RELACIONAMENTO COM PÚBLICO INTERNO
[GRI G4-9, G4-10, G4-11]Evolução pessoal e profissional, promoção da diversidade, tratamento equânime a homens e mulheres e igualdade de oportunidades são direcionadores da gestão de pessoas do Agente Operador
Ao fim de 2015, a Superintendência Nacional do FGTS (SUFUG) contava com uma equipe formada por 1.526 colaboradores, todos eles lotados na Matriz, em Brasília, e nas 16 Gerências de Filial Fundo de Garantia.
Região |
2013 |
2014 |
2015 |
Centro-Oeste |
293 |
298 |
281 |
Nordeste |
244 |
244 |
229 |
Norte |
77 |
78 |
72 |
Sudeste |
740 |
748 |
704 |
Sul |
263 |
256 |
240 |
Total | 1.617 | 1.624 | 1.526 |
Esses profissionais, todos empregados concursados da CAIXA, têm seus contratos de trabalho regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pelo Estatuto da CAIXA, aprovado pelo Decreto nº 7973/2013.
A todos os colaboradores é assegurado o pleno direito de liberdade de associação e de negociação coletiva. Em 2015, não houve registro de caso ou risco de violação de direitos em nenhuma das operações da SUFUG. [GRI G4-11, G4-HR4]
A Comissão de Negociação Permanente mantém relacionamentos com duas representações sindicais, uma coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e outra, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec). As negociações coletivas ocorrem via mesa única da Federação Nacional dos Bancos e por mesas específicas, com questões relativas à CAIXA.
Os acordos coletivos atuais possuem cláusulas relativas à saúde e segurança e a questões socioambientais, como trabalho da gestante, licença para tratamento de saúde, licençaadoção, plano de assistência à saúde e reembolsos por uso de medicamentos especiais, entre outros itens específicos. [GRI G4-LA8]
A Política de Gestão de Pessoas prioriza o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, a valorização da diversidade e das diferenças sociais e culturais, a igualdade de oportunidades para a evolução na carreira e o tratamento equânime a homens e mulheres no ambiente de trabalho, práticas que contribuem para um clima de respeito, de convivência harmônica e de estímulo aos colaboradores.
O quadro funcional, em dezembro de 2015, era formado por 805 mulheres (52,8%) e 721 homens (47,2%). Do total de colaboradores, 21,8% eram negros ou pardos e 59,6% tinham entre 31 e 50 anos de idade.
2013 |
2014 |
2015 |
|
Total de colaboradores |
1.617 |
1.624 |
1.526 |
Admissões no período |
111 |
72 |
37 |
Mulheres |
855 |
869 |
805 |
Mulheres negras/pardas |
162 |
179 |
166 |
Homens |
762 |
755 |
721 |
Homens negros/pardos |
143 |
170 |
167 |
Faixa Etária |
|||
Colaboradores até 30 anos |
208 |
159 |
110 |
Colaboradores de 31 a 50 anos |
984 |
968 |
910 |
Colaboradores acima de 50 anos |
425 |
497 |
506 |
Total de cargos de chefia |
191 |
189 |
191 |
Cargos de chefia ocupados por mulheres |
82 |
82 |
82 |
% ocupados por mulheres |
42,9% |
43,4% |
42,9% |
Cargos de chefia ocupados por homens |
109 |
107 |
109 |
% ocupados por homens |
57,1% |
56,6% |
57,1% |
Cargos de chefia ocupados por mulheres negras/pardas |
16 |
14 |
14 |
Cargos de chefia ocupados por homens |
19 |
27 |
29 |
% ocupados por negros e pardos |
18,3% |
21,7% |
22,5% |
* Os empregados do Agente Operador do FGTS são concursados da CAIXA, com contratos de trabalho regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pelo Estatuto da CAIXA, aprovado pelo Decreto nº 7973/2013.
BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA [GRI G4-LA2]
Todos colaboradores têm acesso a um conjunto de 65 benefícios oferecidos pela CAIXA. Eles são divididos em benefícios legais, trabalhistas e estratégicos. Além daqueles que respondem às exigências legais, há benefícios que possuem itens adicionais ao que prevê a lei e os que são oferecidos por liberalidade da CAIXA.
Os benefícios valorizam o colaborador e expressam a preocupação da CAIXA com o bem-estar dos empregados e de suas famílias. Dessa forma, a empresa disponibiliza aos colaboradores o plano de assistência médico-hospitalar Saúde CAIXA, cujo atendimento é extensivo aos aposentados, pensionistas e aos dependentes do titular. O plano inclui assistências odontológica, médica, psicológica, fonoaudióloga e fisioterapêutica, além de serviços de homecare, atendimento e internação hospitalar e remoções terrestres e aéreas.
