Responsabilidade da administradora
Principais responsabilidades da CAIXA administradora do CAIXA ETF Ibovespa fundo de Índice :
Praticar todos os atos necessários à administração da carteira do fundo, bem como para exercer todos os direitos inerentes aos ativos que a integrem, inclusive a contratação de terceiros devidamente habilitados para a prestação de serviços relativos às atividades do fundo bem como o exercício de direito de voto pelo fundo nas assembleias Gerais das Companhias cujas ações que integrem a carteira do fundo.
Verificar e comunicar, para as devidas providências, o cotista que venha a deter mais de 49% do total de cotas do fundo, ressalvadas as hipóteses trazidas pela I CVM 359 e Regulamento.
Divulgar, ampla e imediatamente, qualquer ato ou fato relevante inerente ao funcionamento do fundo ou à capacidade da administradora de exercer suas funções, que possa vir a causar impacto relevante na capacidade do fundo de atingir seu objetivo por meio da página inicial do fundo na rede mundial de computadores, dos endereços de correspondência eletrônicos cadastrados na página do fundo, e do sistema de divulgação de informações da BMFBOVESPA.
Manter endereço do fundo na rede mundial de computadores contendo as informações previstas na regulamentação aplicável e zelar para que as informações sejam divulgadas de forma contínua e atualizada, e que o endereço do fundo na rede mundial de computadores possua capacidade técnica de acesso simultâneo compatível com o número de cotistas do fundo.
Divulgar, diariamente, à BMFBOVESPA, o valor patrimonial da cota, a composição da carteira do fundo e o valor do seu patrimônio líquido.
Tomar as providências cabíveis para efetuar empréstimo de ações gratuito ao cotista, isento de cobrança de taxa de aluguel, das ações necessárias ao exercício do direito de voto, promovendo a transferência de tais ações junto à entidade responsável por sua custódia, mediante caução das cotas do fundo, e também divulgar lista com a identificação e a quantidade das ações de titularidade do fundo que não estejam sendo disponibilizadas para o empréstimo.
Convocar assembleia geral ordinária, anualmente, até o dia 30 de junho de cada ano e extraordinária nos termos da legislação vigente e do Regulamento.
Remeter à CVM as informações referentes ao CAIXA ETF Ibovespa fundo de Índice e as documentações do fundo conforme disposições da Instrução CVM n.º 359.
Disponibilizar aos interessados, mediante solicitação, as demonstrações contábeis do fundo no prazo de 60 (sessenta) dias após o encerramento do exercício contábil.
Direito dos cotistas
Principais Direitos dos Cotistas:
Voto em companhias
Direito de voto na assembleia das companhias abertas. Ao investir no CAIXA ETF Ibovespa fundo de Índice, o cotista poderá exercer direito de voto do mesmo modo como se se estivesse investindo diretamente nas ações que compõem a carteira do fundo.
Para exercer seu direito de voto nas assembleias gerais de acionistas das companhias que façam parte do índice de referência e que integrem a composição da carteira desse fundo, o cotista poderá tomar emprestado para votar o número de ações proporcional ao número de cotas detidas. É importante também que o cotista observe as regras e procedimentos da CVM, BMFBOVESPA e aquelas trazidas no Regulamento e site do fundo.
Voto em assembleias gerais de cotistas do fundo
O cotista do CAIXA ETF Ibovespa fundo de Índice possui direito de voto nas assembleias do fundo, sendo que cada cota oferece o direito de um voto nessas assembleias.
As convocações para assembleia geral de cotistas são efetuadas com no mínimo dez dias de antecedência da data estabelecida para sua realização, através de edital enviado à BMFBOVESPA e publicado nesta página, contendo, obrigatoriamente, dia, hora e local em que será realizada, ordem do dia com os assuntos a serem tratados, bem como o detalhamento sobre as propostas específicas de alterações no regulamento do fundo, se for o caso.
Perfomance
Embora não haja nenhuma garantia ou mecanismo que assegure rentabilidade ao CAIXA ETF Ibovespa fundo de Índice, que está sujeito a todos os riscos inerentes a investimentos em renda variável, os cotistas do fundo têm o direito de serem informados quanto ao desepenho do fundo, especialmente em casos de convocação de assembleia geral de cotistas, oportunidade na qual é possível questionar a performance do fundo.
O questionamento pode ser efetuado, especialmente nos casos de convocação de assembleia específica para esse fim, que será convocada pela CAIXA em caso de ocorrência de algumas hipóteses em que, tecnicamente, segundo o que dispõe a regulamentação aplicável, o fundo não esteja cumprindo os padrões mínimos de aderência à variação do seu benchmark - IBOVESPA.
Negociação
O cotista do CAIXA ETF Ibovespa fundo de Índice tem o direito de negociar suas cotas no mercado secundário. O mercado secundário de cotas do fundo é a BMFBOVESPA, segmento BOVESPA. As negociações pode ser efetuadas em dia de pregão, da mesma forma como ocorre com qualquer ação ali negociada O cotista pode também, caso desejar, solicitar o resgate, sempre de acordo com o regulamento .
Por ser listado na BMFBOVESPA, o investidor pode acompanhar o valor de mercado das cotas do fundo a qualquer momento.
Informações
Os cotistas do CAIXA ETF Ibovespa fundo de Índice receberão as mesmas informações relativas as suas posições que o detentor de uma ação na BMFBOVESPA.
A CAIXA
A CAIXA atua na administração e gestão de recursos de terceiros desde 1991.
Em 1998 para atender regulamentação do conselho Monetário Nacional - Resoluções nº 2451 de 27/11/1997, e nº 2486 de 30/04/1998 foi criada a Diretoria de Ativos de Terceiros, implantando-se o Chinese Wall e segregando as atividades de gestão e adiminstração de recursos de terceiros das demais atividades da instituição.
Desde então a estrutura organizacional foi sendo adaptada às constantes alterações no mercado. Em 2002 foi criada a Vice-Presidência de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros - VIART.
A VIART é responsável pelo desenvolvimento de produtos voltados tanto para o varejo como para investidores institucionais.
Atualmente a CAIXA possui um portfólio de fundos de investimento bastante diversificado, situada entre as quatro maiores instituições administradoras de recursos de terceiros do país.
Com vasta experiência na gestão de recursos de terceiros, a CAIXA obteve em 2006 o rating MQ-1 atribuído pela Moodys Investor Service, o rating máximo na categoria, o que denota a excelência de gestão alcançada pela instituição.
Com compromisso de prestar os melhores serviços perante os clientes e a sociedade, a Caixa conta uma equipe de profissionais capacitados e dispostos a oferecer sempre as melhores alternativas de investimento.
Caixa Econômica Federal
Vice-Presidência de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros
Avenida Paulista nº 2300 11º andar
São Paulo/SP
CEP 01310-300
Central de Atendimento ao Cotista 0800 726-0101
Central de Atendimento a Pessoas com Deficiência Auditiva 0800 726-2492
geico@caixa.gov.br