RELACIONAMENTO COM PÚBLICO INTERNO

[GRI G4-9, G4-10, G4-11]

Evolução pessoal e profissional, promoção da diversidade, tratamento equânime a homens e mulheres e igualdade de oportunidades são direcionadores da gestão de pessoas do Agente Operador

Ao fim de 2015, a Superintendência Nacional do FGTS (SUFUG) contava com uma equipe formada por 1.526 colaboradores, todos eles lotados na Matriz, em Brasília, e nas 16 Gerências de Filial Fundo de Garantia.

Região
2013
2014
2015

Centro-Oeste

293

298

281

Nordeste

244

244

229

Norte

77

78

72

Sudeste

740

748

704

Sul

263

256

240

Total 1.617 1.624 1.526

Esses profissionais, todos empregados concursados da CAIXA, têm seus contratos de trabalho regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pelo Estatuto da CAIXA, aprovado pelo Decreto nº 7973/2013.

A todos os colaboradores é assegurado o pleno direito de liberdade de associação e de negociação coletiva. Em 2015, não houve registro de caso ou risco de violação de direitos em nenhuma das operações da SUFUG. [GRI G4-11, G4-HR4]

A Comissão de Negociação Permanente mantém relacionamentos com duas representações sindicais, uma coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e outra, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec). As negociações coletivas ocorrem via mesa única da Federação Nacional dos Bancos e por mesas específicas, com questões relativas à CAIXA.

Os acordos coletivos atuais possuem cláusulas relativas à saúde e segurança e a questões socioambientais, como trabalho da gestante, licença para tratamento de saúde, licençaadoção, plano de assistência à saúde e reembolsos por uso de medicamentos especiais, entre outros itens específicos. [GRI G4-LA8]

A Política de Gestão de Pessoas prioriza o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, a valorização da diversidade e das diferenças sociais e culturais, a igualdade de oportunidades para a evolução na carreira e o tratamento equânime a homens e mulheres no ambiente de trabalho, práticas que contribuem para um clima de respeito, de convivência harmônica e de estímulo aos colaboradores.

O quadro funcional, em dezembro de 2015, era formado por 805 mulheres (52,8%) e 721 homens (47,2%). Do total de colaboradores, 21,8% eram negros ou pardos e 59,6% tinham entre 31 e 50 anos de idade.

2013
2014
2015
Total de colaboradores

1.617

1.624

1.526

Admissões no período

111

72

37

Mulheres

855

869

805

Mulheres negras/pardas

162

179

166

Homens

762

755

721

Homens negros/pardos

143

170

167

Faixa Etária

Colaboradores até 30 anos

208

159

110

Colaboradores de 31 a 50 anos

984

968

910

Colaboradores acima de 50 anos

425

497

506

Total de cargos de chefia

191

189

191

Cargos de chefia ocupados por mulheres

82

82

82

% ocupados por mulheres

42,9%

43,4%

42,9%

Cargos de chefia ocupados por homens

109

107

109

% ocupados por homens

57,1%

56,6%

57,1%

Cargos de chefia ocupados por mulheres negras/pardas

16

14

14

Cargos de chefia ocupados por homens
negros/pardos

19

27

29

% ocupados por negros e pardos

18,3%

21,7%

22,5%

* Os empregados do Agente Operador do FGTS são concursados da CAIXA, com contratos de trabalho regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pelo Estatuto da CAIXA, aprovado pelo Decreto nº 7973/2013.

BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA [GRI G4-LA2]

Todos colaboradores têm acesso a um conjunto de 65 benefícios oferecidos pela CAIXA. Eles são divididos em benefícios legais, trabalhistas e estratégicos. Além daqueles que respondem às exigências legais, há benefícios que possuem itens adicionais ao que prevê a lei e os que são oferecidos por liberalidade da CAIXA.

Os benefícios valorizam o colaborador e expressam a preocupação da CAIXA com o bem-estar dos empregados e de suas famílias. Dessa forma, a empresa disponibiliza aos colaboradores o plano de assistência médico-hospitalar Saúde CAIXA, cujo atendimento é extensivo aos aposentados, pensionistas e aos dependentes do titular. O plano inclui assistências odontológica, médica, psicológica, fonoaudióloga e fisioterapêutica, além de serviços de homecare, atendimento e internação hospitalar e remoções terrestres e aéreas.

