    Programa Bolsa Escola do Ipojuca – Governo Municipal do Ipojuca/PE

    Projeto Primeiro Passo – Governo Municipal de Salvador 

    Auxílio Moradia – Governo Municipal Salvador

    Projeto Mané Dendê - Governo Municipal Salvador 

    Programa Renda Cidadã - Governo Estadual de Goiás

    Programa Abono Natalino – Governo Estadual da Paraíba 

    Programa Nota Fiscal Solidária - Governo Estadual de Pernambuco 

    Programa Cartão Criança Alagoana - Governo do Estado de Alagoas


  • Selo Município Azul + CAIXA

    Instrumento desenvolvido pela CAIXA que reconhece e incentiva Municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local.

    Para o recebimento do Selo Município Azul + CAIXA, serão avaliados aspectos ambientais, sociais, climáticos e de governança por meio de 20 (vinte) critérios, dentre os quais:

    • acesso à água
    • acesso à coleta de esgoto;
    • índice de tratamento de esgoto;
    • coleta seletiva;
    • saneamento básico;
    • cobertura de atenção básica de saúde;
    • qualidade educação básica;
    • vulnerabilidade social.

    Saiba mais
  • Produtos/serviços citados pelas áreas, que não estão no site da CAIXA

    Orçamento Geral da União - Transferência de Recursos:

    • Programa 5032 - Rede de suporte social ao dependente químico: Cuidados, Prevenção e Reinserção social;
    • Programa 2015 - Aperfeiçoamento do SUS.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável