Para proteger sua conta, os aplicativos da CAIXA usam várias medidas de segurança. Se você tentou acessar um aplicativo da CAIXA e recebeu uma mensagem de "violação de segurança" ou "dispositivo inseguro", significa que nosso sistema identificou algo na configuração do seu celular que pode representar um risco. Mas não se preocupe! Temos algumas dicas para te ajudar a resolver isso:
1. Desativar modo debug/desenvolvedor
O modo desenvolvedor ou debug é uma funcionalidade presente nos dispositivos que permite alterar o código do sistema ou do aplicativo. Enquanto este modo estiver ativo o acesso aos aplicativos CAIXA ficam bloqueados. Portanto, essa pode ser, a principal causa desse tipo de problema, então comece por aqui:
- Acesse as "Configurações" do seu celular.
- Procure por "Opções do desenvolvedor" ou algo parecido (o nome pode variar dependendo da marca do seu celular).
- Se essa opção estiver ativada, desative-a.
Não encontrou as "Opções do desenvolvedor"?
- Consulte o manual do seu celular ou procure informações no site do fabricante.
- Se ainda tiver dificuldades, procure uma assistência técnica de confiança.
2. Desativar VPN ou aplicativos que alteram a localização
Verifique se você está usando algum aplicativo de VPN (Rede Virtual Privada) ou um aplicativo que modifique a sua localização.
Para verificar se há uma VPN ativa, siga esses passos:
- Acesse as "Configurações" do seu celular.
- Procure por "Redes” ou “Conexões" e na sequência acesse a opção “VPN” e confira se há alguma conexão ativa.
- Se essa opção estiver ativada, desative-a e tente acessar o app da CAIXA novamente.
Não encontrou o menu "VPN”?
- Consulte o manual do seu celular ou procure informações no site do fabricante.
- Se ainda tiver dificuldades, procure uma assistência técnica de confiança.
3. Remover riscos de segurança decorrentes de versões modificadas do Android ou iOS (remover Root/Jailbreak)
- Root (em Android) e Jailbreak (em iPhone) são processos que removem as restrições do sistema operacional do celular, dando acesso a configurações avançadas. No entanto, eles também abrem brechas de segurança, expondo seu aparelho a riscos.
- Remover o Root/Jailbreak pode ser um pouco complicado. Se você não se sentir seguro para fazer isso sozinho, procure uma assistência técnica de confiança.
4. Restaurar o celular para as configurações de fábrica
Importante: Restaurar o celular para as configurações de fábrica apaga todos os seus dados. Por isso, faça um
backup de tudo o que for importante antes de prosseguir.
- Essa opção pode resolver o problema em alguns casos mais complexos.
- Acesse as "Configurações" do seu celular e procure por "Restaurar" ou "Redefinir".
5. Evite baixar aplicativos fora da loja oficial do seu aparelho
- Muitas vezes esses aplicativos alteram as configurações de segurança do seu aparelho, colocando os seus dados pessoais e bancários em risco.
- NÃO baixe aplicativos que prometam solucionar os bloqueios de segurança dos aplicativos CAIXA.
Se você seguiu as dicas acima e ainda não conseguiu acessar o aplicativo da CAIXA, ou se não se sente confortável em realizar algum desses procedimentos, procure uma assistência técnica de confiança. Eles poderão te dar o suporte necessário.
Estamos sempre trabalhando para garantir a sua segurança e a melhor experiência com nossos aplicativos.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Alô CAIXA:
- 4004 0 104 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
- 0800 104 0104 (Demais Regiões)
Opção: Suporte aos aplicativos, sites, caixa eletrônico ou SMS => Aplicativo CAIXA Tem ou Outros Aplicativos.