Institucional
Atendimento
Para Você
Benefícios do Trabalhador
Programas Sociais
Serviços
Para sua Empresa
Poder Público
Benefícios do Trabalhador>
Programas Sociais>
Serviços>
CAIXA › Para sua empresa › Conectividade Social ICP V2 - FGTS › Perguntas frequentes - Conectividade Social ICP
Perguntas frequentes sobre o Conectividade Social ICP V2
O Conectividade Social ICP V2 é o novo canal eletrônico de relacionamento entre os empregadores e a CAIXA, permitindo a troca de arquivos e mensagens, além da disponibilização de funcionalidades e serviços pertinentes ao FGTS. A solução tecnológica foi desenvolvida com a aplicação de protocolos de segurança e criptografia atualizados, apresentando nova modelagem em sua estrutura. Estas ações têm como objetivo oferecer maior segurança, dinamismo e facilidade na navegação. O acesso ao Conectividade Social ICP V2 é realizado no endereço eletrônico https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br ou por meio do link contido no site CAIXA, opção Acesso Rápido, Conectividade Social ICP V2, com o uso do certificado digital padrão ICP – Brasil ou do Token Conectividade.
• Computador com 1 Gb de memória RAM e processador compatível com navegação em sítios da Internet; • Acesso à Internet com banda larga; • Navegador Internet Google Chrome; • Software Kriptonita instalado e habilitado no navegador Google Chrome; • Sistema Operacional Windows 8.1 ou superior; • Software gestor do certificado digital utilizado no login, fornecido pela respectiva Autoridade Certificadora emissora; • Programa antivírus e Firewall, sempre com versões atualizadas e registradas, de acordo com a legislação vigente.
Não. Porém, é necessário ter o software gestor da certificação digital instalado no computador. Pode ser que estes complementos só possam ser instalados, inicialmente, por um administrador. Depois de instalados, qualquer usuário poderá utilizá-los.
Sim. Os requisitos para o uso do Conectividade Social ICP V2, assim como as regras para login são as mesmas utilizadas para o acesso ao Conectividade Social ICP. Assim, é necessário a utilização do Certificado Digital ICP – Brasil, ou do Token Conectividade válidos e registrados no canal. (No primeiro acesso com o certificado, o usuário realiza seu registro para identificar o seu perfil e efetuar a atribuição da cesta de serviços correspondente). Os registros realizados no ambiente anterior são válidos para o acesso ao Conectividade Social ICP V2.
Sim. Para tanto, promove o registro do certificado digital ou do Token Conectividade e recebe Cesta de Serviço específica para o perfil Pessoa Física. Para transacionar em nome de terceiros, (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) é necessário o recebimento de Procuração Eletrônica, que é emitida por meio do próprio canal.
O certificado digital pode ser adquirido em qualquer Autoridade Certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI. A relação de autoridades certificadoras está disponível no sítio do ITI na Internet. Para mais informações a respeito das regras de emissão, legislação, regulamentos e sobre como obter seu Certificado Digital, acesse o site do ITI na internet no endereço: www.iti.gov.br, ou acione uma Autoridade Certificadora.
Cada Autoridade Certificadora pratica uma política de preços própria, portanto, o valor deverá ser consultado no ato da aquisição.
O Token Conectividade é um dispositivo utilizado no acesso exclusivo ao Conectividade Social ICP V2, e permite a identificação inequívoca e segura do autor de mensagens ou transações, realizadas em meios eletrônicos, assegurando autenticidade, integridade, confiabilidade e não-repúdio aos documentos assinados digitalmente e as transações eletrônicas. As informações detalhadas sobre o Token Conectividade podem ser verificadas no Manual de Orientações Token Conectividade, disponibilizado no site CAIXA, menu Institucional, opção Downloads, tópico FGTS – Manuais e Cartilhas Operacionais.
O Token Conectividade é um dispositivo emitido pela CAIXA, de forma gratuita, e permite o acesso exclusivo ao Conectividade Social ICP V2, aos empregadores enquadrados como Microempreendedor Individual – MEI ou a empregador com situação cadastral BAIXADA na base de dados da Receita Federal do Brasil – RFB. A solicitação deve ser realizada no site CAIXA, Para sua Empresa, Conectividade Social ICP V2, Serviços para o Empregador, Token Conectividade” ou no link TOKEN Conectividade | CAIXA
Caso o certificado expire, isto é, seja revogado por decurso de prazo, o acesso cessará. Você deverá providenciar outro certificado digital/Token Conectividade, para normalização do acesso. As transações já efetuadas no canal continuam plenamente válidas.
As procurações outorgadas ou substabelecidas (repassadas) continuarão válidas, pelo prazo de vigência, mesmo que o certificado usado para concedê-las seja revogado ou expire. Um novo certificado poderá ser utilizado para revogar, renovar ou aditar essas procurações.
Sim. Desde que esse computador atenda aos requisitos para o seu uso. Para envio de arquivos SEFIP é necessário o cadastramento da máquina, conforme orientações contidas no Manual Operacional Conectividade Social ICP V2, disponível para captura no site CAIXA, menu Institucional, opção Downloads, tópico FGTS – Manuais e Cartilhas Operacionais.
Sim. O Conectividade Social ICP V2 é o canal para transmissão dos arquivos de informações gerados por estes programas para viabilizar a geração das guias de arrecadação mensal ou rescisória.
Não, todos os prazos permanecem os mesmos.
Se o registro foi feito no perfil Empresa (PJ) ou Pessoa Física (PF), não é necessária nenhuma comprovação. Se o registro tiver sido feito em qualquer outro perfil, o sistema indicará se é necessário comprovar o enquadramento do solicitante ao perfil escolhido.
Os empregadores detentores de CAEPF informado em seu certificado digital PF devem informar o CEI vinculado ao /CAEPF quando do registro do Certificado digital no Conectividade Social V2. A partir daí, todas as informações prestadas ao FGTS devem ser referentes à inscrição CEI. Toda inscrição CAEPF contém uma inscrição CEI vinculada, junto á base da Receita Federal do Brasil – RFB.
Caso sua dúvida não tenha sido respondida com o FAQ acima ligar para a Central de Telesserviços CAIXA, no telefone 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões). A ligação é gratuita e o serviço está disponível de 2ª a 6ª no horário das 7 às 20 horas. Outros canais de atendimentos CAIXA podem ser verificados no site CAIXA, menu Atendimentos ou no link https://www.caixa.gov.br"/atendimento/.
A CAIXA com você em qualquer hora ou lugar. Veja seu extrato, faça Pix, transferências e pagamentos de forma prática e fácil pelo seu celular.
Baixe na Play Store
Baixe na App Store
Encontre a CAIXA Será um prazer atendê-lo.
Consulte os telefones da CAIXA Saiba mais
Aplicativos da CAIXA Conheça
WhatsApp CAIXA Tire suas dúvidas pelo número 0800 104 0 104
Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.
Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.
A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.
As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.
Você abriu a modal mensagem de alerta!
Você abriu a modal mensagem de atenção!
Você abriu a modal mensagem de erro!
Você abriu a modal mensagem de confirmação!