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Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes sobre o Conectividade Social ICP V2

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Perguntas frequentes sobre o Conectividade Social ICP V2

 


O Conectividade Social ICP V2 é o novo canal eletrônico de relacionamento entre os empregadores e a CAIXA, permitindo a troca de arquivos e mensagens, além da disponibilização de funcionalidades e serviços pertinentes ao FGTS.
A solução tecnológica foi desenvolvida com a aplicação de protocolos de segurança e criptografia atualizados, apresentando nova modelagem em sua estrutura. Estas ações têm como objetivo oferecer maior segurança, dinamismo e facilidade na navegação.
O acesso ao Conectividade Social ICP V2 é realizado no endereço eletrônico https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br ou por meio do link contido no site CAIXA, opção Acesso Rápido, Conectividade Social ICP V2, com o uso do certificado digital padrão ICP – Brasil ou do Token Conectividade.



• Computador com 1 Gb de memória RAM e processador compatível com navegação em sítios da Internet;
• Acesso à Internet com banda larga;
• Navegador Internet Google Chrome;
• Software Kriptonita instalado e habilitado no navegador Google Chrome;
• Sistema Operacional Windows 8.1 ou superior;
• Software gestor do certificado digital utilizado no login, fornecido pela respectiva Autoridade Certificadora emissora;
• Programa antivírus e Firewall, sempre com versões atualizadas e registradas, de acordo com a legislação vigente.



Não. Porém, é necessário ter o software gestor da certificação digital instalado no computador. Pode ser que estes complementos só possam ser instalados, inicialmente, por um administrador. Depois de instalados, qualquer usuário poderá utilizá-los.



Sim. Os requisitos para o uso do Conectividade Social ICP V2, assim como as regras para login são as mesmas utilizadas para o acesso ao Conectividade Social ICP. Assim, é necessário a utilização do Certificado Digital ICP – Brasil, ou do Token Conectividade válidos e registrados no canal. (No primeiro acesso com o certificado, o usuário realiza seu registro para identificar o seu perfil e efetuar a atribuição da cesta de serviços correspondente). Os registros realizados no ambiente anterior são válidos para o acesso ao Conectividade Social ICP V2.



Sim. Para tanto, promove o registro do certificado digital ou do Token Conectividade e recebe Cesta de Serviço específica para o perfil Pessoa Física. Para transacionar em nome de terceiros, (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) é necessário o recebimento de Procuração Eletrônica, que é emitida por meio do próprio canal.



O certificado digital pode ser adquirido em qualquer Autoridade Certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI. A relação de autoridades certificadoras está disponível no sítio do ITI na Internet.
Para mais informações a respeito das regras de emissão, legislação, regulamentos e sobre como obter seu Certificado Digital, acesse o site do ITI na internet no endereço: www.iti.gov.br, ou acione uma Autoridade Certificadora.



Cada Autoridade Certificadora pratica uma política de preços própria, portanto, o valor deverá ser consultado no ato da aquisição.


O Token Conectividade é um dispositivo utilizado no acesso exclusivo ao Conectividade Social ICP V2, e permite a identificação inequívoca e segura do autor de mensagens ou transações, realizadas em meios eletrônicos, assegurando autenticidade, integridade, confiabilidade e não-repúdio aos documentos assinados digitalmente e as transações eletrônicas.
As informações detalhadas sobre o Token Conectividade podem ser verificadas no Manual de Orientações Token Conectividade, disponibilizado no site CAIXA, menu Institucional, opção Downloads, tópico FGTS – Manuais e Cartilhas Operacionais.


O Token Conectividade é um dispositivo emitido pela CAIXA, de forma gratuita, e permite o acesso exclusivo ao Conectividade Social ICP V2, aos empregadores enquadrados como Microempreendedor Individual – MEI ou a empregador com situação cadastral BAIXADA na base de dados da Receita Federal do Brasil – RFB.
A solicitação deve ser realizada no site CAIXA, Para sua Empresa, Conectividade Social ICP V2, Serviços para o Empregador, Token Conectividade” ou no link TOKEN Conectividade | CAIXA



Caso o certificado expire, isto é, seja revogado por decurso de prazo, o acesso cessará. Você deverá providenciar outro certificado digital/Token Conectividade, para normalização do acesso. As transações já efetuadas no canal continuam plenamente válidas.



As procurações outorgadas ou substabelecidas (repassadas) continuarão válidas, pelo prazo de vigência, mesmo que o certificado usado para concedê-las seja revogado ou expire. Um novo certificado poderá ser utilizado para revogar, renovar ou aditar essas procurações.



Sim. Desde que esse computador atenda aos requisitos para o seu uso. Para envio de arquivos SEFIP é necessário o cadastramento da máquina, conforme orientações contidas no Manual Operacional Conectividade Social ICP V2, disponível para captura no site CAIXA, menu Institucional, opção Downloads, tópico FGTS – Manuais e Cartilhas Operacionais.



Sim. O Conectividade Social ICP V2 é o canal para transmissão dos arquivos de informações gerados por estes programas para viabilizar a geração das guias de arrecadação mensal ou rescisória.



Se o registro foi feito no perfil Empresa (PJ) ou Pessoa Física (PF), não é necessária nenhuma comprovação. Se o registro tiver sido feito em qualquer outro perfil, o sistema indicará se é necessário comprovar o enquadramento do solicitante ao perfil escolhido.



Os empregadores detentores de CAEPF informado em seu certificado digital PF devem informar o CEI vinculado ao /CAEPF quando do registro do Certificado digital no Conectividade Social V2. A partir daí, todas as informações prestadas ao FGTS devem ser referentes à inscrição CEI.
Toda inscrição CAEPF contém uma inscrição CEI vinculada, junto á base da Receita Federal do Brasil – RFB.



Caso sua dúvida não tenha sido respondida com o FAQ acima ligar para a Central de Telesserviços CAIXA, no telefone 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões). A ligação é gratuita e o serviço está disponível de 2ª a 6ª no horário das 7 às 20 horas.
Outros canais de atendimentos CAIXA podem ser verificados no site CAIXA, menu Atendimentos ou no link https://www.caixa.gov.br"/atendimento/.


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