A Poupança Social Digital funciona igual a uma Poupança CAIXA comum?
Não. A Poupança Social é digital, possui cartão de débito virtual e possui um limite de créditos mensais de R$ 5.000,00.
Caso exceda o valor de R$ 5 mil a poupança será bloqueada. Neste caso, você pode optar por transformar sua Poupança Social Digital CAIXA em Poupança Digital CAIXA, nela você não tem o limite de movimentação e conta com outras vantagens.
Se você não usa o aplicativo CAIXA Tem pode ainda desbloquear sua conta em qualquer Agência da CAIXA, mediante apresentação dos seu documento de identificação.
Como posso movimentar o dinheiro que está na minha Poupança Social Digital?
A movimentação da Poupança Social Digital é feita pelo aplicativo CAIXA Tem. No aplicativo você pode:
- Pagar suas contas e transferir dinheiro;
- Fazer compras com o Cartão Virtual de Débito;
- Fazer Saque Sem Cartão usando o CAIXA Tem nos caixas eletrônicos, Unidades Lotéricas e/ou Correspondentes.
*Para os beneficiários do Bolsa Família, é possível movimentar a conta utilizando o cartão social.
Existe limite de movimentação da Poupança Social Digital?
Os serviços da Poupança Social Digital possuem alguns limites diários ou mensais:
- Compra no Cartão de Débito Virtual R$ 1.000,00 por dia;
- Envio de Pix, R$ 1.200 por dia e R$ 600 por transação;
- Saque R$ 1.200,00 por dia.
Se o valor de créditos (depósito, Pix, transferências recebidas, créditos de salário ou benefícios) ultrapassar R$ 5.000,00 no mês, a conta será bloqueada e para desbloquear você precisará fazer atualização do seu cadastro, transformando a conta em Poupança CAIXA Tem.
Saiba mais sobre a Poupança CAIXA Tem.
Posso fazer transferências para outros bancos pela Poupança Social Digital?
Sim, no CAIXA Tem, na opção Transferir Dinheiro, você pode selecionar outros bancos ou pode usar o PIX.
Quando receberei o cartão da Poupança Social Digital?
A Poupança Social Digital não envia cartão de débito físico para o cliente, mas dentro do CAIXA Tem você acessa o seu cartão virtual de débito e com ele você pode fazer compras.
Como funciona o Cartão Virtual de Débito?
O Cartão Virtual de Débito permite somente compras eletrônicas pela internet ou em aplicativos que aceitem pagamentos com cartão de débito da bandeira Elo. Ele permite compras à vista, desde que haja saldo disponível na Poupança Social Digital.
O Cartão Virtual de Débito possuiu os mesmos dados de um cartão de plástico, com a diferença de que o Código de Segurança (3 números) é trocado a cada compra ou consulta, tornando o seu uso ainda mais seguro. Assim, o cliente deve consultar o Código de Segurança antes de cada transação, não devendo anotá-lo ou tirar foto.
Posso realizar saques a qualquer momento?
O saque pode ser realizado a qualquer momento. Entretanto, os saques respeitam o calendário de pagamento dos benefícios.
Posso fazer ou receber depósitos na Poupança Social Digital?
Sim. A Poupança Social Digital é uma conta bancária comum, você pode fazer ou receber depósitos nela normalmente.
Caso a sua conta não esteja acatando o recebimento de depósitos, sua conta pode estar bloqueada por ter ultrapassado a ingresso de recursos de R$5.000,00 ou porque o seu cadastro na CAIXA possui informações desatualizadas ou incompletas.
Nos dois casos de bloqueio, você pode liberar a sua conta para receber depósitos, em menos de 7 minutos diretamente pelo aplicativo CAIXA Tem, acessando a opção de atualize seu cadastro. Essa opção promove a transformação da sua conta em Poupança Digital, permitindo o ingresso de recursos de qualquer natureza (DOC, TED e outras modalidades de transferências) retirando a trava de movimentação de R$5.000,00 e permitindo, caso você deseje, acesso a seguros e empréstimos.
Caso você não consiga acessar ou não use o aplicativo CAIXA Tem, a atualização do cadastro também pode ser realizada em qualquer Agência da CAIXA, mediante apresentação do seu documento de identificação. Mas lembre-se: essa opção não converte a sua conta em Poupança Digital. Nas Agências, suas informações serão apenas atualizadas, sendo a partir disso, liberado o ingresso de recursos de qualquer natureza na sua Poupança Social Digital.
A Poupança Social Digital tem remuneração igual à Poupança da CAIXA?
Sim, a remuneração dessa conta é a mesma aplicada para todas as modalidades de Poupança Pessoa Física.
A regra da poupança determina que a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas:
I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e
II - a remuneração adicional, correspondente a:
0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou
70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.
Minha Poupança Social Digital rende que dia? Que dia o rendimento estará na minha conta?
Os rendimentos da Poupança Social CAIXA são creditados na data base, ou seja, a cada 30 dias após o depósito. Então, uma conta geralmente possui diversas datas base para recebimento dos juros e correção monetária. Por exemplo: se você fez um depósito dia 03, a data base é todo dia 03, então a remuneração entra na sua conta sempre nesse dia. Para os depósitos efetuados nos dias 29, 30 e 31, a data base é a partir do dia 1º do mês subsequente ao depósito. Quando a data base coincidir com sábado, domingo ou feriado bancário, os rendimentos são disponibilizados no primeiro dia útil subsequente.
Fiz um depósito na Poupança Social Digital e o dinheiro ainda não entrou na conta. O que aconteceu?
Quando o depósito é feito no caixa de uma agência ou em uma lotérica em dinheiro, o valor entra na conta que você informou no mesmo momento. Mas quando o depósito em dinheiro é feito nos caixas eletrônicos, precisa esperar o prazo de conferência do envelope, ou seja, um empregado do banco irá pegar o envelope, conferir o valor e fazer o depósito. Somente depois disso que o valor ficará disponível na sua conta. Mas atenção, se o depósito foi feito em cheque, o valor somente estará na conta após a compensação.