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o-que-e O que é
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O que é

Para se assegurar que as suas transações sejam feitas com segurança, a CAIXA utiliza diversos recursos para proteger a sua conta e suas operações financeiras. Mas apesar dos nossos dispositivos de segurança, é bom estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual. Para isso, selecionamos várias dicas de segurança para que você possa fazer suas atividades bancárias com mais tranquilidade.

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Icone de celular na mão

Internet

Conheça as dicas para uso do App CAIXA, Internet Banking CAIXA, Redes Sociais e E-mail

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Icone de terminal de autoatendimento

Agências e Autoatendimento

As agências contam com os mais modernos equipamentos de segurança

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Icone com cartôes

Cartões de Crédito e Débito

Você pode proteger o seu cartão ainda mais

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Icone para segurança SMS

Mensagens via celular - SMS

​Serviços de mensagem seguro para você acompanhar de perto suas transações

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icone Cheques

Cheques e Boletos

Conheça os procedimentos para que você reconheça os originais e evite receber ou pagar os adulterados.

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Icone biometria

Biometria na CAIXA

Segurança na identificação e autenticação biométrica para realização de transações

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golpe-14-salario Golpe do 14º Salário
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Golpe do 14º Salário para Aposentados e Pensionistas do INSS


Recebeu uma mensagem informando sobre a disponibilidade de um "14º salário" ou "folha extra de 13º salário" para aposentados e pensionistas do INSS? Ou sobre a existência de um 14º benefício social? Isso é golpe!

Golpistas estão entrando em contato por telefone, redes sociais, e-mails, aplicativos de mensagens e outros canais, alegando que você tem direito a esses benefícios e solicitando seus dados pessoais para "conferência" e liberação do valor. Não caia nessa!

Importante: Não há previsão, por parte do Governo Federal ou do INSS, para o pagamento de um "14º salário", "folha extra de 13º salário" ou qualquer benefício adicional para aposentados, pensionistas e beneficiários sociais.

Lembre-se: O INSS nunca solicita informações pessoais ou bancárias por telefone ou mensagem.

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email-marketing Serviço de e-mail marketing CAIXA
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Serviço de e-mail CAIXA


A CAIXA utiliza o e-mail como um dos canais oficiais para se comunicar com você. Esses emails podem incluir campanhas publicitárias e institucionais, orientação para atualização cadastral no aplicativo, convites para pesquisa e informações importantes sobre sua conta, produtos e serviços.

O endereço mais comum utilizado pela CAIXA é o relacionamento@caixa.gov.br​. É importante sempre verificar o nome do remetente (“remetente” + domínio da CAIXA “@caixa.gov.br”) antes de abrir a mensagem.

A CAIXA NUNCA envia e-mail com:

  • pedido de alteração ou desbloqueio de senha;
  • pedido de cadastramento ou alteração em sua Chave Pix;
  • pedidos de dados pessoais ou bancários (senha, número da conta, número de telefone, endereço ou envio de documentos;
  • arquivos anexados para instalar ou atualizar programas e aplicativos no seu computador ou celular.​

Alguns cuidados ajudam você a evitar links perigosos:

  • Ao receber um e-mail em nome da CAIXA, sempre verifique se o remetente do e-mail usa o endereço @caixa.gov.br.
  • Atenção ao uso de endereços públicos e genéricos, estes indicam que o e-mail não foi enviado pela CAIXA.
  • Recebeu um e-mail de cobrança de um endereço de e-mail diferente? Confira aqui​​ se a empresa que o enviou está autorizada a falar em nome da CAIXA.
  • Se desconfiar do remetente, não clique em links ou em botões que estão na mensagem e nem abra os anexos.
  • Se estiver lendo o e-mail em seu celular, é possível segurar o dedo pressionado sobre o link ou botão para verificar o link completo. Desconfie e não clique em links que não são da CAIXA ou de arquivos desconhecidos, como .exe, .bat, .msi, .scr, .js, .vbs e outros.
  • No computador, passe o mouse sobre o link, sem clicar nele, e veja o endereço que aparece na barra inferior da tela. Se for diferente do informado, não clique.
  • Sites seguros, incluindo o da CAIXA, começam com https (s de segurança). Verifique sempre o link para ter certeza de que está no site correto.
  • Sites falsos que tentam imitar outro site, normalmente usam nomes estranhos no link ou nomes que sejam parecidos, mas que tenham símbolos ou letras a mais. Os links da CAIXA sempre têm caixa.gov.br.

Fique atento!

Muitos golpistas enviam e-mails fraudulentos usando o nome de instituições sérias e conhecidas do público em geral. Eles usam uma técnica chamada phishing (termo que faz alusão à isca de pesca): o usuário que recebe o e-mail é incentivado a realizar uma ação específica, como acessar links maliciosos, habilitar novos dispositivos ou até mesmo fazer transferências. Assim eles conseguem obter dados pessoais e bancários, números de cartões e senhas para praticar fraudes.

