CONSULTA ÀS PARTES INTERESSADAS

[GRI G4-18, G4-25, G4-26, G4-27]

A definição do conteúdo deste relatório foi baseada, essencialmente, na consulta aos públicos de relacionamento prioritários (stakeholders). Entre os meses de março e abril de 2016, o Agente Operador conduziu um amplo processo de materialidade, com o propósito de identificar os temas que, na percepção dos stakeholders, seriam relevantes para inclusão no Relatório Anual do FGTS.

A consulta consistiu na aplicação de um questionário com temas de ordem econômica, social e ambiental, relacionados aos aspectos materiais da GRI. Os participantes avaliaram a relevância de cada item do questionário numa escala de pontuação que variou de 1 (irrelevante) a 4 (totalmente relevante). A priorização dos stakeholders considerou como critérios o arranjo institucional do FGTS, as competências dos entes envolvidos e os impactos econômicos, sociais e ambientais decorrentes da operacionalização do Fundo.

O questionário foi disponibilizado a todos os colaboradores e gestores do Agente Operador, mediante aplicativo de consulta eletrônica. Também foi enviado por e-mail aos membros do Conselho Curador do FGTS e do Grupo de Apoio Técnico Permanente (GAP) e aos integrantes dos 16 Conselhos de Clientes do Agente Operador do FGTS.

Como resultado, obteve-se o retorno de 876 questionários respondidos. Os temas considerados materiais foram pontuados como “relevantes” (Nota 3) ou “totalmente relevantes” (Nota 4), com representatividade igual ou superior a 85% das respostas.

Na definição dos temas que atendam às expectativas sociais mais amplas ou possam influenciar as decisões e avaliações dos stakeholders, foram ainda avaliadas as seguintes fontes secundárias:

  • relatórios de gestão do FGTS;

  • temas recorrentes e de interesse do Fundo, apontados pelo sistema de monitoramento de reportagens e notícias publicadas em jornais e na internet (Clipping CAIXA);

  • relatórios de sustentabilidade da CAIXA.

Como principal fonte de recursos para a implementação de políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura, o FGTS desempenha papel fundamental na redução do deficit habitacional, no acesso ao abastecimento de água e ao tratamento de esgoto, no desenvolvimento urbano e na geração de emprego e renda no país. Assim, os impactos ocorridos fora da instituição (Agente Operador) se estendem a toda sociedade brasileira, aos entes envolvidos na gestão do FGTS e ao poder público. [GRI G4-21]

Verificada a aderência dos temas materiais aos objetivos e às iniciativas do Planejamento Estratégico do FGTS 2012- 2022, foram definidos os aspectos e a base de indicadores GRI que seriam reportados ao longo deste relatório e foi construída a matriz de materialidade.

Tema Material
Materialidade
(%)
Aspecto GRI
Indicadores GRI-G4
Limite dos Aspectos

Dentro da instituição

Fora da instituição

Sociedade

Impacto decorrente dos serviços e programas de financiamento e investimento do FGTS

89,4

Comunidades locais

SO1, SO2

Rotulagem de produtos e serviços

PR4, PR5

Privacidade do cliente

PR8

Sociedade

Respeito aos direitos humanos

95,1

Investimentos

HR1, HR2

Não discriminação

HR3

Liberdade de associação e negociação coletiva

HR4

Trabalho infantil

HR5

Trabalho forçado ou análogo ao escravo

HR6

Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a direitos humanos

HR12

Sociedade

Geração de emprego
e renda

95,1

Emprego

LA2

Saúde e segurança no trabalho

LA5, LA7, LA8

Treinamento e educação

LA10

Diversidade e igualdade de oportunidades

LA12

Sociedade

Posicionamento do FGTS quanto ao combate à corrupção

96,7

Combate à corrupção

SO5

Políticas públicas

SO6

Conformidade

SO8

Economia

Contribuições do FGTS
para o desenvolvimento econômico do país

92,2

Desempenho econômico

EC1, EC4

Presença no mercado

EC5, EC6

Economia

Impacto dos programas financiados pelo FGTS nas comunidades atendidas

95,2

Impactos econômicos indiretos

EC7, EC8

Responsabilidade
Ambiental

Contribuições do FGTS
para a preservação do
meio ambiente

94,7

Materiais

EN1

Água

EN8

Biodiversidade

EN11

Produtos e serviços

EN27

Conformidade

EN29