O PAR está em sua fase final. Para você, que pagou todas as 180 taxas, chegou a hora de
solicitar a escritura para
garantir a propriedade do seu imóvel.
Se o seu contrato está próximo do encerramento, também é possível solicitar a escritura, mediante o pagamento das taxas a vencer.
Siga as dicas abaixo antes de solicitar a escritura do imóvel.
Etapa 1: Confira se todas as taxas de arrendamento, condomínio e taxas da prefeitura estão pagas.
É importante que você esteja em dia com os pagamentos das taxas de arrendamento. Se tiver débito no seu contrato, é preciso regularizar antes de solicitar a escritura! Negocie seus débitos com a CAIXA – basta enviar e-mail para cepat@caixa.gov.br, informando seu nome completo e CPF.
Se tiver débito de pagamento de condomínio, você precisa regularizar essa pendência antes de solicitar a escritura, porque vai precisar de um documento que comprove estar em dia com esses pagamentos.
Se tiver débito de taxa de lixo/limpeza, ou outra taxa e tributo municipal, procure a sua Prefeitura para regularizar, porque vai precisar de um documento que comprove estar em dia com esses pagamentos.
Etapa 2: Separe os documentos.
Você vai precisar enviar esses documentos, pelo site:
- Documentos pessoais: Documento de identidade (RG, CNH), CPF e comprovante de estado civil atual.
- Documentos do Imóvel: Matrícula atualizada do imóvel, contrato de arrendamento (se tiver) e comprovantes de quitação de débitos de condomínio e da Prefeitura.
Etapa 3: Peça a escritura.
Acesse o site Atender Habitação e clique no botão “Solicite a sua Escritura PAR”.
Veja mais orientações na Cartilha “Como solicitar a escritura”.
Etapa 4: Assine a escritura.
A CAIXA vai analisar os documentos apresentados, e pelo site, enviará a escritura para você assinar. A assinatura deve ser feita digitalmente. Depois de assinada, você deve devolver a escritura pelo mesmo site para que a CAIXA assine.
Clique aqui e siga as orientações da Cartilha “Como assinar a escritura”.
Etapa 5: Registre a escritura.
Depois de assinada pela CAIXA, a escritura será devolvida a você. É o momento de você solicitar o registro eletrônico ao cartório de imóveis por meio do endereço
https://registradores.onr.org.br. Você vai precisar pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e as taxas de registro.
Clique aqui e siga as orientações da Cartilha “Como registrar a escritura”.