WP_T026

Vida terreste

​Objetivo ODS 15: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

WP_T016

WP_T017-4770

indicadores Indicadores
Topo

Indicadores

15.1 - Até 2020, assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais.

15.2 - Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente.

15.3 - Até 2030, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradado, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo.

15.4 - Até 2030, assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade, para melhorar a sua capacidade de proporcionar benefícios que são essenciais para o desenvolvimento sustentável.

15.5 - Tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais, deter a perda de biodiversidade e, até 2020, proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas.

15.6 - Garantir uma repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos e promover o acesso adequado aos recursos genéticos.

15.7 - Tomar medidas urgentes para acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da flora e fauna protegidas e abordar tanto a demanda quanto a oferta de produtos ilegais da vida selvagem.

15.8 - Até 2020, implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.

15.9 - Até 2020, integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade ao planejamento nacional e local, nos processos de desenvolvimento, nas estratégias de redução da pobreza e nos sistemas de contas.

15.a - Mobilizar e aumentar significativamente, a partir de todas as fontes, os recursos financeiros para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas.

15.b - Mobilizar recursos significativos de todas as fontes e em todos os níveis para financiar o manejo florestal sustentável e proporcionar incentivos adequados aos países em desenvolvimento para promover o manejo florestal sustentável, inclusive para a conservação e o reflorestamento.

15.c - Reforçar o apoio global para os esforços de combate à caça ilegal e ao tráfico de espécies protegidas, inclusive por meio do aumento da capacidade das comunidades locais para buscar oportunidades de subsistência sustentável.

Saiba mais

WP_T031

vida-terrestre Programas sociais
Topo

Contribuições positivas CAIXA

  • Financiamento ESG Ecoeficiência

    O produto destina-se a pequenas, médias e grandes empresas que desejem investir nas ações de sustentabilidade, promovendo a utilização de energias renováveis e a redução de insumos, de resíduos e da emissão de gases causadores do efeito estufa, bem como ao financiamento de bens/equipamentos/veículos, dentre outros.

    Saiba mais
  • Crédito PJ Bens de Consumo Durável Ecoeficiência

    Destina-se ao atendimento de empresas que buscam a melhoria dos seus processos produtivos, financiando a aquisição de máquinas, equipamentos, ou mesmo sistemas, que apresentem atributos para reduzir o impacto ambiental e o uso de recursos naturais decorrentes das atividades da empresa, tais como:

    • sistemas de micro e minigeração de energia por fontes renováveis;
    • sistema de aquecimento solar de água;
    • eficiência energética.

    Saiba mais
  • Selo Casa Azul + CAIXA

    Instrumento voluntário desenvolvido pela CAIXA que reconhece e incentiva a adoção de práticas de sustentabilidade nos projetos de empreendimentos habitacionais de prefeituras, associações, construtoras, incorporadoras ou companhias de habitação que apresentem projetos para financiamento pela CAIXA que contemplem critérios relacionados a qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão de água e práticas sociais, dentre os quais:

    • recuperação de áreas degradadas;
    • coleta seletiva;
    • fontes alternativas de energia;
    • formas e escora reutilizáveis;
    • madeira plantada ou certificada;
    • adequação às condições físicas do terreno;
    • gestão de resíduos da construção e utilização na pavimentação;
    • orientação e educação ambiental aos moradores e trabalhadores.

    Saiba mais
  • Crédito Rural CAIXA

    Com o crédito Rural CAIXA, na modalidade de investimento, o produtor rural pode financiar a implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e a realização de serviços relacionados à melhoria da atividade agropecuária na propriedade. Possibilita a inovação tecnológica bem como o acesso a tecnologias sustentáveis, a exemplo da geração de energia renovável, uso eficiente da água e tratamento de resíduos; além do financiamento para recuperação de pastagens degradas, correção e proteção dos solos, implantação de sistemas de Plantio Direto na palha e sistemas de Integração Lavoura Pecuária e Florestas.

    Saiba mais
  • Produtos/Serviços que não possuem informações na página da CAIXA

    • CAIXA Políticas Públicas (FCA);
    • Saiba mais

    • Fundo de Compensação Ambiental – FCA ;
    • Saiba mais

    • Orçamento Geral da União - Transferência de Recursos
    • Programa 1041 - Ação 21A8 Formulação e implementação de estratégias para promover a proteção, a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, da vegetação nativa e do patrimônio genético – MMA.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável