Informações corporativas
3.2

FGTS PELO BRASIL

Em 50 anos, os recursos do FGTS têm ajudado milhões de brasileiros a tornar realidade o sonho da casa própria, o desenvolvimento das cidades e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Em 2016, os recursos do Fundo de Garantia foram investidos em 3.753 municípios, nas cinco regiões do país, em obras de habitação, saneamento e infraestrutura.

O FGTS ajudou milhões de brasileiros a realizar o sonho da moradia própria, beneficiados por obras financiadas com recursos do Fundo ou pela oportunidade de utilizar os valores depositados nas contas vinculadas para compra de imóvel, contribuindo para a redução do déficit habitacional do Brasil. Além disso, proporcionou melhorias à mobilidade urbana e propiciou o acesso ao abastecimento de água e à coleta e ao tratamento de esgoto às comunidades mais carentes.

Conheça a seguir alguns exemplos da contribuição do FGTS para o Brasil.

3.2.1

SISTEMA INTEGRADO DE ABASTECIMENTO
DE ÁGUA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS – SC

O empreendimento promove a ampliação e a melhoria da Estação de Tratamento de Água Morro dos Quadros, que atende a região metropolitana. Foram contemplados os municípios de Florianópolis, Biguaçu, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça, beneficiando uma população de 1.103.000 habitantes.

A obra realizada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan foi financiada com recursos do FGTS, tendo como objetivos a ampliação da capacidade de tratamento de água de 2.000 l/s para 3.000 l/s; a redução dos picos de alteração da qualidade de água, principalmente referente ao parâmetro turbidez, na ocorrência de chuvas intensas; a retenção de grande parte da carga de sólidos já nos novos floculadores e decantadores, o que reduzirá a necessidade de retrolavagem dos filtros, diminuindo a sobrecarrega; a função de polimento final antes da desinfecção desempenhada pelos filtros; a construção do tratamento de efluentes da ETA, que visa à redução dos impactos ambientais relativos ao processo de tratamento de água e permitirão o reúso de água na própria estação.

Estação de tratamento de água Morro dos Quadros, que atende a região da grande Florianópolis–SC.
3.2.2

PAVIMENTAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
DAS VIAS EM MANAUS – AM

Financiada com recursos do FGTS, no âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-transporte, a obra de Pavimentação e Qualificação das Vias dos Loteamentos Águas Claras I e II está localizada no Bairro Nova Aleixo, na cidade de Manaus (AM).

O objetivo do empreendimento compreendeu serviços de drenagem, asfaltamento, iluminação, construção de calçadas e meio-fio nas 150 ruas existentes nos dois loteamentos. Estima-se que os recursos do Fundo de Garantia investidos no empreendimento geraram por volta de 12.600 empregos, beneficiando mais de 12 mil habitantes.

Os benefícios proporcionados pelo financiamento recebem o reconhecimento do senhor Valdemir Francisco Silva, 46 anos, pai de duas crianças e casado. Morador do conjunto Águas Claras há dez anos, ele viu o nascimento do conjunto e afirma que, no início, as ruas eram feitas de barro compactado, não havia rede elétrica, água encanada e asfaltamento. As pessoas viviam sem dignidade, sem interesse de construir melhorias em casa, pois não havia motivação. Os poucos comércios existentes sofriam bastante assaltos. Com o projeto de infraestrutura, a situação foi se modificando. As ruas começaram a ser asfaltadas, rede elétrica e água encanada chegaram, as pessoas se motivaram a construir muros e casas de melhor qualidade, e o conjunto passou a ter “cara de bairro”. Os comércios foram aparecendo e foi construída uma praça com área de lazer, em que, logo depois, a prefeitura colocou equipamentos para prática de exercícios físicos. Hoje já é possível ver moradores praticando esportes. Foram construídas creches para as crianças, e uma linha de ônibus circula dentro do conjunto. É possível se deslocar rapidamente às principais zonas da cidade, por causa da proximidade com a Avenida das Torres. Com todas essas mudanças para melhor, o Sr. senhor Valdemir pôde abrir seu pequeno comércio e usufruir da infraestrutura que o projeto proporcionou.

Pavimentação e qualificação das vias dos loteamentos Águas Claras I e II, localizado no bairro Nova Aleixo, na cidade de Manaus(AM).
3.2.3

BACIA DO RIO ACARI – RJ

O Rio Acari é um dos maiores cursos d'água do município do Rio de Janeiro. A obra de saneamento básico teve como objetivo viabilizar o controle de enchentes na bacia do Rio Acari (zona norte da cidade do Rio de Janeiro), com valorização do entorno. Um conjunto de obras de canalização e drenagem do Rio Acari, com destaque para a implantação de parques lineares integrados com a Avenida Canal, foi executado para eliminar alagamentos.