Se receber algum e-mail suspeito, encaminhe-o imediatamente para abuse@caixa.gov.br​ e não clique no link recebido.

Navegue tranquilamente! Use sempre o aplicativo oficial da CAIXA ou o endereço www.caixa.gov.br​ para acessar sua conta.​

Conheça também nossa Política de Privacidade e Uso de Dados​.


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suspeita Suspeita de golpe
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O que fazer em casos de suspeita de golpe?

A CAIXA utiliza os mais modernos recursos para garantir a segurança de suas transações bancárias, porém podem ocorrer tentativas de golpe. Nestes casos, entre em contato com sua agência ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas.


Fique atento, pois a CAIXA:

- Não entra em contato solicitando a sua senha;

- Não recolhe cartões mesmo que estejam cancelados, com defeito, vencidos ou destruídos;

- Não pede aos clientes que façam depósitos em contas bancárias;

- Não envia link por SMS;

- Não envia links para atualização cadastral, desbloqueio de contas ou cadastramento de chave Pix;

- Não entra em contato solicitando o desbloqueio de um novo dispositivo para acessar aplicativos ou sistemas do banco;

- Não solicita que você faça o download de nenhum aplicativo que não sejam os oficiais da CAIXA.


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seguranca-aplicativo Segurança nos Aplicativos da CAIXA
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Segurança nos Aplicativos da CAIXA

Para proteger sua conta, os aplicativos da CAIXA usam várias medidas de segurança. Se você tentou acessar um aplicativo da CAIXA e recebeu mensagens como: "Celular inseguro", “Desative modo desenvolvedor”, “Teclado inseguro”, significa que nosso sistema identificou algo na configuração do seu celular que pode representar um risco.

Mas não se preocupe! Temos algumas dicas para te ajudar a resolver isso:

1. Desativar modo debug/desenvolvedor

O modo desenvolvedor ou debug é uma funcionalidade presente nos dispositivos que permite alterar o código do sistema ou do aplicativo. Enquanto este modo estiver ativo o acesso aos aplicativos CAIXA ficam bloqueados. Portanto, essa pode ser, a principal causa desse tipo de problema, então comece por aqui:

  • Acesse as "Configurações" do seu celular.
  • Procure por "Opções do desenvolvedor" ou algo parecido (o nome pode variar dependendo da marca do seu celular).
  • Se essa opção estiver ativada, desative-a.

Não encontrou as "Opções do desenvolvedor"?

  • Consulte o manual do seu celular ou procure informações no site do fabricante.
  • Se ainda tiver dificuldades, procure uma assistência técnica de confiança.

2. Trocar a rede Wi-Fi ou Rede móvel

Se a sua internet estiver fraca ou insegura, o aplicativo pode bloquear o acesso para proteger a sua conta. Para resolver isso, tente o seguinte:

  • Conecte-se a outra rede Wi-Fi, ou
  • Use a internet do celular (4G ou 5G).

Depois, abra o aplicativo novamente.

3. Desativar VPN ou aplicativos que alteram a localização

Verifique se você está usando algum aplicativo de VPN (Rede Virtual Privada) ou um aplicativo que modifique a sua localização.

Para verificar se há uma VPN ativa, siga esses passos:

  • Acesse as "Configurações" do seu celular.
  • Se essa opção estiver ativada, desative-a e tente acessar o app da CAIXA novamente. Não encontrou o menu "VPN”?
  • Consulte o manual do seu celular ou procure informações no site do fabricante.
  • Se ainda tiver dificuldades, procure uma assistência técnica de confiança.

4. Ativar o serviço de localização do celular

Para fazer um Pix, alguns aplicativos (como o CAIXA Tem) pedem que a localização do celular esteja ativada. Esta medida traz mais segurança para a sua conta.

Se você receber uma mensagem pedindo para ativar a localização, clique em “OK”. Depois, escolha a opção “Permitir só enquanto estiver usando o app”.

Se quiser, você também pode ativar a sua localizaçao manualmente, siga os passos abaixo:

Para aparelhos Android:

  1. Vá nas Configurações do seu celular;
  2. Toque em “Aplicativos” ou “App”;
  3. Procure o APP que está buscando, ex. CAIXA Tem;
  4. Toque em “Permissões”;
  5. Ative a opção “Localização”.

Para aparelhos iPhone:

  1. Vá na opção “Ajustes” do seu celular;
  2. Pesquise o App que está buscando, ex: “CAIXA Tem”;
  3. Toque em “Localização”;
  4. Ative a opção “Durante o Uso do App”.

