Informações corporativas
2.4

RELACIONAMENTO COM O
PÚBLICO INTERNO
GRI G4-9, G4-10, G4-11

Na comemoração dos 50 anos do FGTS são reconhecidas as pessoas – homens e mulheres que construíram essa trajetória de êxitos com espírito empreendedor, colaboradores engajados, talentos criativos, pessoas inovadoras, inspiradas e engajadas para a construção de um futuro ainda mais brilhante.

Ao fim de 2016, a Superintendência Nacional do Fundo de Garantia – SUFUG tinha uma equipe formada por 1.435 colaboradores, todos eles lotados na matriz, em Brasília, e nas 16 Gerências de Filial do Fundo de Garantia – SIFUG.

TOTAL DE COLABORADORES POR REGIÃO
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Esses profissionais, todos empregados concursados da CAIXA, têm contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e pelo Estatuto da CAIXA, aprovado pelo Decreto no 7.973/2013.

A todos os colaboradores é assegurado o pleno direito de liberdade de associação e negociação coletiva e, em 2016, não houve registro de caso ou risco de violação desses direitos em nenhuma das operações da SUFUG. GRI G4-11, G4-HR4

A Comissão de Negociação Permanente mantém relacionamentos com duas representações sindicais, uma coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf e outra, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – Contec. As negociações coletivas ocorrem via mesa única da Federação Nacional dos Bancos e por mesas específicas, com questões relativas à CAIXA.

Os acordos coletivos atuais têm cláusulas relativas à saúde e segurança e a questões socioambientais, como trabalho da gestante, licença para tratamento de saúde, licença-adoção, plano de assistência à saúde, reembolsos por uso de medicamentos especiais. GRI G4-LA8

A política de gestão de pessoas prioriza desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, valorização da diversidade e das diferenças sociais e culturais, igualdade de oportunidades para a evolução na carreira e tratamento equânime a homens e mulheres no ambiente de trabalho, práticas que contribuem para o clima de respeito, convivência harmônica e estímulo aos colaboradores.

O quadro funcional, em dezembro de 2016, compõese de 756 mulheres (52,7%) e 679 homens (47,3%). Do total de colaboradores, 21,6% são negros ou pardos e 58,7% têm entre 31 anos e 50 anos.

PERFIL DA FORÇA DE TRABALHO* GRI G4-10, G4-LA12
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2.4.1

BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA

GRI G4-LA2 Todos os colaboradores têm acesso a um conjunto de 64 benefícios oferecidos pela CAIXA. Eles são divididos em benefícios legais trabalhistas e estratégicos. Além daqueles que respondem às exigências legais, há benefícios que possuem itens adicionais ao que prevê a lei e os que são oferecidos por liberalidade da CAIXA.

Os benefícios valorizam o colaborador e expressam a preocupação da CAIXA com o bem-estar dos empregados e de sua família. Dessa forma, a empresa oferece aos colaboradores plano de assistência médico-hospitalar Saúde CAIXA, cujo atendimento é extensivo aos aposentados, pensionistas e dependentes do titular. O plano inclui assistências odontológica, médica, psicológica, fonoaudiólogica e fisioterapêutica, além de serviços de home care, atendimento e internação hospitalar e remoções terrestres e aéreas.

Mediante adesão voluntária, é oferecido a todos os colaboradores o Plano de Previdência Complementar, administrado pela Fundação dos Economiários Federais – Funcef. Tanto o programa Saúde CAIXA como o Plano de Previdência Complementar contemplam empregados com união decorrente de relação homoafetiva.

Os colaboradores ainda têm acesso ao programa Fique Bem, que estimula a adoção de um estilo de vida saudável, gerando um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo e produzindo reflexos na sociedade. Entre as ações da iniciativa, que contemplam as dimensões do bem-estar físico, mental, emocional, profissional e social, destacam-se massagem expressa oferecida semanalmente, campanha de vacinação contra gripe, custeio para o tratamento do tabagismo e promoção da saúde para homens e mulheres.

O programa Fique Bem e o Saúde CAIXA integram a política de segurança e saúde no trabalho. Aliadas aos dois programas, outras ferramentas são utilizadas para promover um ambiente profissional saudável e seguro, como as atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa, que tem 100% de representação dos empregados da CAIXA, responsáveis também pela eleição dos membros. GRI G4-LA5

Para os colaboradores que estão próximos de se retirar da vida profissional após uma carreira de dedicação, a CAIXA criou o programa de Preparação Para a Aposentadoria – PPA. O objetivo da iniciativa é apoiar e orientar empregados sobre a importância de planejar a nova etapa de vida após o desligamento da empresa. Esse preparo se dá por meio de oficinas voltadas à construção de novos projetos de vida e ao planejamento financeiro, incentivos ao desenvolvimento de novas habilidades e competências e custeio para o aconselhamento psicológico sobre questões relacionadas à aposentadoria. GRI G4-LA10

2.4.2

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

O Agente Operador investe também na capacitação e no crescimento de seus profissionais. As iniciativas se dão no âmbito da Universidade CAIXA, por intermédio da oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância em diferentes áreas do conhecimento.

Além do “campus virtual”, onde são realizadas as atividades de educação à distância, a Universidade CAIXA dispõe de espaços físicos em Brasília (DF), Recife (PE) e São Paulo (SP) para a realização de aulas presenciais.