Mediante adesão voluntária, é oferecido a todos os colaboradores o Plano de Previdência Complementar, administrado pela Fundação dos Economiários Federais (Funcef). Tanto oPrograma Saúde CAIXA como o Plano de Previdência Complementar contemplam empregados com união decorrente de relação homoafetiva.
Os colaboradores ainda têm acesso ao Programa FIQUE BEM, que estimula a adoção de um estilo de vida saudável, gerando um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo e produzindo reflexos na sociedade.
Dentre as ações do programa, que contemplam as dimensões do bem-estar físico, mental, emocional, profissional e social, destacam-se a massagem expressa oferecida semanalmente, a campanha de vacinação contra a gripe, custeio para o tratamento do tabagismo e a promoção da saúde para homens e mulheres.
O Programa FIQUE BEM e o Saúde CAIXA integram a Política de Segurança e Saúde no Trabalho. Aliadas aos dois programas, outras ferramentas são utilizadas para promover um ambiente profissional saudável e seguro, como as atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que conta com 100% de representação dos empregados da CAIXA, responsáveis também pela eleição de seus membros. [GRI G4-LA5]
Para os colaboradores que estão próximos de se retirar da vida profissional, após uma carreira de dedicação, a CAIXA criou o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). Seu objetivo é apoiar e orientar os empregados sobre a importância de planejar a nova etapa da vida após o desligamento da empresa. Esse preparo se dá por meio de oficinas voltadas à construção de novos projetos de vida e ao planejamento financeiro, de incentivos ao desenvolvimento de novas habilidades e competências e de custeio para aconselhamento psicológico sobre questões relacionadas à aposentadoria [GRI G4-LA10]
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
O Agente Operador investe também na capacitação e no crescimento de seus profissionais. As iniciativas se dão no âmbito da Universidade CAIXA, por intermédio da disponibilização de cursos e treinamentos presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento.
Além do “campus virtual”, onde são realizadas as atividades de educação a distância, a Universidade CAIXA conta com espaços físicos em Brasília (DF), Recife (PE) e São Paulo (SP) para a realização de aulas presenciais.
Em 2015, sete cursos tiveram como foco temas ligados a direitos humanos. No âmbito da SUFUG e de suas unidades vinculadas, foram registradas mais de 8 mil horas de treinamento.
Cursos |
Participações |
Carga Horária |
Total de Horas |
Roda de Diálogo – Cartilha Diversidade CAIXA |
849 |
6 |
5.094 |
Roda de Diálogo Código de Ética – Carreiras Responsáveis 2015 |
791 |
2 |
1.582 |
Código de Conduta dos Empregados e Dirigentes da CAIXA |
1.097 |
1 |
1.097 |
Direitos do Consumidor |
58 |
6 |
348 |
Código de Ética CAIXA |
39 |
1 |
39 |
Libras Virtual |
7 |
10 |
70 |
Pessoas com Deficiência |
1 |
1 |
1 |
Total | 2.842 | 8.231 |
Cursos |
% |
Roda de Diálogo – Cartilha Diversidade CAIXA |
55,64 |
Roda de Diálogo Código de Ética – Carreiras Responsáveis 2015 |
51,83 |
Código de Conduta dos Empregados e Dirigentes da CAIXA |
71,89 |
Direitos do Consumidor |
3,80 |
Código de Ética CAIXA |
2,56 |
Libras Virtual |
0,46 |
Pessoas com Deficiência |
0,07 |
Colaboradores têm acesso a 65 benefícios, como o plano Saúde CAIXA, com atendimento extensivo aos aposentados, pensionistas e dependentes
COLABORADORES DO AGENTE OPERADOR TÊM DIREITO AO PLANO DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR SAÚDE CAIXA, CUJO ATENDIMENTO É EXTENSIVO A APOSENTADOS, PENSIONISTAS E DEPENDENTES DO TITULAR. O PLANO INCLUI, POR EXEMPLO, ASSISTÊNCIAS ODONTOLÓGICA, MÉDICA E PSICOLÓGICA, E SERVIÇOS DE HOMECARE E INTERNAÇÃO
PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO CONSELHO CURADOR
A Resolução nº 639/2010 incumbiu o Agente Operador de elaborar e implementar projeto de qualificação permanente dos membros do Conselho Curador e de representantes das entidades que dele fazem parte, além dos integrantes do Grupo de Apoio Técnico Permanente (GAP).