Mediante adesão voluntária, é oferecido a todos os colaboradores o Plano de Previdência Complementar, administrado pela Fundação dos Economiários Federais (Funcef). Tanto oPrograma Saúde CAIXA como o Plano de Previdência Complementar contemplam empregados com união decorrente de relação homoafetiva.

Os colaboradores ainda têm acesso ao Programa FIQUE BEM, que estimula a adoção de um estilo de vida saudável, gerando um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo e produzindo reflexos na sociedade.

Dentre as ações do programa, que contemplam as dimensões do bem-estar físico, mental, emocional, profissional e social, destacam-se a massagem expressa oferecida semanalmente, a campanha de vacinação contra a gripe, custeio para o tratamento do tabagismo e a promoção da saúde para homens e mulheres.

O Programa FIQUE BEM e o Saúde CAIXA integram a Política de Segurança e Saúde no Trabalho. Aliadas aos dois programas, outras ferramentas são utilizadas para promover um ambiente profissional saudável e seguro, como as atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que conta com 100% de representação dos empregados da CAIXA, responsáveis também pela eleição de seus membros. [GRI G4-LA5]

Para os colaboradores que estão próximos de se retirar da vida profissional, após uma carreira de dedicação, a CAIXA criou o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). Seu objetivo é apoiar e orientar os empregados sobre a importância de planejar a nova etapa da vida após o desligamento da empresa. Esse preparo se dá por meio de oficinas voltadas à construção de novos projetos de vida e ao planejamento financeiro, de incentivos ao desenvolvimento de novas habilidades e competências e de custeio para aconselhamento psicológico sobre questões relacionadas à aposentadoria [GRI G4-LA10]

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

O Agente Operador investe também na capacitação e no crescimento de seus profissionais. As iniciativas se dão no âmbito da Universidade CAIXA, por intermédio da disponibilização de cursos e treinamentos presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento.

Além do “campus virtual”, onde são realizadas as atividades de educação a distância, a Universidade CAIXA conta com espaços físicos em Brasília (DF), Recife (PE) e São Paulo (SP) para a realização de aulas presenciais.

Em 2015, sete cursos tiveram como foco temas ligados a direitos humanos. No âmbito da SUFUG e de suas unidades vinculadas, foram registradas mais de 8 mil horas de treinamento.

Cursos
Participações
Carga Horária
Total de Horas

Roda de Diálogo – Cartilha Diversidade CAIXA

849

6

5.094

Roda de Diálogo Código de Ética – Carreiras Responsáveis 2015

791

2

1.582

Código de Conduta dos Empregados e Dirigentes da CAIXA

1.097

1

1.097

Direitos do Consumidor

58

6

348

Código de Ética CAIXA

39

1

39

Libras Virtual

7

10

70

Pessoas com Deficiência

1

1

1

Total 2.842 8.231
Cursos
%

Roda de Diálogo – Cartilha Diversidade CAIXA

55,64

Roda de Diálogo Código de Ética – Carreiras Responsáveis 2015

51,83

Código de Conduta dos Empregados e Dirigentes da CAIXA

71,89

Direitos do Consumidor

3,80

Código de Ética CAIXA

2,56

Libras Virtual

0,46

Pessoas com Deficiência

0,07

Colaboradores têm acesso a 65 benefícios, como o plano Saúde CAIXA, com atendimento extensivo aos aposentados, pensionistas e dependentes

COLABORADORES DO AGENTE OPERADOR TÊM DIREITO AO PLANO DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR SAÚDE CAIXA, CUJO ATENDIMENTO É EXTENSIVO A APOSENTADOS, PENSIONISTAS E DEPENDENTES DO TITULAR. O PLANO INCLUI, POR EXEMPLO, ASSISTÊNCIAS ODONTOLÓGICA, MÉDICA E PSICOLÓGICA, E SERVIÇOS DE HOMECARE E INTERNAÇÃO
PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO CONSELHO CURADOR

A Resolução nº 639/2010 incumbiu o Agente Operador de elaborar e implementar projeto de qualificação permanente dos membros do Conselho Curador e de representantes das entidades que dele fazem parte, além dos integrantes do Grupo de Apoio Técnico Permanente (GAP).