5. Desativar Root (Android) ou Jailbreak (iOS)

  • Root (em Android) e Jailbreak (em iPhone) são processos que removem as restrições do sistema operacional do celular, dando acesso a configurações avançadas. No entanto, eles também abrem brechas de segurança, expondo seu aparelho a riscos.
  • Remover o Root/Jailbreak pode ser um pouco complicado. Se você não se sentir seguro para fazer isso sozinho, procure uma assistência técnica de confiança.

6. Desativar aplicativos de captura de tela

Para proteger sua conta, a CAIXA bloqueia o acesso se perceber que algum aplicativo está gravando ou transmitindo a tela do seu celular.

Para um acesso seguro, desabilite-os antes de usar qualquer aplicativo da CAIXA.

  • Caso tenha dificuldade para localizar esses aplicativos, consulte o manual do seu aparelho ou o site do fornecedor. Em último caso, procure uma assistência técnica de confiança.

7. Baixar aplicativos da loja oficial do seu aparelho

  • Muitas vezes esses aplicativos alteram as configurações de segurança do seu aparelho, colocando os seus dados pessoais e bancários em risco.
  • NÃO baixe aplicativos que prometam solucionar os bloqueios de segurança dos aplicativos CAIXA.

8. Utilizar o teclado padrão do seu celular

Se você baixou algum aplicativo que substitui seu teclado original, volte para o teclado padrão e acesse o aplicativo normalmente.

Caso não localize esta opção, realize uma pesquisa em seu buscador favorito ou consulte o manual do aparelho para identificar o caminho correto para voltar o teclado padrão no seu modelo de celular.

9. Restaurar o celular para as configurações de fábrica

Importante: Restaurar o celular para as configurações de fábrica apaga todos os seus dados. Por isso, salve seus arquivos, fotos e vídeos, antes de começar.

  • Essa opção pode resolver o problema em alguns casos mais complexos.
  • Acesse as "Configurações" do seu celular e procure por "Restaurar" ou "Redefinir".

Evite baixar aplicativos fora da loja oficial do seu aparelho

  • Muitas vezes esses aplicativos alteram as configurações de segurança do seu aparelho, colocando os seus dados pessoais e bancários em risco.
  • NÃO baixe aplicativos que prometam solucionar os bloqueios de segurança dos aplicativos CAIXA.

Se você seguiu as dicas acima e ainda não conseguiu acessar o aplicativo da CAIXA, ou se não se sente confortável em realizar algum desses procedimentos, procure uma assistência técnica de confiança. Eles poderão te dar o suporte necessário.

Estamos sempre trabalhando para garantir a sua segurança e a melhor experiência com nossos aplicativos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Alô CAIXA:

  • 4004 0104 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  • 0800 104 0104 (Demais Regiões)

Opção: Suporte aos aplicativos, sites, caixa eletrônico ou SMS => Aplicativo CAIXA Tem ou Outros Aplicativos.

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roubodispositivo Perda, furto ou roubo de dispositivos
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O que fazer em caso de perda, furto ou roubo de dispositivos?

Em caso de perda, furto ou roubo do seu dispositivo eletrônico utilizado para acessar o Internet Banking entre em contato imediatamente com o SAC CAIXA - 0800 726 0101 - para notificação da ocorrência e bloqueio das credenciais.


Celular Seguro

Se você teve seu dispositivo smartphone perdido, furtado ou roubado, é possível bloquear o dispositivo usando o app do governo federal, chamado Celular Seguro. A ferramenta solicita o bloqueio do dispositivo, impedindo o acesso a contas bancárias e outros serviços instalados nele.

Para mais informações acerca do Celular Seguro, acesse o site celularseguro.mj.gov.br

Para atendimento relacionado à bloqueios efetuados na CAIXA solicitados via Celular Seguro, procure a rede de atendimento CAIXA.


Principais cuidados que devem ser tomados no uso das soluções digitais:

  • Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos;
  • Não anote sua senha em papéis ou em dispositivos eletrônicos;
  • Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
  • Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
  • Não utilize computador “público” e nem WI-FI “público” (Lan House, cafeterias, locais de impressão, faculdade) para acessar suas contas;
  • Baixe sempre os aplicativos da CAIXA apenas nas lojas oficiais Google Play Store ou na App Store;
  • Em situações de risco entre em contato com sua agência ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101,informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas.


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atendimentocomercial Atendimento Comercial
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Segurança no atendimento comercial

​A fim de garantir a proteção de seus clientes, a CAIXA somente disponibiliza informações financeiras por meio de sistema eletrônico (Sistema de Resposta Audível).

Para receber informações de suas movimentações financeiras é necessário autenticar-se digitando o número da agência, conta e senha.

Para utilizar os serviços com segurança tenha os seguintes cuidados com a sua senha:

  • Não a revele a ninguém.
  • Ao escolher uma senha, não utilize sequências numéricas de fácil dedução, como datas de aniversário, por exemplo.

  • O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados. Para utilizá-lo, ligue 0800 104 0 104 ou 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas)


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