Como consequência, a Universidade CAIXA lançou em 2011 o módulo de ensino a distância “A Contribuição do FGTS para o Desenvolvimento do Brasil”. O projeto visa dotar os participantes de maior capacidade para intervir na formulação e no monitoramento de propostas de políticas habitacional, de saneamento e de infraestrutura e de temas voltados às políticas de emprego e renda no país.
CANAIS DE RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO INTERNO
A gestão do conhecimento e a atuação participativa são os alicerces do relacionamento da SUFUG com seus colaboradores. Esse esforço é complementado pelo estímulo à inovação e pela busca da excelência na gestão, mediante o levantamento de referenciais de mercado, como o Modelo de Excelência na Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A interação se dá pela disponibilização ao público interno de diversos canais e ferramentas, fortalecendo a cultura da participação e da transparência.
Os canais existentes são os seguintes:
REDE COLABORATIVA DE INOVAÇÃO
Com acesso pelo Canal do FGTS, na intranet, a Rede Colaborativa possibilita o desenvolvimento de projetos e ideias de forma coletiva para a geração de conhecimento, além de favorecer a redução de custos, por intermédio do desenvolvimento de atividades a distância.
O canal também proporciona a visualização de todos os projetos em desenvolvimento, possibilitando o acompanhamento e a disseminação de informação a todas as GIFUG e ao conjunto de colaboradores.
BANCO DE SOLUÇÕES E INOVAÇÃO SUFUG
Aplicativo alinhado ao modelo de gestão da SUFUG, que visa consolidar, validar, disseminar, compartilhar e indicar práticas de inovação pautadas nos critérios de Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. As práticas resultantes de desenvolvimento participativo podem ser consultadas e adotadas por todas as unidades.
BASE DE TALENTOS
Aplicativo por meio do qual os colaboradores podem cadastrar informações sobre habilidades, conhecimentos adquiridos, formação acadêmica e participação em cursos, além de referências pessoais, como hábitos de lazer, hobbies e ações de voluntariado. Esses dados contribuem para uma participação mais efetiva das pessoas em projetos e a identificação de necessidades de desenvolvimento profissional.
PLANO DE MELHORIA
Aplicativo de acompanhamento de ações e projetos desenvolvidos nas unidades da SUFUG, garantindo a gestão do conhecimento e a construção da memória da execução do Planejamento Estratégico da SUFUG.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONSOLIDADAS
Com acesso disponível pela intranet, o Sistema de Informações Consolidadas (SINCO) tem como objetivo auxiliar os líderes no processo de gestão das informações do Agente Operador e os colaboradores na execução de suas atividades, ampliando a transparência do FGTS na interação com os públicos de relacionamento.
De acesso rápido e ágil, o SINCO reúne, num único ambiente, as principais informações sobre a gestão de processos de apoio e das operações do ativo e do passivo do FGTS.
CONSELHO DE GESTÃO PARTICIPATIVA
Com representação na Matriz e nas 16 Gerências de Filial Fundo de Garantia, o Conselho de Gestão Participativa (CGP) estimula as equipes a buscar autonomia para diagnosticar, analisar e propor aos gestores da SUFUG soluções proativas e inovadoras.
CANAL DO FGTS NA INTRANET
Meio de relacionamento entre as unidades do Agente Operador que oferece informações e notícias, possibilita consultas à legislação, disponibiliza arquivos, relatórios e balanços e divulga informações sobre os programas e projetos em curso. Também oferece acesso a ferramentas e aplicativos, favorecendo a gestão do conhecimento.
CANAL DO FGTS NA INTERNET
É a principal fonte de consulta disponível aos membros do Conselho Curador, configurando-se como instrumento de transparência do processo de gestão do FGTS. Em seu conteúdo, reúne informações institucionais e legais, dados históricos, relatórios financeiros, relatórios de apoio à gestão, prestações de contas, balanços e balancetes, recomendações de auditorias e providências adotadas.
PORTAL DO TRABALHO E EMPREGO
Canal de relacionamento do Agente Operador com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) para subsidiar as atividades relacionadas à fiscalização das empresas no que se refere ao recolhimento do FGTS.
PORTAL DA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL
Área de relacionamento com o Agente Operador por meio do qual são divulgadas informações para subsidiar a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional na execução fiscal dos créditos inadimplentes do FGTS.
A promoção de um ambiente profissional, saudável e seguro é uma das prioridades do Agente Operador