Os trechos considerados, lotes 4 e 5, estão compreendidos entre a Avenida Brasil, no bairro de Barros Filho, até a Rua Luís Coutinho Cavalcante, em Guadalupe.

3.2.4

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E
POPULAÇÃO BENEFICIADA

A conscientização ambiental dos moradores foi uma questão pertinente ao trabalho de dragagem do Rio Acari. A equipe do trabalho social da Subsecretaria de Gestão das Bacias Hidrográficas (Rio-Águas), vinculada à Secretaria Municipal de Obras do Rio de Janeiro, realizou palestras, oficinas e cursos em escolas e reuniões com lideranças locais, com a finalidade de ampliar o senso de responsabilidade na população beneficiária e impedir, assim, que moradores joguem resíduos sólidos no curso do rio, provocando alagamentos.

O Rio Acari corta os bairros de Coelho Neto, Jardim América, Guadalupe, Pavuna, Marechal Hermes, Irajá e Acari e desagua no Rio São João de Meriti, que desemboca na Baía de Guanabara.

Aproximadamente, 9 mil famílias localizadas nas áreas de intervenção, o que corresponde a 27 mil moradores, foram beneficiadas com as obras de controle de enchentes. Por meio de inúmeras ações informativas, suporte às intervenções físicas, articulações para parcerias, mobilização e organização comunitária, atividades socioculturais, ações de educação ambiental e sanitária e apoio ao remanejamento das famílias, a equipe do trabalho social acompanhou as intervenções.

Nos bairros Honório Gurgel, Guadalupe e Marechal Hermes, beneficiados com a intervenção, cerca de 93 mil moradores foram alcançados com ações informativas. A participação comunitária e a realização de atividades socioambientais foram constantes no período de execução da obra, o que gerou mudança na forma de agir das pessoas em relação ao cuidado com o meio ambiente, podendo ser percebida melhoria significativa em relação ao descarte incorreto do lixo em diversos locais da área de intervenção. Em pontos da Avenida Almirante Tamandaré e da Rua Gustavo Viana Filho, no bairro de Honório Gurgel, onde antes havia grande quantidade de resíduos descartada indevidamente nas margens do rio não há mais qualquer sinal de lixo amontoado.

A mudança de hábito poderá ser continuada e perpetuada nas novas gerações, e a própria população será fiscal das irregularidades que ainda podem vir a ocorrer nos bairros contemplados pelo Programa de Controle de Enchentes da Bacia do Rio Acari.

Os recursos do FGTS promoveram a melhoria do saneamento básico no município do Rio de Janeiro, com um conjunto de obras de canalização e drenagem do Rio Acari. O projeto foi realizado para possibilitar o controle de enchentes na bacia do rio Acari (zona norte da cidade do Rio de Janeiro).
3.2.5

MELHORIA NA MOBILIDADE URBANA
COM O METRÔ DE SALVADOR – BA

O metrô de Salvador, oficialmente Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas – SMSL, é uma obra de infraestrutura urbana financiada com recursos do FGTS em uma Parceria Público-Privada – PPP, na modalidade Pró-transporte, que atende, diariamente, cerca de 86 mil usuários da cidade de Salvador e região metropolitana.

São duas linhas em operação, sendo 12 km da linha 1 e 3 km da linha 2. Até o fim de dezembro de 2017, há previsão de conclusão da linha 2, com a Estação Aeroporto, totalizando 41 km de extensão.

A construção e operação do metrô de Salvador e a integração das linhas de ônibus da Região Metropolitana de Salvador - RMS proporcionaram a geração de mais de 8 mil empregos diretos, indiretos e terceiros. Já são mais de 30 milhões de passageiros transportados desde a inauguração, em junho de 2014, e 40 trens, cada um com capacidade de transportar até mil passageiros por viagem.