Em 2016, sete cursos tiveram como foco temas ligados a direitos humanos. No âmbito da Superintendência Nacional do Fundo de Garantia – SUFUG e das unidades vinculadas foram registradas mais de 3 mil horas de treinamento.

TREINAMENTOS EM DIREITOS HUMANOS REALIZADOS EM 2016 GRI G4-HR2
% DE COLABORADORES COM TREINAMENTO EM DIREITOS HUMANOS EM DEZEMBRO DE 2016 GRI G4-HR2
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2.4.3

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO
DO CONSELHO CURADOR

A Resolução CCFGTS no 639/2010 incumbiu o Agente Operador de elaborar e implantar projeto de qualificação permanente dos membros do Conselho Curador do Fundo de Garantia – CCFGTS e de representantes das entidades que dele fazem parte, além dos integrantes do Grupo de Apoio Técnico Permanente – GAP.

Como consequência, a Universidade CAIXA lançou, em 2011, o módulo de ensino à distância A Contribuição do FGTS para o Desenvolvimento do Brasil. O projeto visa dotar os participantes de maior capacidade para intervir na formulação e no monitoramento de propostas de políticas habitacionais, de saneamento e infraestrutura e de temas voltados às políticas de emprego e renda no país.

2.4.4

CANAIS DE RELACIONAMENTO COM
O PÚBLICO INTERNO

Gestão do conhecimento e atuação participativa são os alicerces do relacionamento da SUFUG com os colaboradores. Esse esforço é complementado pelo estímulo à inovação e busca da excelência na gestão, mediante a busca de referenciais de mercado como o Modelo de Excelência da Gestão – MEG, da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. A interação se dá pela oferta ao público interno de diversos canais e ferramentas, fortalecendo a cultura da participação e transparência. Os canais existentes são os seguintes:

REDE COLABORATIVA DE INOVAÇÃO

Com acesso pelo Canal do FGTS, na intranet, a Rede Colaborativa possibilita o desenvolvimento de projetos e ideias de forma coletiva para a geração de conhecimento, além de favorecer a redução de custos, por intermédio do desenvolvimento de atividades a distância

O canal também proporciona a visualização de todos os projetos em desenvolvimento, possibilitando o acompanhamento e a disseminação de informação a todas as Gerências de Filial do Fundo de Garantia – GIFUG e ao conjunto de colaboradores.

BANCO DE SOLUÇÕES E INOVAÇÃO SUFUG

Aplicativo alinhado ao modelo de gestão da Superintendência Nacional do Fundo de Garantia – SUFUG que visa consolidar, validar, disseminar, compartilhar e indicar práticas de inovação pautadas nos critérios de liderança, estratégias e planos, cidadãos e sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados. As práticas resultantes de desenvolvimento participativo podem ser consultadas e adotadas por todas as unidades.

BASE DE TALENTOS

Aplicativo por meio do qual colaboradores podem cadastrar informações sobre habilidades, conhecimentos adquiridos, formação acadêmica e participação em cursos, além de referências pessoais, como hábitos de lazer, hobbies e ações de voluntariado. Esses dados contribuem para uma participação mais efetiva em projetos e a identificação de necessidades de desenvolvimento profissional.

PLANO DE MELHORIA

Aplicativo de acompanhamento de ações e projetos desenvolvidos nas unidades da SUFUG que garante a gestão do conhecimento e a construção da memória da execução do planejamento estratégico da SUFUG.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONSOLIDADAS

Com acesso disponível pela intranet, o Sistema de Informações Consolidadas – SINCO tem como objetivo auxiliar líderes no processo de gestão das informações do Agente Operador e colaboradores na execução de atividades, ampliando a transparência do FGTS na interação com os públicos de relacionamento.

De acesso rápido e ágil, o SINCO reúne, em um único ambiente, as principais informações sobre gestão de processos de apoio e das operações do ativo e do passivo do FGTS.

CONSELHO DE GESTÃO PARTICIPATIVA

Com representação na matriz e nas 16 Gerências de Filial do Fundo de Garantia, o Conselho de Gestão Participativa – CGP estimula equipes a buscar autonomia para diagnosticar, analisar e propor soluções proativas e inovadoras aos gestores da SUFUG.

CANAL DO FGTS NA INTRANET

Meio de relacionamento entre as unidades do Agente Operador que possibilita consultas à legislação, divulga informações sobre programas e projetos em curso e oferece dados, notícias, arquivos, relatórios e balanços. Também dá acesso a ferramentas e aplicativos, favorecendo a gestão do conhecimento.

CANAL DO FGTS NA INTERNET

É a principal fonte de consulta disponível aos membros do Conselho Curador, configurando-se como instrumento de transparência do processo de gestão do FGTS. Reúne informações institucionais e legais, dados históricos, relatórios financeiros e de apoio à gestão, prestações de contas, balanços e balancetes, recomendações de auditorias e providências adotadas.

PORTAL DO TRABALHO E EMPREGO

Canal de relacionamento do Agente Operador com a Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT para subsidiar atividades relacionadas à fiscalização das empresas no que se refere ao recolhimento do FGTS.

PORTAL DA PROCURADORIA - GERAL DA FAZENDA NACIONAL

Área de relacionamento com o Agente Operador por meio do qual são divulgadas informações para subsidiar a Procuradoria-geral da Fazenda Nacional – PGFN na execução fiscal dos créditos inadimplentes do FGTS.