Como consequência, a Universidade CAIXA lançou em 2011 o módulo de ensino a distância “A Contribuição do FGTS para o Desenvolvimento do Brasil”. O projeto visa dotar os participantes de maior capacidade para intervir na formulação e no monitoramento de propostas de políticas habitacional, de saneamento e de infraestrutura e de temas voltados às políticas de emprego e renda no país.

CANAIS DE RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO INTERNO

A gestão do conhecimento e a atuação participativa são os alicerces do relacionamento da SUFUG com seus colaboradores. Esse esforço é complementado pelo estímulo à inovação e pela busca da excelência na gestão, mediante o levantamento de referenciais de mercado, como o Modelo de Excelência na Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A interação se dá pela disponibilização ao público interno de diversos canais e ferramentas, fortalecendo a cultura da participação e da transparência.

Os canais existentes são os seguintes:

REDE COLABORATIVA DE INOVAÇÃO

Com acesso pelo Canal do FGTS, na intranet, a Rede Colaborativa possibilita o desenvolvimento de projetos e ideias de forma coletiva para a geração de conhecimento, além de favorecer a redução de custos, por intermédio do desenvolvimento de atividades a distância.

O canal também proporciona a visualização de todos os projetos em desenvolvimento, possibilitando o acompanhamento e a disseminação de informação a todas as GIFUG e ao conjunto de colaboradores.

BANCO DE SOLUÇÕES E INOVAÇÃO SUFUG

Aplicativo alinhado ao modelo de gestão da SUFUG, que visa consolidar, validar, disseminar, compartilhar e indicar práticas de inovação pautadas nos critérios de Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. As práticas resultantes de desenvolvimento participativo podem ser consultadas e adotadas por todas as unidades.

BASE DE TALENTOS

Aplicativo por meio do qual os colaboradores podem cadastrar informações sobre habilidades, conhecimentos adquiridos, formação acadêmica e participação em cursos, além de referências pessoais, como hábitos de lazer, hobbies e ações de voluntariado. Esses dados contribuem para uma participação mais efetiva das pessoas em projetos e a identificação de necessidades de desenvolvimento profissional.

PLANO DE MELHORIA

Aplicativo de acompanhamento de ações e projetos desenvolvidos nas unidades da SUFUG, garantindo a gestão do conhecimento e a construção da memória da execução do Planejamento Estratégico da SUFUG.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONSOLIDADAS

Com acesso disponível pela intranet, o Sistema de Informações Consolidadas (SINCO) tem como objetivo auxiliar os líderes no processo de gestão das informações do Agente Operador e os colaboradores na execução de suas atividades, ampliando a transparência do FGTS na interação com os públicos de relacionamento.

De acesso rápido e ágil, o SINCO reúne, num único ambiente, as principais informações sobre a gestão de processos de apoio e das operações do ativo e do passivo do FGTS.

CONSELHO DE GESTÃO PARTICIPATIVA

Com representação na Matriz e nas 16 Gerências de Filial Fundo de Garantia, o Conselho de Gestão Participativa (CGP) estimula as equipes a buscar autonomia para diagnosticar, analisar e propor aos gestores da SUFUG soluções proativas e inovadoras.

CANAL DO FGTS NA INTRANET

Meio de relacionamento entre as unidades do Agente Operador que oferece informações e notícias, possibilita consultas à legislação, disponibiliza arquivos, relatórios e balanços e divulga informações sobre os programas e projetos em curso. Também oferece acesso a ferramentas e aplicativos, favorecendo a gestão do conhecimento.

CANAL DO FGTS NA INTERNET

É a principal fonte de consulta disponível aos membros do Conselho Curador, configurando-se como instrumento de transparência do processo de gestão do FGTS. Em seu conteúdo, reúne informações institucionais e legais, dados históricos, relatórios financeiros, relatórios de apoio à gestão, prestações de contas, balanços e balancetes, recomendações de auditorias e providências adotadas.

PORTAL DO TRABALHO E EMPREGO

Canal de relacionamento do Agente Operador com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) para subsidiar as atividades relacionadas à fiscalização das empresas no que se refere ao recolhimento do FGTS.

PORTAL DA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL

Área de relacionamento com o Agente Operador por meio do qual são divulgadas informações para subsidiar a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional na execução fiscal dos créditos inadimplentes do FGTS.

A promoção de um ambiente profissional, saudável e seguro é uma das prioridades do Agente Operador