Os benefícios gerados pela construção e implantação do metrô de Salvador recebem o devido reconhecimento das pessoas que o utilizam. Jamile Telma Santos Miguez é um dos exemplos. Ela tem 39 anos, mora na cidade de Simões Filho, localizada na região metropolitana, é casada, analista de RH e utiliza o metrô diariamente. Ao ser indagada sobre as transformações em sua condição de vida com relação à mobilidade urbana, é só elogios:

É MUITO MELHOR TRANSITAR DE METRÔ DO QUE NO ÔNIBUS COLETIVO. A MAIORIA DAS LINHAS DE ÔNIBUS DE SIMÕES FILHO DE SEMBARCA NA ESTAÇÃO DE METRÔ RETIRO, DE ONDE VOU PARA A ESTAÇÃO RODOVIÁRIA, ENTÃO, GANHO DE 40 MINUTOS A UMA HORA DE TEMPO. ISSO SEM FALAR NO CONFORTO E NA COMODIDADE DO AR CONDICIONADO, QUE RELAXA OS PASSAGEIROS. EU TAMBÉM VOU SENTADA, O QUE GERA MENOS ESTRESSE, E TEM A SEGURANÇA, COM A GENTES NAS ESTAÇÕES. EU NUNCA FUI ASSALTADA, NEM NAS ESTAÇÕES, NEM NO METRÔ. COM RELAÇÃO À LIMPEZA, É TUDO MUITO LIMPO E A HIGIENE É CONSTANTE, E EU OBSERVO QUE OS PASSAGEIROS TÊM A CONSCIÊNCIA DE MANTER ASSIM. O CUSTO BENEFÍCIO NA QUESTÃO DA REDUÇÃO DO GASTO COM TRANSPORTE: EU GASTARIA EM QUATRO MEIOS DE TRANSPORTES E NÃO TIVESSE O METRÔ E,EM TERMOS DE VALOR, SERIAM R$14,40 DE IDA E VOLTA – HOJE, EU GASTO R$7,20, PORQUE TEMOS ERVIÇO DE INTEGRAÇÃO ÔNIBUS E METRÔ. ISSO TUDO GERA SATISFAÇÃO, PORQUE VOCÊ ESTÁ PAGANDO E TEMO SERVIÇO EM TROCA, COMO SE ESTIVESSE SENDO COMPENSADA.

- JAMILE TELMA SANTOS MIGUEZ, 39 ANOS, MORADORADA CIDADE DE SIMÕES FILHO, LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, ELOGIA A OBRA DE INFRAESTRUTURA URBANA FINANCIADA COM RECURSOS DO FGTS E DESTACA A COMODIDADE E SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DO METRÔ DE SALVADOR.

GANHEI 30 MINUTOS NO MEU TEMPO. ANTES, EU SÓ PENSAVA EM CHEGAR EM CASA CEDO NO FIM DO DIA. SEM FALAR NA SEGURANÇA, PORQUE USO O CELULAR NAS ESTAÇÕES DE METRÔ E DENTRO DO METRÔ E, NO ÔNIBUS, NÃO ME SINTO SEGURO. TAMBÉM TEM O FRESCOR DO AR CONDICIONADO, É UMA COMODIDADE. ANTES DO METRÔ, EU SÓ CHEGAVA EM CASA ESTRESSADO, PORQUE ME FRUSTRAVA COM A ESPERA DO ÔNIBUS. VOU FAZER FACULDADE NA UNIJORGE E, QUANDO FOR INAUGURADA A ESTAÇÃO QUE VAI TER EM FRENTE, VAI SER BOM DE MAIS. TENHO BOAS PERSPECTIVAS DE MAIS MELHORIAS NA MINHA VIDA.

- LUCAS VINÍCIUS SANTOS DE JESUS É OUTRO EXEMPLO. ELE TEM 20ANOS, É SOLTEIRO, MORADOR DE LAURO DE FREITAS, LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, AUXILIAR ADMINISTRATIVO E UTILIZA O METRÔ DIARIAMENTE PARA SE DESLOCAR ATÉ O TRABALHO, EM SALVADOR.

Embarque na estação da Lapa – Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas – SMSL.
3.2.6

RESIDENCIAL NOVA ZELÂNDIA,
EM COTIA – SP

Construído com recursos do FGTS, o Residencial Nova Zelândia, da Tenda Construtora, é composto por dois condomínios, sendo o primeiro, de 36 blocos, com 720 unidades habitacionais, distribuídos em oito módulos, e o segundo, composto por 16 blocos, com 320 unidades habitacionais, distribuídos em cinco módulos.

No pico de obra, o empreendimento que gera em torno de 150 funcionários promoveu benefícios na região, gerando empregos, dinamizando o comércio local, revitalizando a região com melhoria da infraestrutura de pavimentação, energia elétrica, abastecimento de água e coleta de esgoto.

No terreno há uma Área de Preservação Permanente – APP que foi preservada, conforme determinação dos órgãos ambientais competentes.

