Informações corporativas
1.4

CONSULTA ÀS PARTES
INTERESSADAS
GRI G4-18, G4-25, G4-26, G4-27

Para a definição do conteúdo do relatório de 2016 foi considerada, essencialmente, a materialidade do processo realizado pelo Agente Operador do FGTS no período de março a abril de 2016 para o relatório do exercício de 2015. Neste último processo de definição dos temas materiais houve ampla consulta aos públicos de relacionamento prioritários, com o objetivo de identificar os assuntos que, na percepção desses stakeholders, seriam relevantes para identificação dos indicadores a serem reportados no Relatório Anual do FGTS.

Para a realização da referida consulta foram priorizados os stakeholders para a etapa de engajamento, considerando-se como critérios o arranjo institucional do FGTS, as competências dos entes envolvidos e os impactos econômicos, sociais e ambientais decorrentes da operacionalização do Fundo de Garantia.

O questionário foi oferecido a todos os colaboradores e gestores do Agente Operador, mediante aplicativo de consulta eletrônica, e enviado por e-mail aos membros do Conselho Curador do FGTS e do Grupo de Apoio Técnico Permanente – GAP e aos integrantes dos 16 Conselhos de Clientes do Agente Operador do FGTS.

Como resultado, obteve-se o retorno de 876 questionários respondidos. Os temas considerados materiais foram pontuados como “relevante” (nota 3) ou “totalmente relevante” (nota 4), com representatividade igual ou superior a 85% das respostas

Na definição dos assuntos que atendam às expectativas sociais mais amplas ou possam influenciar as decisões e avaliações dos stakeholders, foram ainda avaliadas as seguintes fontes secundárias:

  • Relatórios de gestão do FGTS;
  • Temas recorrentes e de interesse do Fundo, apontados por sistema de monitoramento de reportagens e notícias publicadas em jornais e na internet;
  • Relatórios de sustentabilidade da CAIXA.

Como principal fonte de recursos para a implantação de políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura, o FGTS colabora para a redução do déficit habitacional, no acesso ao abastecimento de água e tratamento de esgoto, no desenvolvimento urbano e na geração de emprego e renda no país. Assim, os impactos ocorridos fora da instituição (Agente Operador) se estendem a toda a sociedade brasileira, aos entes envolvidos na gestão do FGTS e ao poder público. GRI G4-21

Verificada a aderência dos temas materiais aos objetivos e às iniciativas do Planejamento Estratégico do FGTS 2012-2022, foram definidos os aspectos e a base de indicadores GRI reportados ao longo deste relatório e foi construída a matriz de materialidade.

MATRIZ DE MATERIALIDADE GRI G4-19, G4-20, G4-21
[ clique na imagem para ampliar ]