Institucional
Atendimento
Para Você
Benefícios do Trabalhador
Programas Sociais
Serviços
Para sua Empresa
Poder Público
Benefícios do Trabalhador>
Programas Sociais>
Serviços>
CAIXA › Para você › Investimentos › Poupança Social Digital CAIXA Tem
A Poupança Social Digital é modalidade simplificada de poupança, aberta de forma automática pela CAIXA, para beneficiários de programas sociais do governo, com limite mensal de créditos de R$ 5.000,00. A movimentação da Poupança Social Digital é feita, principalmente, pelo aplicativo CAIXA Tem.
A Poupança CAIXA Tem é modalidade de poupança digital aberta por solicitação do proponente via aplicativo CAIXA Tem, para o cliente que não possua outra poupança digital e não possui limite de entrada de recursos.
Para isso, basta acessar a Google Play Store ou a Apple Store diretamente no seu celular, baixar o aplicativo CAIXA Tem e solicitar a abertura da sua poupança.
A Poupança Social Digital é aberta automaticamente pela CAIXA para repasse de benefícios sociais pagos pelo governo, conforme autoriza a Lei 14.075/2020.
A senha da Poupança Social Digital é cadastrada no primeiro acesso no aplicativo CAIXA Tem. Pode ser recuperada no próprio aplicativo clicando em "Esqueceu sua senha? Recuperar senha.
A área gestora do benefício analisa cada situação e verifica a possibilidade de o crédito ser realizado em outra modalidade de poupança. Não sendo possível, a Poupança Social Digital será aberta e o crédito do benefício, realizado nela.
Indicando o seu CPF no aplicativo CAIXA Tem, você consegue saber se a Poupança Social Digital foi aberta para você em atendimento à Lei 14.075/2020 ou no Portal do Cidadão no endereço: https://cidadao.caixa.gov.br/#/home
Sim. A Poupança Social Digital é uma conta bancária comum, você pode fazer ou receber depósitos nela normalmente.
Não há tarifa de manutenção das poupanças e os serviços básicos gratuitos são garantidos nas duas modalidades.
A Poupança Social Digital oferece os seguintes serviços básicos gratuitos:
Serão cobradas as tarifas de cada tipo de serviço.
Para saber os valores, acesse a Tabela de Tarifas vigente
Não. A Poupança Social Digital é aberta de forma automática para crédito de benefícios sociais e a Poupança CAIXA Tem aberta pelo cliente, porém, com movimentação realizada, principalmente, pelo aplicativo CAIXA Tem.
A movimentação das Poupanças Social e CAIXA Tem pode ser realizada pelos canais:
Sim, os limites diários para transações no aplicativo são:
Se o valor de créditos (depósito, Pix, transferências recebidas, créditos de salário ou benefícios) ultrapassar R$ 5.000,00 no mês e a conta esteja com os dados cadastrais desatualizados, será necessário fazer atualização do seu cadastro.
Para aquisição de cartão de débito físico, é necessário realizar a solicitação em uma agência CAIXA.
O Cartão virtual de débito permite compras eletrônicas pela internet ou em aplicativos que aceitem pagamentos com cartão de débito da bandeira Elo. Ele permite compras à vista, desde que haja saldo disponível na sua Poupança.
O Cartão virtual de débito possuiu os mesmos dados de um cartão físico, com a diferença de que o Código de Segurança (3 números) é trocado a cada compra ou consulta, tornando o seu uso ainda mais seguro. Assim, o cliente deve consultar o Código de Segurança antes de cada transação.
Sim, a remuneração é a mesma aplicada para todas as modalidades de Poupança Pessoa Física.
A regra da poupança determina que a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas:
I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e
II - a remuneração adicional, correspondente a:0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.
Os rendimentos da Poupança Social Digital são creditados na data base, ou seja, a cada 30 dias após o depósito. Então, uma conta geralmente possui diversas datas base para recebimento dos juros e correção monetária. Por exemplo: se você fez um depósito dia 03, a data base é todo dia 03, então a remuneração entra na sua conta sempre nesse dia.
Para os depósitos efetuados nos dias 29, 30 e 31, a data base é a partir do dia 1º do mês subsequente ao depósito.
Quando a data base coincidir com sábado, domingo ou feriado bancário, os rendimentos são disponibilizados no primeiro dia útil subsequente.
Basta realizar a atualização cadastral no aplicativo CAIXA Tem ou em qualquer agência CAIXA.
Se a sua conta só aceita o ingresso de recursos de benefícios sociais, isso significa que você precisa atualizar suas informações de cadastro na CAIXA.
Não. Mesmo após terminar o pagamento dos benefícios você pode continuar usando a sua poupança social digital normalmente.
Por determinação do Banco Central, sempre que a CAIXA verifica irregularidade na conta, deve promover o seu encerramento.
O encerramento pode ser solicitado pelo titular da poupança no Aplicativo CAIXA Tem, no menu Ajustes (iOS) – Minha Conta – Encerrar minha conta ou Configurações (Android) > Minha Conta - Encerrar minha conta.
Caso não possua o aplicativo CAIXA Tem, poderá efetivar a solicitação em qualquer agência CAIXA ou pela ferramenta Fale Conosco, em que o cliente deve informar seus dados pessoais e no campo mensagem registrar sua solicitação de encerramento.
Caso você encerre sua conta e tenha direito a um benefício social que seja pago por meio da conta Poupança Social Digital, uma nova conta será aberta automaticamente para o recebimento, conforme autoriza a Lei 14.075/2020.
A Política de Privacidade explica como e quando seus dados são usados pela CAIXA e quais as finalidades de uso. Ela é importante porque garante seus direitos e preserva sua privacidade, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Não. O serviço de atualização cadastral é totalmente gratuito.
Tenha os produtos e serviços da CAIXA onde você estiver.
Baixe na Play Store
Baixe na App Store
Utilize o crédito com responsabilidade.Liste sua renda e suas despesas para descobrirse o empréstimo cabe no seu orçamento.
Consulte os telefones da CAIXA Saiba mais
Aplicativos da CAIXA Conheça
Encontre a CAIXA Será um prazer atendê-lo.
WhatsApp CAIXA Tire suas dúvidas pelo número 0800 104 0 104
Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.
Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.
A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.
As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.
Você abriu a modal mensagem de alerta!
Você abriu a modal mensagem de atenção!
Você abriu a modal mensagem de erro!
Você abriu a modal mensagem de confirmação!