3.2.7

ABASTECIMENTO DE ÁGUA – SISTEMA
PRODUTOR DE ÁGUA POTÁVEL
– MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA – MG

O Sistema de Produção de Água Potável Capim Branco, às margens do Rio Araguari, que atravessa a região do Triângulo Mineiro, passando próximo a cidades importantes da região como Araxá, Uberlândia e Araguari, é a maior obra de saneamento da região.

A obra, que tem 80% do custo financiado com recursos do FGTS e que garante abastecimento e ampliação da oferta de água para o município de Uberlândia, está projetada em três etapas, cada uma com capacidade de produzir 2 mil litros de água por segundo: captação na margem do Reservatório Capim Branco I (Rio Araguari); estação elevatória composta de conjuntos de motobomba para bombear a água da represa a uma adutora e encaminhá-la à estação de tratamento; encaminhamento da água por uma adutora até o sistema de reservação Custódio Pereira para ser distribuída.

3.2.8

EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL
ITAJAÍ, EM CAMPO GRANDE – MS

Empreendimento que beneficiou 64 famílias, o Residencial Itajaí está localizado no Jardim Centenário, em Campo Grande (MS).

José Luiz Rosa Xilares dividia uma residência com duas irmãs em um bairro distante do local de trabalho. Operário da construção civil, ele escolheu o Residencial Itajaí pela proximidade das atividades laborais e grande ascensão imobiliária. O morador elogia o imóvel, que foi adquirido com incentivos do Programa Minha Casa Minha Vida, e salienta que é de ótima qualidade, dispõe de calçada com acessibilidade, piso tátil e separação de lixo reciclável. José afirma que recebeu o imóvel com infraestrutura de água, esgoto e asfalto. Além disso, tem acesso a posto médico e transporte coletivo.

Veja a seguir o depoimento da senhora Lisiane de Souza Paim, que mora em Santa Maria (RS), e, graças a recursos do FGTS, pôde concretizar o sonho da casa própria, realização pessoal que inaugurou uma nova fase e vida para ela e a família.

COMO FOI O PROCESSO PARA A AQUISIÇÃO DO SEU IMÓVEL?

LISIANE D ESOUZA PAIM – HAVIA SIDO ESCOLHIDA UMA OPÇÃO PELAS CASAS POPULARES, MAS MEU ESPOSO ENXERGOU A POSSIBILIDADE DE ADQUIRIR UM IMÓVEL EM CONDOMÍNIO FECHADO, POR TER 23ANOS DE CARTEIRA ASSINADA NA MESMA FIRMA. HOUVE A DESISTÊNCIA DA CASA POPULAR E A VISITA À IMOBILIÁRIA PARA AS PRIMEIRAS SIMULAÇÕES. INCERTEZAS E MEDOS FORAM SUMINDO COM O PASSAR DAS VISITAS, E O PROCESSO FOI SE MOLDANDO. A AUTORIZAÇÃO DA CAIXA FOI RÁPIDA. HOUVE VISITAS NO TEMPO DA OBRA E, POSTERIORMENTE, O SONHO FOI REALIZADO.

COMO VOCÊ SE SENTE EM RELAÇÃO A NOVA CONQUISTA?

LISIANE DE SOUZA PAIM – TEMOS MAIS PRIVACIDADE COMO FAMÍLIA E ESTAMOS TENDO A CHANCE DE DAR UMA VIDA DIFERENTE E COM MAIS SEGURANÇA PARA NOSSO FILHO, POR SER UM CONDOMÍNIO FECHADO. A ATUAL SITUAÇÃO EM QUE VIVEMOS DE INSEGURANÇA NO PAÍS É DESFAVORÁVEL, INDEPENDENTEMENTE DA CIDADE OU ESTADO. MEUFILHO ESTÁ MAIS ALEGRE POR CAUSA DA PRACINHA E DA PISCINA.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO FGTS PARA SUA VIDA?

LISIANE DE SOUZA PAIM – COMO COMECEI A TRABALHAR COM 18 ANOS E SEMPRE TIVE QUE OPTAR POR CONTINUAR NO EMPREGO POR SITUAÇÕES DE DIFICULDADE, EU VEJO QUE VALEU A PENA. O FUNDO DE GARANTIA SE SOMOU COM UM SALDO MAIOR E, POR CONSEQUÊNCIA, DEU-NOS UMA CHANCE DE MUDAR DE VIDA. PARA MIM, O FUNDO DE GARANTIA TEVE UMA IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL, É UM DIREITO TRABALHISTA QUE FUNCIONA COM RELAÇÃO À MORADIA.

Lisiane de Souza Paim, moradora do Residencial Rrentino, em Santa Maria (RS), afirma que, graças a recursos do FGTS, pôde concretizar o sonho da casa própria.