O Tesouro Direto é um programa criado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), sendo uma importante alternativa de investimento para Pessoas Físicas.
O cadastro no Tesouro Direto poderá ser efetuado por você mesmo através do Internet Banking CAIXA, ou da agência onde possui sua conta corrente. Finalizado seu cadastro na CBLC/Tesouro Direto, você receberá uma senha provisória no e-mail que você informou durante o cadastro e, após alteração desta senha seguindo as instruções do site, você poderá investir em Títulos Públicos Federais diretamente pela Internet, no site do Tesouro.
Os investimentos no Tesouro Direto deverão ser múltiplos de 0,01 título ou 1% (um por cento) do valor de um título, já descontando as taxas de serviços cobradas.
O limite máximo de investimento por pessoa é de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) por
mês. Esse limite deve ser considerado para a carteira de títulos adquirida pela pessoa durante o
mês, e não para cada título separadamente.
Investimentos (Compra)
A liquidação do investimento efetuados das 0h00 as 18h00 dos dias úteis, ocorre no mesmo dia útil (D0) ao comando da operação realizado no site do Tesouro Direto, assim o cliente deve disponibilizar o valor total do investimento (valor dos títulos somado às taxas de serviços) na sua conta corrente da CAIXA imprescindivelmente no mesmo dia útil da compra até as 18h.
Os investimentos realizados em dias úteis, de 18h00 às 0h00, finais de semana e feriados, deverão ter os recursos disponíveis (valor dos títulos somado às taxas de serviços) na conta corrente CAIXA, no próximo dia útil (D1) imprescindivelmente até às 18h00. Neste período, os preços e taxas dos títulos exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência, e serão liquidados com o preço de abertura do dia útil posterior à operação.
Resgate Antecipado (Venda) dos Títulos
Os resgates efetuados das 00h30 às 18h, nos dias úteis, serão processados com os preços e taxas disponíveis no momento da transação, e o credito será realizado:
- no mesmo dia da inserção do protocolo de venda para as operações realizadas até 13h00;
- para os protocolos gerados após as 13h00, o valor do crédito será no dia útil seguinte à operação.
Os resgates realizados a partir das 18h00 da sexta-feira, ao longo de todo o fim de semana, das 18h da véspera de feriado, e de todo o feriado, terão as operações liquidadas com os preços de abertura do dia útil seguinte, pois os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto nestes dias são apenas para referência.
IMPORTANTE:
Nos dias úteis, das 5h às 9h30, o sistema fica em manutenção, semelhante ao que ocorre hoje.
O valor do resgate dos protocolos gerados após às 13h00 é creditado em conta no dia útil seguinte à operação, sendo assim, esse valor não pode ser considerado para liquidar os investimentos realizados no mesmo dia.
As operações de investimento e resgate dos títulos são realizadas única e exclusivamente pelo investidor no site
https://www.tesourodireto.com.br/, na área exclusiva do Tesouro Direto.
Para proteger o investidor, os investimentos e resgates podem ser suspensos ao longo do dia, a fim de garantir que os preços e taxas dos títulos estejam sempre alinhados com os parâmetros de mercado.
Características e Rendimentos dos Títulos
Cada tipo de título possui uma forma diferenciada de rentabilidade, podendo ser:
Títulos Prefixados
O investidor sabe o valor que irá receber se ficar com o título até a data de vencimento, ou seja, a rentabilidade é determinada no momento do investimento:
-
Tesouro Prefixado (LTN): esse título possui fluxo de pagamento simples, ou seja, o investidor faz a aquisição e recebe o valor de face (valor investido somado à rentabilidade), na data de vencimento do título;
-
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F): diferentemente da LTN, seu rendimento é recebido pelo investidor ao longo do investimento, por meio de cupons semestrais de juros, e na data de vencimento do título, quando do resgate do valor de face (valor investido somado à rentabilidade) e pagamento do último cupom de juros.
Títulos Pós-fixados
O valor depende de um idexador (inflação, taxa SELIC, etc.) e da taxa contratada no momento do investimento, ou seja, somente no vencimento ou resgate o valor da rentabilidade será conhecido:
- Tesouro Selic (LFT): título cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa de juros básica da economia, o investidor recebe o valor de face (valor investido somado à rentabilidade) na data de vencimento do título;
- Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B): título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da aquisição. O rendimento é recebido pelo investidor ao longo do investimento, por meio de cupons semestrais de juros, e na data de vencimento do título, quando do resgate do valor de face (valor investido somado à rentabilidade) e pagamento do último cupom de juros;
- Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da aquisição. Não há pagamento de cupom de juros semestral e é ideal para formar poupança de médio e longo prazo, O investidor faz o investimento e resgata o valor de face (valor investido somado à rentabilidade) na data de vencimento do título.
Venda Antecipada dos Títulos
Os horários de negociação são:
a) Das 9h30 às 18h, nos dias úteis: investimentos e resgates serão processados com os preços e taxas disponíveis no momento da transação;
b) Das 18h às 5h, e ao longo de todo o fim de semana ou feriado: investimentos e resgates poderão ser realizados, mas serão liquidados com os preços de abertura do dia útil seguinte. Nesse período, os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência;
c) Nos dias úteis, das 5h às 9h30, o sistema fica em manutenção.
As operações de venda dos títulos para a STN são realizadas única e exclusivamente pelo investidor no site
https://www.tesourodireto.com.br/, na área exclusiva do Tesouro Direto.
O crédito dos valores de solicitação de venda será realizado no mesmo dia da geração do protocolo para as operações realizadas até 13h00; e para os protocolos gerados após as 13h00, o valor do crédito será em D+1.
Para proteger o investidor, os investimentos e resgates podem ser suspensos ao longo do dia, a fim de garantir que os preços e taxas dos títulos estejam sempre alinhados com os parâmetros de mercado.
Riscos
Os títulos públicos federais são instrumentos financeiros de renda fixa (prefixados ou pós-fixados) emitidos pelo Governo Federal para obtenção de recursos da sociedade, com o objetivo primordial de financiar suas despesas.
Devido a isso, quanto ao risco de crédito, possuem o chamado risco soberano, que refletem a opinião da empresa classificadora de risco sobre a capacidade futura e a disposição de um governo soberano de honrar, pontual e integralmente, suas obrigações financeiras.
Riscos do negócio
Atinge o mercado como todo. São condições macroeconômicas adversas, por exemplo: uma crise financeira internacional.
Dificuldade de negociação de um determinado ativo. Você pode não conseguir realizar sua estratégia de venda em um momento adequado ou por um preço oportuno.
Qualquer etapa em que os processos operacionais, ou a ausência deles, possa gerar prejuízo. De um erro ao digitar um preço de compra à ausência de procedimentos emergenciais para contorno de uma falha.
Assim como qualquer operação realizada pela internet, as negociações feitas estão sujeitas a atrasos e interrupções. As falhas de rede podem impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.